quinta-feira, agosto 18, 2005

Opinião.

"David Grohl entra no palco já armado com a guitarra. O sorriso aberto masca uma pastilha elástica, satisfeito pelo espectáculo que acontecia à sua frente, do outro lado do palco um tapete humano vibrante cobria a totalidade do anfiteatro natural - 20 mil pessoas, segundo a organização. Anteontem à noite, Paredes de Coura (des)esperava pelos Foo Fighters.

Os norte-americanos inauguram o alinhamento com "In your honor", o prefácio do mais recente disco da banda e, de resto, o mais sofrível pedaço musical do trabalho. Dizem que o fizeram especialmente para os fãs. Daqueles que, na primeira fila, junto às grades, acompanharam um concerto incendiário, do início ao fim, igualmente explosivos. Os seguranças resgatavam e devolviam à plateia dezenas de corpos electrizados que voavam literalmente para o fosso do palco.

É um facto que o colectivo vocalizado pelo baterista dos extintos Nirvana sabe dar um bom espectáculo de hard rock. Como se em constante 'overdose' de adrenalina estivessem, os músicos não facilitam e insistem na distorção aguçada das cordas e nos "aaaaaarghs" guturais próprios do registo.

Mas não deixa, também, de ser constatável que os Foo Fighters são, em síntese, mais ruído do que conteúdo criativo. Avaliando pelo histerismo agressivo que a multidão libertava, deve ser um tipo de ruído com qualidade... Será? Definitivamente - não. É, isso sim, um leque de composições esquálidas maquilhadas com engenhosa brutalidade. Até agora, a fórmula tem resultado em pleno
."

JN

A senhora obviamente que não gosta e tem direito à sua opinião. Agora dizer que Foo Fighters não passa de "composições esquálidas maquilhadas com engenhosa brutalidade" como se tal fosse uma verdade absoluta, é no mínimo abusivo. E se adornado com frases tipo "deve ser um tipo de ruído com qualidade... Será? Definitivamente - não" transcende os limites do abusivo, espelhando a natureza narcisa da "crítica musical".

Antigamente os concertos eram criticados por "escribas" com conhecimento da matéria. Actualmente mistura-se desconhecimento com egocentrismo. E depois dá nisto.

Já agora. Curiosamente o crítico do CM afirmou classificou a referida actuação como sendo o "concerto que poderia entrar directamente para os melhores de sempre do festival".

Fica aqui os acordes de Best of you, uma das "piores" faixas do recente duplo "In your honour" que contempla um lado totalmente acústico, embora "barulhento".

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... »

quinta-feira, fevereiro 15, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Where did you find it? Interesting read » »

terça-feira, março 06, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!