quarta-feira, setembro 07, 2005

Bravo Sr. Costa.

"Cerca de 52 mil hectares de matos e florestas públicas já foram consumidos pelo fogo este ano, representando 22 por cento de toda a área ardida no país até 28 de Agosto. Esta é a pior marca dos últimos cinco anos, segundo dados ainda provisórios da Direcção-Geral de Recursos Florestais. Nem mesmo em 2003, quando os incêndios carbonizaram 425 mil hectares de área verde, o saldo nas florestas sob gestão total ou parcial do Estado foi tão negativo."

Público

Depois vem Sampaio falar em obrigar os privados a limpar as matas. Nada como ter um governo em função alheio ao que se passa no país. E às leis que existem.

"O Governo vai pôr fim ao conceito da época oficial de incêndios florestais, que normalmente vai de 1 de Junho a 31 de Setembro, assumindo assim que existe risco de incêndio durante todo o ano, o que vai levar à criação de um dispositivo permanente de acompanhamento da situação."

Público

O mês de Abril é conhecido por "Abril águas mil". Perdão. Abril fogos mil". Mais. Dizem as más línguas que assim os cerca de 52 mil hectares de matos e florestas públicas, que já foram consumidos pelo fogo (até 28 de Agosto), vão passar despercebidos numa estatística anual.

P.S. Se calhar o problema da época de fogos era o dia 31 de Setembro. Olha-se para o calendário e ... Ele (31 Setembro) ardeu...

"O Governo vai criar um corpo de profissionais especializado no combate aos fogos florestais – que poderá ser usado noutras catástrofes como sismos e cheias – e garante que o mesmo estará no terreno em Janeiro, quando arrancar a primeira fase do plano de combate a incêndios de 2006, que pela primeira vez irá durar todo o ano."

CM


1/ O corpo começa a ser recrutado e formado em Outubro (???) e em Janeiro já está operacional? Oh Sr Costa. Oh sr. Costa. O que vale é que este povo come tudo.

2/ será uma boa maneira de desviar a atenção do governo, dos políticos e dos lobbies para esses profissionais dos fogos?

"A medida mais visível desta reestruturação é a aquisição, ou aluguer plurianual, de uma frota de meios aéreos disponíveis todo o ano. Para já vão ser comprados ou alugados dez helicópteros e quatro aviões pesados."


Aluguer plurianual? Está tudo visto. Acaba-se com a época oficial de incêndios florestais para o Estado poder pagar uma pipa de massa mantendo os meios aéreos parados no inverno.

"Sobre um eventual reforço da GNR - que vai passar a coordenar a detecção e vigilância de fogos - o ministro disse ainda que "esse reforço já está em curso" e, para o caso dos incêndios, a função desta força policial é a de coordenar meios que actualmente já existem, mas que estão dispersos."

DN

Excelente medida. Tendo em conta que a GNR debate-se com falta de homens e de meios para combater o crime (ler aqui)...

"Agostinho Lopes, do PCP, criticou ainda o facto de o Governo querer aumentar as penalizações para quem não proteger as suas propriedades mas acabar por não cuidar da propriedade do próprio Estado. "O Governo vai multar-se a si próprio?", ironizou."

É uma hipótese interessante.

Divulgue o seu blog!