"Num país sério"...
"Se se confirmar que os 'números' hoje divulgados pelo INE são - de facto - um 'exercício' ao nível de um Alves dos Reis vai ser curioso apreciar do eventual apuramento de responsabilidades, até porque já se percebeu que a elaborada coreografia de divulgação dos números (que transformam Portugal no único país não produtor de petróleo a benefíciar estratosfericamente com a subida de preços de crude) partiu directamente do gabinete do primeiro-ministro. Terão julgado, por absurdo, que a mera divulgação de uns números 'positivos' (e veremos a reação dos mercados a estes números) inverte o sentimento geral face à realidade ? que seremos somos todos tolos, ou quê ?"
Num país sério e onde as estatísticas não servem para manipular a opinião pública, esta notícia devia ser objecto de investigação judicial pela autoridades responsáveis.
Num país sério e onde as estatísticas não servem para manipular a opinião pública, esta notícia devia ser objecto de investigação judicial pela autoridades responsáveis.
O Produto Interno Bruto português no segundo trimestre deste ano cresceu 0,5% em termos homólogos, apresentando uma evolução positiva de 1% face aos primeiros três meses deste ano, apurou o Jornal de Negócios Online. O crescimento de 0,5% compara com o segundo trimestre do ano passado, que foi o melhor de 2004, devido ao efeito do Euro 2004.A melhoria da economia no segundo trimestre deste ano ficou a dever-se ao crescimento das exportações de bens e serviços, apesar de o investimento ter registado uma quebra. O Instituto Nacional de Estatística divulga os dados das Contas Nacionais do segundo trimestre hoje às 15h00.
Não há país nenhum do mundo que admita este tipo de fugas de informação por parte do seu instituto nacional de estatísticas. E levaria à demissão do seu maior responsável. Mas como em Portugal o crime compensa, os investidores nacionais têm que descontar o terceiro-mundismo português.
Para concluir este assunto curioso convém analisar os dados do Comércio Externo divulgados ontem pelo próprio INE. Segundos os dados publicados ontem, as exportações portuguesas subiram cerca de 1,77% no primeiro trimestre. E apenas 0,78% no segundo trimestre. O que contradiz os dados de hoje:
Relativamente ao 1º trimestre de 2005, o PIB aumentou 1,0% em volume, em virtude do crescimento das Exportações de Bens e Serviços.E com isto fecho a minha estupefacção em relação ao estrondoso crescimento económico anunciado, porque em termos anualizados este foi de cerca de 4%. Invejável. Nem a Espanha conseguiu melhor! "
Da Grande Loja.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home