quinta-feira, novembro 03, 2005

Barómetro europeu.

"As acções violentas e confrontos entre grupos de jovens e a Polícia regressaram hoje à noite a seis comunas dos arredores de Paris, abalada pela violência urbana desde há uma semana, indicou a prefeitura de Seine-Saint-Denis. Ao início da noite, a polícia foi apedrejada em Blanc-Mesnil, La Courneuve, Clinchy-sous-Bois, Tremblay-en-France, Livry-Gargan e Sevran (arredores norte e leste de Paris), segundo a prefeitura. Após as promessa feitas pelo ministro do Interior francês, Nicolas Sarkozy, de reforçar a segurança nas bairros problemáticos dos arredores da Paris, os confrontos alastram-se ontem a outras localidades, nomeadamente a Seine-Saint-Denis, onde vivem também muitos imigrantes.

Um carro foi incendiado hoje à noite em frente da prefeitura de Seine-Saint-Denis (norte de Paris) e o mesmo aconteceu a uma esquadra de polícia em Aulnay-sous-Bois (norte leste de Paris), no bairro "cidade dos 3.000". Os confrontos entre grupos de jovens e a Polícia com apedrejamentos e incêndios de viaturas abalam desde há seis dias o Seine Saint-Denis e estenderam-se na noite de terça-feira para hoje a três
departamentos da capital
."

PD

Sejamos claro. A situação está fora de controlo. Quando uma esquadra da polícia é incendiada, deixámos de estar perante distúrbios mas sim perante uma guerra civil.

A história diz que a França é o barómetro Europeu. Um barómetro que merece mais atenção.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nestas notícias vindas de França onde se lê "grupo de jovens" leia-se "grupo organizado de jovens emigrantes norte-africanos da segunda geração". A comunicação social em França cansou-se de ser processada por delito considerado rácico sempre que referia a origem destes delinquentes e agora só se os jovens forem brancos é que refere "jovens brancos". Se disser só "jovens" toda a gente sabe o que eles estão a querer dizer.

sexta-feira, novembro 04, 2005  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!