quinta-feira, dezembro 29, 2005

A Elite dos Priveligiados

A elite

Cavaco é mais do mesmo.

Na sociedade surgida após o 25 de Abril formou-se uma elite de políticos, financeiros, juristas economistas, académicos, jornalista e opinion-makers que estão sempre de acordo uns com os outros nas liturgias em que seguem religiosamente os mandamentos dessa nova ciência incontornável que é o neo-liberalismo.

O país, esse definha, com o desemprego a disparar, as fábricas a fechar, a produção a diminuir, o nível de vida a descer pelo 7º ano consecutivo.

Mas tudo está bem quando essa nova elite dirigente se esforça para permanecer à tona, qual rolha de cortiça.

Se saem do governo, logo se arranja um lugar no Banco de Portugal, numa Empresa Pública, num conselho de administração, e em casos extremos, como assessores/consultores de uma CGD ou num obscuro organismo internacional.

Para essa elite, o “povão” é que paga a crise, crise que eles, na sua eterna sabedoria ainda não souberam contornar pela positiva, até porque eles não a conhecem.

Talvez isso explique que para Durão Barroso bastariam 3 anos de sacrifícios para que Portugal arrancasse para a prosperidade, que agora 4 anos após esses sacrifícios, mais 3 ou 4 anos de tempos difíceis esperam todos os excluídos dessa elite.

A grande preocupação dos jornalistas é se João Talonne permanece à frente ou não da empresa A, enquanto Amorim sai par a outra empresa B, se os accionistas da PT ou da EDP podem estar descansados quanto a mexidas nos conselhos de Administração.

Para eles, os não-accionistas da EDP, PT, ou SONAE não contam.

São os hilotas, um pouco acima desses judeus do século XXI, os Funcionários Públicos, esse sugadores da riqueza nacional, e responsáveis por todos os males do país e dos estrangeiro, agravando-se a solução final para essa corja de FP’s, a partir do momento em que os campos de Treblinka e Birkenau ficaram fechados desde 1945.

Portugal é o país quase está a afastar da média comunitária, mas onde de há 10 anos a esta parte houve um fosso maior entre ricos e pobres no quadro da OCDE.

E Cavaco é apenas mais um elo nesse sistema de elite pós 25 de Abril que se formou desde 1980, aquando da famigerada “normalização democrática”.

É mais do mesmo, com milagrosas receitas de como melhorar o campo da elite à custa do “povão” pagador.

Para mim, o único candidato que não pertence ao sistema, com possibilidades de vencer é Manuel Alegre.

Com possibilidades desde que haja uma 2ª volta nas presidenciais de 22 de Janeiro de 2006.

Por isso contará com o meu voto.

Porque não querendo ser um corta-fitas, ainda não encontrou a quadratura do círculo já encontrada quer por Cavaco, quer por Soares ao afirmarem não se intrometer nos assuntos da governação corrente, e simultaneamente dizerem que farão as coisas mudarem.

Para mim, o mais desinteressado, e o mais honesto é Alegre.

Pena que por estar fora do sistema, e por não ter apoio partidário se veja sistematicamente prejudicado pelas opiniões dos do costume.

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Aguenta-te Alegre,pois sendo do PS conheces-lhe os métodos...Até tens aí o Carlos Pinto com as novas sondagens!!!

quinta-feira, dezembro 29, 2005  
Anonymous Anónimo said...

É com certo pesar que olho para Manuel Alegre, e até com uma certa simpatia, pela coragem de demonstrar aos senhores do P:S: que é um homem sem medo e que está a "Combater" só.Mas na verdade o "monstro" anda sempre a seu lado, e só com muita dificuldade chegará a uma 2º volta.Podem os políticos do nosso país estarem cientes de os candidatos já estam bem defenidos na mente de todos e os poucos indecisos pouca importância teram nos resultados finais, até porque estas eleições seram as mais votadas de sempre.Graças ao Partido Socialista, na escolha pouco inteligente tida.Mas ainda bem

quinta-feira, dezembro 29, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Alegre diz que "o Chefe do Estado não tem de ser especialista em economia," e eu digo, se for não tem qualquer inconveniente, "nem ninguém que tenha tanta experiência que queira ser Presidente vitalício", e eu digo, isso é verdade, porque ninguém é imortal, mas há quem tenha essa mania.
Então Alegre quer dizer que se for poeta é que é bom, é o seu caso pessoal.
Falem dos vossos objectivos e deixem-se de tricas.
O povo sabe decidir e sabe distinguir o trigo do joio.
Alegre prevê surpresas, a havê-las que seja Soares em terceiro lugar, é o que merece.

quinta-feira, dezembro 29, 2005  
Anonymous Anónimo said...

o "vigaro " coelho diz que falou de sondagens que foram publicadas só que ninguém as viu....mas cometeu uma gafe da qual não sabe sair dela que havia siondagens que iam sair e que diziam o mesmo...será que foram encomneda do coelho e por isso o cliente é o primeiro a saber....
ESTA EMPRESA DE SONDAGENS DEVE FUNCIONAR NO LARGO DO RATO PARA POUPAR NO ENVIO DOS RESULTADOS
TENHAM VERGONHA

quinta-feira, dezembro 29, 2005  
Anonymous Anónimo said...

o moço Oliveira e Costa quer dar uma de isento. é extraordinario a coincidencia de o jorginho favores coelho invocar uma sondagen que só depois é que foram divulgadas. o jorge e o oliveira e costa andam muito concertados. ou um é bruxo ou então o outro é um moço de recados

quinta-feira, dezembro 29, 2005  
Anonymous Anónimo said...

É deveras lamentável os candidatos de esquerda apenas preocuparem-se em derrotar Cavaco Silva em vez de se preocuparem com os problemas do país e apresentarem projectos válidos. Chama-se a isto a TEORIA DO TACHO!!!

quinta-feira, dezembro 29, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Foi preciso o Alegre concorrer à Presidência da República de um País onde a maioria é minimamente inteligente,para,repito um destacado membro dirigente do Partido com o qual me identifico descobrir o SOCIALISMO EUROPEU.

quinta-feira, dezembro 29, 2005  
Anonymous Anónimo said...

As verdades começam a saber-se ... M. Alegre já alertou para o jogo sujo agora denuncia estas sintonias ... aos poucos o polvo socialista vai sendo revelado !!!!
Já deve haver por aqui um certo e determinado "piador" mortinho por insultar M. Alegre mas não o pode fazer porque talvez ainda tenha que votar nele na segunda volta e nessa altura vai querer chamar-lhe o seu "candidato de sempre" !!!

quinta-feira, dezembro 29, 2005  
Anonymous Anónimo said...

O bombeiro de serviço, do PS, Jorge Coelho, usa todas as estratégias para derrotar Cavaco Silva.
O PS está à beira de um ataque de nervos, quanto à obsessão sobre a candidatura de Cavaco, quer a ferro e fogo, colocar o "velhinho" Soares, na cadeira, para não os incomodar.
Mais um que não olha a meios para atingir os fins, até, fabrica sondagens à maneira.
Agora, tem o descaramento de pedir a todos que desistam, andam todos a dormir, pensa ele.
Que jogos sujos. Mais palavras para quê? É doentio ao que se assiste.
Neste momento, já não conseguem enganar ninguém, como o fizeram, nas legislativas, a pedir maioria absoluta. Deixem Alegre, que é superior a Soares, e não se preocupem com Cavaco.
Pois é, Cavaco Silva, tem muita postura, coerência, dignidade, trabalhador, seriedade, conhecimentos do País e do mundo, é um candidato forte. São estas razões que fazem o PS, neste momento, um partido à beira de um ataque de nervos.

quinta-feira, dezembro 29, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Alegre é "sobrinho" de Soares. Quando terminar a campanha vão cair nos braços um do outro, apadrinhados por um qualquer Vitorino, Coelho, ou coisa parecida. Vão todos jantar ao Gabs ou ao Tavs e esquecem estas pequenas quezílias. Tudo em nome do país laico, republicano e socialista. O mais miserável da europa civilizada...

quinta-feira, dezembro 29, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Manuel, gostava de te ouvir falar assim mas era sempre e não ver-te encolhido quando sabes que o que tens para dizer pode desmascarar os teus camaradas de partido.

quinta-feira, dezembro 29, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Ó Mulah, não se escreve Priveligiados, mas Privilegiados.
É que vem de Privilégio, sabias?

quinta-feira, dezembro 29, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Louvo a coragem de dizer o que pensa.
Mas infelizmente nenhum dos candidatos me agrada.
No entanto, a pensar que se Cavaco não ganhar logo, e Alegre, se por uma hipótese remota for à 2ª volta, ganhar, será interessante ver o mão partida estatelar-se.
Não acredito nos abraços do velho geronte, é um ser muito vingativo, só quem conhece mal a história e as estórias do homem.

quinta-feira, dezembro 29, 2005  
Anonymous Anónimo said...

O Alegre diga o que disser nunca provocará nos média explosão significativa com repercussão popular.
Por conveniência ou falta de relevância é tratado assim... como se não fosse levado a sério!
Como exemplo,imginem só o brado que daria,se tivesse sido o Cavaco a declarar,que dissolvaria a Assembleia da República por causa da água!!!

sexta-feira, dezembro 30, 2005  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!