quarta-feira, janeiro 11, 2006

SANTANA CONTRA CAVACO ?

Santana admite instabilidade com eleição de Cavaco

2006/01/11 07:27 in www.portugaldiario.iol.pt

Santana Lopes considera possível um cenário de «sarilho institucional» entre Cavaco Silva e José Sócrates. E apesar de reconhecer a vantagem do professor nas sondagens, não exclui que se vá a uma segunda volta. Garante que não votará «nos adversários de Cavaco», mas «não esquece passado»

O ex-líder do PSD Pedro Santana Lopes admitiu terça-feira à noite um cenário de instabilidade e conflito com o Governo caso Cavaco Silva seja eleito Presidente da República no dia 22 de Janeiro.

Numa entrevista à SIC-Notícias, Santana Lopes afirmou que o cenário de «sarilho institucional» entre Cavaco Silva como Presidente e o executivo do socialista José Sócrates é possível dado o perfil de «Presidente activo» prometido pelo ex-primeiro-ministro social-democrata. «Se ele for eleito, as pessoas ficam sem saber quem manda no país - Cavaco Silva ou José Sócrates», afirmou o antigo presidente social-democrata que recusou a dizer, pelo menos publicamente, se vota ou não em Cavaco nestas presidenciais.

Face ao «capital de esperança» que conquistou nesta campanha, o candidato apoiado pelo PSD e pelo CDS-PP terá, segundo Santana, que seguir um de dois caminhos: «Ou Cavaco Silva consegue fazer algo para que a situação [do país] não continue tão má, e então vamos ter sarilho institucional, ou então não o consegue e teremos mais problemas e conflitos sociais». Apesar de conceder uma vantagem ao candidato apoiado pelo seu partido, falando nas sondagens que lhe dão a vitória com 60 por cento, Pedro Santana Lopes não excluiu a hipótese de uma segunda volta nas presidenciais dado que as eleições só se realizam a 22 de Janeiro e lembrando que é preciso ser «democraticamente rigoroso».

Independentemente de elogiar a campanha eleitoral de Cavaco Silva, Santana Lopes questionou-se se o ex-líder do PSD, se for eleito, «não quererá, um dia, presidir a uma reunião do Conselho de Ministros» sobre política económica ou de Defesa.

Segundo disse, tal atitude não seria de estranhar vinda de alguém que defende que o Presidente pode «propor legislação ao Governo», como fez Cavaco Silva numa entrevista.

O antigo primeiro-ministro lembrou algumas divergências de números do ex-líder quando, em 2004, defendia que, nos próximos anos, a economia de Portugal devia crescer três a 3,5 por cento - «se não caía no abismo» - e agora admite que esse crescimento seja de dois por cento. «Vejo que os candidatos presidenciais nem sequer estudam como deve ser as declarações dos seus adversários», comentou.

Ao longo da entrevista na SIC-Notícias, Santana Lopes nunca disse explicitamente se irá votar no candidato presidencial apoiado pelos sociais-democratas, limitando-se a dizer que não votará nos adversários de Cavaco Silva.

Pedro Santana Lopes afirmou que não pode «esquecer o passado» nem o que Cavaco Silva lhe fez em vésperas das legislativas de 2005, quando recusou que a sua fotografia aparecesse num cartaz do PSD ao lado das de Santana, Durão e Sá Carneiro.

«Há um ano, não quis aparecer ao meu lado», lembrou, admitindo que «essas coisas não se apagam» da memória. «Não podemos ser hipócritas», justificou.

O ex-líder social-democrata, que perdeu as legislativas, em Fevereiro de 2005, para José Sócrates, actual primeiro-ministro, anunciou ainda que vai regressar ao Parlamento, «logo que possível», após as presidenciais para retomar o seu lugar de deputado.

Santana Lopes admitiu igualmente voltar a candidatar-se à liderança do partido, que deixou para Marques Mendes após a derrota nas legislativas do ano passado: «Não digo que isso seja impossível de acontecer».

_________

Já todos sabemos que as relações políticas e eventualmente pessoais entre Santana e Cavaco não são e não foram as melhores pelo menos desde os estertores do Cacvaquismo.

Mas será que se começam a descobrir as verdades, com esta zanga de comadres?

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Meteste a mão no pote de mel, coisa que Cavaco não fez nem nunca fará, por lealdade aos donos.

quarta-feira, janeiro 11, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Portanto por lealdade aos donos ele, Cavaco, é o candidato de Sócrates e dos Belmiros, das Iberdrolas, dos espiritos, do BCP e por aí fora.
A carneirada e o rebanho vai sentir-se defraudada depois de votar, mas é o fado...

quarta-feira, janeiro 11, 2006  
Anonymous Anónimo said...

O que vai restar a este Senhor , santana Lopez quando tiver idade para não frequentar as discotecas e afins??Dá ideia que mais nada sabe fazer . Por onde passou só fe^z porcaria e nunca chegou ao fim de alguma coisa é um frustado . Deixe-se lá de tretas e vá la´com a reforma de 3.000? por mês que são muito poucos portugueses que tiveram uma vida mais rendosa ao Páis e trabalharam muitos mais anos e deixe-se de dizer mal a quem deve muita gratidão.

quarta-feira, janeiro 11, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Não há muito, 1 ano apenas, a maior parte destes comentadores dizia maravilhas de PSL, que era o homem certo no momento certo para governar Portugal. Defenderam-no com unhas e dentes, não olhando a meios para isso, insultando, ofendendo e atropelando quem ousasse por em causa essa afirmação.
Hoje, reparo, não sem algum agrado, que esses são os seus maiores detractores.
O rol de impropérios que já lhe dedicaram nesta coluna de comentários, dá já umas quantas páginas, e algo me diz que não se ficarão por aqui...
Há 1 ano atrás ousei discordar dessas opiniões, fui achincalhado até mais não, hoje, mantenho sobre PSL exactamente a mesma opinião de então. Tal como nessa altura discordo do politico, nunca me atrevi, nem atrevo, a pronunciar-me sobre o homem, isso são questões da sua esfera privada, mas uma coisa nunca fui capaz de fazer; para demonstrar a minha opinião de desagrado perante a postura de PSL na vida politica, nunca tive de recorrer ao insulto, á insinuação para fazer passar a minha mensagem.
PSL pagou, bem caro por sinal, o preço da sua arrogância e maniqueismo politicos.
Na actualidade, é livre de dar as entrevistas que entender e de nelas expressar as suas opiniões, desde que para isso seja convidado, tal como todos nós também o somos, de vêr e ouvir essas mesmas opiniões, mas sobretudo de não lhes dar mais crédito que o realmente merecido.
Como puderam perceber e constatar divirgo profundamente da forma de ser e estar na vida politica de PSL, para o demonstrar não precisei de recorrer ao insulto, é que sempre que leio esse tipo de comentário parece-me que em vez de assistir a ataques contra PSL, apenas vejo puras e gratuitas manifestações de cólera, se calhar provocada por tanto terem acreditado em PSL e ter-se chegado ao que se chegou.
Por isso penso que as mais das vezes não se passa nada, apenas o desfiar de tantas e tantas frustações.

quarta-feira, janeiro 11, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Sempre gostei do Dr. Santana Lopes, só que a sua genealidade faz gasturas aos cinzentões... Vou votar no Prof. Cavaco Silva porque sou social democrata e entendo que ele é o melhor para o País dos que estão a votos, no entanto não esqueço o que ele fez a Santana Lopes e ao PSD e também não acho bem que tenha suspendido a sua inscrição no PSD, pois tudo o que ele foi na política deve-o ao PSD!
Tenho esperança que Santana Lopes volte em força! Ou então deixe a política de vez e dedique-se ao nosso Sporting, Santana Presidente, pois já está habituado a falsidade e jogadas perigosas!!!

quarta-feira, janeiro 11, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Já chega de ouvirmos comentarios do Sr santana Lopes depois da triste figura que fez penso que sua credibilidade é pouca.Iludiu muita gente e desperdiçou mais tempo ao país.
è altura de elegermos alguem que merece e repararmos a asneira de quem deu a preferencia a sampaio (que tambem foi uma figura decorativa destribuidora de medalhas,pura perda de tempo para nós ,para ele ao menos teve tempo para aprender a jogar golf)

quarta-feira, janeiro 11, 2006  
Anonymous Anónimo said...

será que o srº santana está mal de finanças e para dar esta entrevista recebeu um nota preta para manter as aparências.....ao que chegámos porque é que não concorreu como fez o manuel alegre independente isso era de HOMEM

quarta-feira, janeiro 11, 2006  
Anonymous Anónimo said...

cada dia que passa fico mais convencido que o povo nao tem inteligencia para nada e que vao no golpe publicitario e consumista que alguem lhes impoe e que seguem cegamente como "zoides" sem cerebro.só assim se justifica o caus nacional em que estamos e continuaremos por muitos anos caso nao apareça alguem que dê umas valentes pauladas nestas cabeças para os cerebros entrarem em funcionamento. estamos numa ditadura disfarçada de democracia, na mao de um menino mimado e arrogante, sem respeito pelo proximo e dominado pela mafia politica que desde o 25 de abril tenta dominar o pais, fazendo o que lhe apatece sem ter ninguem que lhe faça frente e ainda gosando com a cara de quem se apercebe do que se passa. este governo em varios meses de activo, com varias greves pelo caminho, ainda nao tem tempo suficiente para ser julgado mas o crucificado santana ainda antes de começar já estava a ser condenado, sem julgamento, manobra inteligente do ps aproveitando-se uma vez mais da ignorancia e estupides do povo.hoje em dia nao é necessario mandar um aviao abaixo, basta difamar e crucificar alguem na comunicaçao que alem de o matarem ainda fica a assistir ao seu proprio funeral. santana mais uma vez tem razao porque assim o governo terá alguem com capacidade e coragem para lhe puxar as orelhas quando for preciso e fazer o necessario para mudar o que está errado. o povo deixou de votar em quem deve e passou a "castigar" quem está no governo mas só se castiga a si proprio. se santana estivesse no governo até ao fim do mandato, repetiria por mais 4 anos, pois com toda a certeza que mostrava o seu valor e acabava com a ipotese de os actuais "puleiros" sem valor que apenas difamam e pedem castigo para tirarem proveito proprio. TAMANHA IGNORANCIA E AMNESIA A VOSSA...

quarta-feira, janeiro 11, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Ainda pior primeiro ministro do que Vasco Gonçalves, com um desempenho abaixo do mínimo admissível, despedido com um chuto no rabo, este finório ainda tem tempo de antena. Deve ser por falta de assunto das televisões.
Deixem-no falar mais vezes que é a maneira do afundamento ser definitivo.

quarta-feira, janeiro 11, 2006  
Anonymous Anónimo said...

se santana lopes já estava mal visto por grande parte dos porugueses com esta intervista ficou mal com todos os portugueses...embora o Avõ Soares quer o atacou ferozmente se vá agrrar a estas afirmações de raiva, dor de cotovelo e de completo desnorte

quarta-feira, janeiro 11, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Típico da classe média, pequeno burguesa e alfacinha, este amigo teve um sonho; ser Presidente da República... um direito que assiste a todo e qualquer Português? só que o dito senhor, esqueceu-se do provérbio popular que diz; pode-se enganar quase toda a gente e por quase todo o tempo, mas não se pode enganar toda a gente e por todo o tempo? provérbio que se aplica a generalidade dos políticos da nossa praça?
Trinta anos após Abril, o Povo começa a perceber que a Revolução tocou apenas nos bolsos de alguns e que estamos como dantes e a caminhar para pior, cada vez mais longe da dita Europa, para onde imigramos nos anos 60? razão pela qual alguns sustentam que de TGV chegamos lá mais depressa, esquecendo que não é essa a aproximação que procuramos?
Agora o dito senhor resolveu falar, não disse nada de concreto, mas lançou a confusão? não construiu nada, mas lançou a desconfiança? ou seja, de retórica em retórica até ao fim dos seus dias? porque razão não fala da OTA e do TGV, coisas palpáveis, factores de crescimento ou desestabilização? porque teima em jogar sem bola se o espectáculo se faz com ela?será mau feitio?

quarta-feira, janeiro 11, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Santana está zangado por Cavaco mandar retirar os cartazes onde estava a sua imagem, sem que para isso lhe tivessem consultado.
Direito à imagem é isso mesmo.Daqui a pouco lembravam-se de pôr Cavaco a vender detergente.
É certo e sabido que Santana vai votar Cavaco, ou então em branco.Sabendo eu, como ele é um ferrenho Social Democrata não acredito no seu voto em branco.Quanto a ele falar verdade acerca da instabilidade futura, não sei com quem Sócrates iria ter mais problemas. Se com Soares a fazer figuras tristes, se com Alegre que tem com Sócrates umas contas a ajustar.

quarta-feira, janeiro 11, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Se o Santana Lopes era um desqualificado, os meus queridos não podem agora atribuir qualquer importância a esta entrevista.

quarta-feira, janeiro 11, 2006  
Anonymous Anónimo said...

OS SOCIALISTAS ATÉ JÁ DIZEM BEM DE SANTANA.
AO QUE CHEGA A POLITICA. TRISTES. SANTANA ASSIM AINDA CHEGA A MINISTRO COMO O FREITAS.

quarta-feira, janeiro 11, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Ó Santana .. andas a beber uisque marado!

quarta-feira, janeiro 11, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!