segunda-feira, abril 12, 2010

12 de Abril de 1861.


Forças confederadas atacam o Forte Sumter.

O General Robert Anderson foi nomeado para comandar o Forte Sumter, na Virgínia Ocidental, em Porto de Charleston. Depois de um bombardeio iniciado em 12 de Abril e terminando em 15 de Abril 1861, Anderson rendeu-se aos Confederados. Foram de 36 horas de fogo cerrado. Após a vitória, os rebeldes incendiaram ao forte.

A Guerra da Secessão consistiu na luta entre os estados do sul dos Estados Unidos da América – latifundiários, aristocratas e escravagistas – contra os estados do norte, industrializados e abolicionistas. Também conhecida como Guerra Civil Americana, teve origem no confronto de dois modelos econômicos antagônicos. O norte estava em expansão econômica graças à industrialização, à proteção ao mercado interno e à mão-de-obra livre e assalariada. Por sua vez, as exportações de algodão do sul representam 57% da economia nacional. O tráfico de escravos é proibido em 1815, mas o contrabando continua até 1860. No norte cresce a campanha pela abolição. O Compromisso do Missouri, de 1820, autoriza a escravidão apenas abaixo do paralelo 36º. Em 1860, Abraham Lincoln, um republicano contrário à escravidão, vence a eleição presidencial.

A guerra iniciou-se quando forças confederadas atacaram o Forte Sumter em 12 de Abril de 1861. Quando Abraham Lincoln, candidato nortista, foi eleito Presidente em Novembro de 1860, a tensão política e econômica elevou-se nos Estados do Sul, pois o Presidente era visto como um candidato comprometido com o fim do trabalho escravo. Enquanto isso no norte, a imigração em massa fazia a economia e a indústria crescerem exponencialmente mudando significativamente o equilíbrio do poder econômico norte-sul.

Estados Confederados – Em 1861, 11 estados sulistas formam os Estados Confederados da América, com capital em Richmond, na Virginia. Os sulistas deflagram a guerra civil, mas estão em desvantagem: 20 milhões dos 31 milhões de norte-americanos vivem no norte. Em setembro de 1862, o governo extingue a escravidão nos estados rebeldes, instigando os escravos à rebelião. A abolição efetiva ocorre em 31 de janeiro de 1865. Os confederados vencem algumas batalhas, mas são derrotados e se rendem em abril de 1865. Conseqüências da guerra – A guerra civil deixa um saldo de 600 mil mortos e uma legião de negros marginalizados. Nenhum programa governamental é previsto para sua integração profissional e econômica.

O sul permanece militarmente ocupado até 1877, favorecendo o surgimento de sociedades secretas como os Cavaleiros da Camélia Branca e a Ku Klux Klan, que empregam a violência para perseguir os negros e defender a segregação racial. O sul perde também o monopólio mundial do algodão. No entanto, a urbanização das terras do oeste e das áreas centrais contribui para o crescimento da economia, a expansão industrial e o desenvolvimento do capitalismo no país, que se torna uma das maiores potências mundiais.

Mais no Wikipedia.

Divulgue o seu blog!