domingo, abril 11, 2010

11 de Abril de 1945.


O 3º Exército norte-americano liberta o campo de concentração de Buchenwald

Buchenwald foi um campo de concentração Nazi construído na colina de Ettersberg, próximo de Weimar, no actual estado do leste da Alemanha chamado Turíngia (Thüringen), em Julho de 1937. O primeiro comandante do campo foi Karl Otto Koch, cuja segunda mulher Ilse ficou conhecida como "A bruxa de Buchenwald" (Die Hexe von Buchenwald), uma das figuras mais cruéis do Holocausto.


Matanças massivas de prisioneiros de guerra tiveram lugar no campo e muitos prisioneiros morreram como resultado de experiências médicas ou foram vítimas de actos perpetrados pelas SS. O campo foi também local do teste ilegal em grande escala de vacinas contra a epidemia do tifo em 1942 e 1943, ministradas a 729 prisioneiros, dos quais 280 morreram em resultado.

Devido à resistência que resultou das experiências em barracões onde os prisioneiros viviam lado a lado em pouco espaço, o vírus que se desenvolveu no Bloco matou mais pessoas e infectou mais longamente do que o tifo normal.

O campo foi em grande parte evacuado pelos Nazis à medida que as tropas aliadas se aproximavam e foi finalmente libertado pelas tropas do 3° Exército americano em 11 de Abril de 1945, tendo havido resistência mínima.

Wikipedia.

Mais aqui.

Divulgue o seu blog!