sexta-feira, maio 12, 2006

12 de Maio de 1972.


Foi justamente no estúdio da casa de Keith Richards, na França, que os Rolling Stones criaram a sua obra-prima. A inspiração foi tanta que "Exile On Main Street" saiu como um disco duplo. No começo, Mick Jagger ficou preocupado, porque seria mais caro que um LP simples, mas logo admitiu que este era um marco na história da banda.

O nome inicial do disco deveria ser Tropical Disease, mas foi mudado no decorrer da produção. As músicas eram brilhantes, o disco soava como um trabalho de rock, blues, soul e até country. As duas primeiras músicas, Rocks Off e Rip This Joint, são de derrubar qualquer vaso de cima da caixa de som. Ao longo do disco aparecem blues de primeira, como Shake Your Hips, Ventilator Blues e Stop Breaking Down.

Exile On Main Street também contém músicas que viriam a se tornar grandes clássicos da banda, como por exemplo Happy, Tumbling Dice e All Down the Line. A diversidade musical não pára por aí. Sweet Virginia é uma canção country. Shine a Light é gospel. E é nesta bombástica mistura de estilos que seguem as 18 faixas do LP. O grande segredo deste álbum é a falta de compromisso da banda com o sucesso, já que em 1972 os Stones tinham inúmeros hits na carreira e podiam ir para o estúdio mais relaxados.

Eles tocaram com muita vontade e garra – e somente o que estavam a fim. Com toda a certeza fizeram o álbum abastecidos de substâncias proibidas (principalmente Keith Richards), um fato que não tira nem um pouco o mérito e o brilho do trabalho. Falando nisso, foi justamente nesta época que Keith começou a pegar muito pesado com as drogas, principalmente a heroína. Ele foi proibido de entrar em vários países, inclusive na própria França.

Por todos estes motivos, Exile On Main Street é considerado por muitos como a maior obra da banda.

Divulgue o seu blog!