4 de Maio de 1471.
1471 - Guerra das rosas: A facção de Lancaster perde a batalha de Tewksbury e Henrique VI de Inglaterra é novamente deposto.
A Guerra das Rosas foi uma guerra civil inglesa intermitente entre 1455 e 1485. Em campos opostos encontravam-se as casas de York e de Lancaster. As lutas pelo trono de Inglaterra entre famílias rivais dos descendentes de Eduardo III devem o seu nome aos símbolos das diversas facções: uma rosa branca para a Casa de York, uma vermelha para a Casa de Lancaster (ambas de descendência Plantageneta). A guerra começou em 1455, quando Ricardo, Duque de York, pôs em causa o direito ao trono de Henrique VI de Lencastre, um homem pio mas fraco, sujeito a fases de insanidade. Eduardo, o filho de Ricardo, subiu ao trono em 1461; Henrique recuperou o trono por pouco tempo, em 1470.
Com a morte de Eduardo IV, em 1483, o seu filho Eduardo V e os seus apoiantes foram afastados pelo jovem tio do rei, Ricardo, Duque de Gloucester. Eduardo foi aprisionado e o tio tornou-se Ricardo III. As disputas terminaram com a batalha de Bosworth em 1485, quando Ricardo III foi morto e o trono passou para Henrique VII de Inglaterra, o fundador da dinastia de Tudor. Nos primeiros anos do seu reinado eliminou todos os rivais e casou com a filha de Eduardo IV, Isabel, para fortalecer a sua posição.
Wikipedia.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home