Breves reflexões sobre o crime.
"Ao contrário do que pensa o cidadão comum, a taxa de criminalidade nestes eixos ferroviários "não é muito elevada e tende a diminuir", garante o comandante da Divisão de Segurança a Transportes Públicos. Em 2004, foram apresentadas 1708 queixas. No ano passado, o número desceu para 1523 (ver gráfico). "A criminalidade denunciada representa 40% da criminalidade real, mas se tivermos em conta o número de passageiros diários, que rondará um milhão, temos taxas baixíssimas", continua o mesmo responsável policial. "
O cidadão comum referido é aquele que é assaltado ou assiste a assaltos nos comboios. Pois ele está enganado. Quem está longe, sentado a uma secretária, rodeado de papeis, é que se encontra em melhor posição para avaliar a situação.
"Muitos destes crimes incluem-se naquilo a que as autoridades policiais denominam de criminalidade oportunística. Como diz o provérbio popular, a ocasião muitas vezes faz o ladrão. "Uma pessoa que leve a mala no banco, sem qualquer cuidado, acaba por atrair a atenção de quem se dedica ao crime", exemplifica o subintendente Francisco Fernandes, que aconselha os utentes a tomarem algumas medidas de auto-protecção".
Logo que a culpa é de quem não tem cuidado e não dos que roubam, que por acaso iam a passar naquela altura. Conclui-se que o assaltado é a pessoa mais azarada do mundo.
"Apesar dos esforços desenvolvidos pela Polícia e pelas operadores de transportes públicos, este responsável policial refere que a raiz da criminalidade está a montante e muitas vezes deve-se a problemas sociais que têm de ser combatidos por outras entidades. "
Quais? o SEF?
10 Comments:
Cabe em primeiro lugar ao Estado e às suas Polícias garantir a Segurança Integral de todas as Pessoas. Como parte dos Impostos serve para isso e não tem dado resultado positivo, parece-me que o melhor é organizarmo-nos para o efeito e descontar ao Estado o valor gasto nessa organização; talvez desse melhor resultado!
Não se pode ir à Praia pois podemos ser assaltados por 500...Nos comboios é o que se vê.Para que servem os policias?Para exigirem cada vez mais regalias? Reformas antecipadas ecavaquear com os conhecidos com que se cruzam enquanto vão batendo o cigarro? Será que só conseguem meter medo aos governantes medíocres que por mal dos nossos pecados nos calham sempre na rifa?
Não acreditem no que o sr. ministro diz. A polícia nada faz, pois não tem força para fazer nada, os próprios polícias têm mais medo que o cidadão comum. Por isso essa coisa de segurança é tudo una chachada, só para acalmar as pessoas. Comecem mas é a arranjar meios para se defenderem e não tenham medo, atirem a derrubar, fazendo isso, as coisas começam logo a acalmar, eu vos digo, só assim.
É o portugal ke temos...fartamo-nos de trabalhar para poder ter umas migalhas e veem uns bandalhos ke até são protegidos pelo nosso governo e levam-nos o resto ke o nosso governo não nos roubou nos impostos portagens etc... etc....
Eles só vão ser naturalizados portugueses porque assim já não podemos dizer que a culpa é dos estrangeiros. Só não compreendo pq não se dá com a mesma facilidade a naturalização aos descendentes portugueses no brasil.
Para quem pedia medidas parece que o governo vai premiar estes deliquentes, além de não os identificar e prender, agora vai os legalizar todos. Mais uns arrastões dão-lhes casas. Se existe racismo é contra o branco que trabalha, paga impostos e não pode sair à rua. Esta é a liberdade de Abril ?
Já que os políticos são cobardes e a polícia não tem as costas defendidas para actuar, só resta os utentes dos comboios fazerem justiça por suas próprias mãos. Afinal julgo que se sente mais remorsos matar um cão do que um bandido desses. Além disso e como 1ª medida seria justo responsabilizar a CP porque não é mais possível usarmos esse serviço com um sentimento permanente de insegurança.
Os que foram assaltados no comboio da CP podem exigir ser indemnizado,espero que façam isto porque pagamos bilhetes e passes e ainda somos assaltados.Peçam Indemnizaçao e ponham a CP NO TRIBUNAL.Se fosse comigo arranjava mesmo um advogado e punha a CP no tribunal.Se fosse no estrangeiro eram OBRIGADOS a pagar uma INDEMNIZAÇAO.
Foi para assistir a isto que na madrugada do 25A, na parada do quartel dei um passo em frente para fazer a revolução?Se fosso hoje certamente daria era um passo atrás.Em 30 anos destruiram este País, não temos industria, não temos agricultura, nem pescas, enfim não temos NADA! Ah já me esquecia, temos Gangs como nos EUA, e o Benfica campeão, e somos todos felizes assim!
Eu vi no programa da SIC 10 horas e no Jornal da Noite.É impressionante como aqueles malfeitores, descontraidamente, assaltam as pessoas indefesas, perante a passividade dos outros.Um assaltado até pediu ajuda a um segurança fardado e a reacção deste, foi virar-lhe as costas e afastar-se como se nada tivesse visto!Quem anda seguro com gente desta à solta? Que pena não fazerem o mesmo ao Sócrates!
Enviar um comentário
<< Home