Convergir.
Sendo o único país pobre e desigual da UE que consegue reunir preços elevados com salários reduzidos e com um grande fosso entre os rendimentos baixos e os altos, Portugal obriga os seus cidadãos a emigrarem se querem melhorar o seu nível de vida.
Com o nível de preços superior a da vizinha Espanha, o salário médio pouco mais de metade do europeu, o nível de vida inferior à media da UE, os bens alimentares com os preços mais elevados da Europa, os serviços de saúde mais caros, as auto-estradas pagas a preços que visam o lucro rápido das empresas encarregues da sua exploração e não os preços de custo e manutenção, tudo contribui para a limpeza ao bolso do Zé.
Curiosamente se as diferenças de preço em relação ao exterior são demasiado grandes, a nível interno são mais pequenas. Isto quando as há. Não faltam indícios de concertação de preços e este é o maior problema, porque o crime compensa os infractores.
Até o Estado tende a ser um dos principais responsáveis pelos abusos de posição dominante e concertação de preços no mercado, através dos sectores e das empresas que controla e da fiscalização que não assegura.
Asim dificilmente Portugal conseguirá convergir com a Europa.
1 Comments:
Sobra sempre para os mesmos.
José
Enviar um comentário
<< Home