quinta-feira, maio 25, 2006

Curiosidades.

"Os elevadores da Carris não andam bem. No outro dia, o elevador da Bica começou a deslizar sozinho. O guarda-freio correu para dentro do elevador e lá conseguiu pará-lo". A situação foi descrita ao DN por um funcionário da Carris e é reveladora do problema da falta de segurança dos elevadores de Lisboa. Situação mais grave registou-se em Abril, antes da Páscoa. Segundo explicou, "o cabo de aço do elevador da Glória tinha muitos arames partidos. Aquilo estava em risco de partir e vinham os dois elevadores parar à Avenida da Liberdade".

Na sua opinião, "isso sucede desde Março, quando a manutenção dos quatro elevadores (ver gráfico) passou a ser efectuada por uma empresa privada, a qual, por sua vez, contratou um subempreiteiro para fazer esse serviço. Mas os funcionários estão sempre a mudar. Quando vão ver o que se passa com o elevador, ficam espantados a olhar para aquilo pela primeira vez e sem saber o que fazer. Muitos andam ali a fazer biscates, trabalham em discotecas à noite, em restaurantes ou nas obras".

Um técnico deste sector salienta ao DN que "o problema é que estes elevadores são muito antigos - autênticas peças de museu - e exigem uma atenção e cuidados muito especiais para a sua manutenção e reparação. Não é qualquer pessoa que chega ali e, de um dia para o outro, fica a saber como deve lidar com aquelas máquinas centenárias
".


DN

Divulgue o seu blog!