terça-feira, junho 27, 2006

Termas Romanas do Alto da Cividade.


"As Termas Romanas do Alto da Cividade, consideradas um ex-líbris da cidade de Braga, reabriram ontem ao público 27 anos depois dos primeiros trabalhos arqueológicos. Os visitantes po-dem, por 1,5 euros, observar um conjunto de ruínas classificadas como monumento nacional e que foram alvo de musealização. Esta reserva arqueológica integrará um circuito do qual fará igualmente parte a Fonte do Ídolo, com abertura também prevista para breve.

Foram precisos quase 30 anos para a cidade exibir esta reserva arqueológica, que esteve em risco devido à construção de uma urbanização. Na ocasião, alguns cidadãos chegaram a mover um processo no Tribunal Administrativo contra a Câmara de Braga e, para salvaguardar o património, a autarquia teve de custear a expropriação dos terrenos. «Não havia gran-de consciência em relação ao património», explicou o presidente da câmara, Mesquita Machado

Os trabalhos de musealização surgiram no âmbito do projecto Urbanitas, com vista a traçar um modelo de desenvolvimento turístico e cultural de cidades antigas. Este espaço museológico proporciona uma visita ao século II, quando os governantes da Bracara Augusta decidiram valorizar a área cívica da cidade e construir as termas, destinadas a uma elite da região."

Fonte

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

esta imagem é de Bath, não de Braga.

quarta-feira, junho 28, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Very nice site! » »

segunda-feira, fevereiro 05, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!