Avaliações.
"Seis em cada dez alunos do 9º ano tiveram negativa no exame nacional de Matemática mas 68 por cento passaram na disciplina.
Quanto à Língua Portuguesa, 46 por cento - o dobro da percentagem do ano passado - tiveram negativa no exame nacional mas 87 por cento concluíram a disciplina com avaliação final positiva.
Bem se sabe que não será justo avaliar um aluno apenas através de um exame final. Mas será isso que está em causa, na discrepância entre negativas nos exames finais e avaliação positiva no final do ano, ou estamos perante um artifício para branquear as estatísticas e iludir a avaliação do próprio sistema? Se é a avaliação contínua que pesa na apreciação final, valendo os exames nacionais apenas 30 por cento, nem se entende a razão pela qual se realizam exames nacionais com tanta pompa e circunstância, que submetem os alunos a um elevado stress e nem sequer são o mais importante factor de avaliação final. Nada disso. A nota nos exames é convertida e reconvertida em sucessivas tabelas das quais sai este número de ilusionismo: a maioria teve negativas mas a maioria tem apreciação final positiva.
É por estes e outros artifícios que o sistema de ensino é uma monumental trapalhada, que alimenta uma descomunal máquina burocrática, que sustenta corporações e grupos de interesses e que encara a formação dos alunos como um factor tão pouco importante como a nota dos exames nacionais.
Tal como se arrasta há décadas, o sistema educativo, orientado para a quantidade, não produz uma formação de qualidade. Só produz, mais cedo ou mais tarde, abandono escolar, desadaptação com a vida, a sociedade e o trabalho. Com uma ou outra habilidade, o sistema apenas se avalia a si próprio. Se reprovassem todos os alunos com negativas nos exames nacionais, seria o sistema educativo que chumbava no fim do ano. "
João Paulo Guerra
Quanto à Língua Portuguesa, 46 por cento - o dobro da percentagem do ano passado - tiveram negativa no exame nacional mas 87 por cento concluíram a disciplina com avaliação final positiva.
Bem se sabe que não será justo avaliar um aluno apenas através de um exame final. Mas será isso que está em causa, na discrepância entre negativas nos exames finais e avaliação positiva no final do ano, ou estamos perante um artifício para branquear as estatísticas e iludir a avaliação do próprio sistema? Se é a avaliação contínua que pesa na apreciação final, valendo os exames nacionais apenas 30 por cento, nem se entende a razão pela qual se realizam exames nacionais com tanta pompa e circunstância, que submetem os alunos a um elevado stress e nem sequer são o mais importante factor de avaliação final. Nada disso. A nota nos exames é convertida e reconvertida em sucessivas tabelas das quais sai este número de ilusionismo: a maioria teve negativas mas a maioria tem apreciação final positiva.
É por estes e outros artifícios que o sistema de ensino é uma monumental trapalhada, que alimenta uma descomunal máquina burocrática, que sustenta corporações e grupos de interesses e que encara a formação dos alunos como um factor tão pouco importante como a nota dos exames nacionais.
Tal como se arrasta há décadas, o sistema educativo, orientado para a quantidade, não produz uma formação de qualidade. Só produz, mais cedo ou mais tarde, abandono escolar, desadaptação com a vida, a sociedade e o trabalho. Com uma ou outra habilidade, o sistema apenas se avalia a si próprio. Se reprovassem todos os alunos com negativas nos exames nacionais, seria o sistema educativo que chumbava no fim do ano. "
João Paulo Guerra
3 Comments:
Boa reflexão sobre o sistema de ensino que temos. Sistema monstruoso, cuja ineficácia manterá o país atrasado durante gerações e que parece apostado em resistir a quaisquer tentativas de mudança.
O sistem educativo está perdido ,por uma ou duas geraçôes,graças a equipas do ministério incompetentes, a professores,na maioria maus profissionais e a pais irresponsáveis.É a factura da Tugalandia que vai cair-nos em cima com o maior estrondo.Mas, se juntarmos a justiça,o sistema de saude e gestão da Administração Publica tudo está conforme.Só no futebol iludimos as escalas...
I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! pictures of gay asian men andrew jacksons kitchen cabinet of advisors oral+surgery Nissan 200sx car breakers Cv270 cartridge cabinets texas cabinet mounted storage wall Credit report score uk Prom dresses in delaware Dental research
Enviar um comentário
<< Home