segunda-feira, julho 24, 2006

Processo político.

"Duas frases proferidas aos jornalistas por António Ramos e António Cartaxo, dirigentes do Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP/PSP), levaram o Governo a "aplicar a lei consoante a gravidade da ofensa" e a determinar a aposentação compulsiva dos dois polícias. Ambos acusam o secretário de Estado da Administração Interna, José Magalhães, de lhes ter movido "um processo político".

O processo mais antigo diz respeito a António Cartaxo, dirigente do SPP para o Algarve e Alentejo. E foi aberto na sequência de uma declaração deste sobre o então director nacional da PSP, Mário Morgado. António Cartaxo, no contexto da morte do chefe da PSP de Vila Real de Santo António, Armando Lopes, por atropelamento (Novembro de 2003), acusou o director nacional de "chorar lágrimas de crocodilo", acrescentando que Mário Morgado "não interessa nem para mandar nos escuteiros".

Já a frase que está na origem da aposentação compulsiva de António Ramos, presidente do SPP/PSP, foi dita numa vigília em Setembro de 2005. "Se o anterior primeiro-ministro [Durão Barroso] foi para Bruxelas, mais depressa este vai para o Quénia", disse. Ora, naquele Verão, José Sócrates tinha passado uns dias de férias no Quénia
."

DN

Quem estiver com atenção encontra uma indisfarçável sintonia entre o governo e os fazedores de opinião. Estamos perante bons políticos cuja arte em gerir as massas, levando-as a acreditar que aquilo que lhe irá limitar as suas regalias é precisamente o que mais lhe convém. Ludibriado o eleitor vota e mais tarde descobre que afinal foi enganado.

Presentemente parece ter deixado de haver liberdade sindical. Fá quem afirme que o país está numa fase embrionária de uma ditadura. Em passos lentos mas bem calculados os direitos vão desaparecendo.

Para a história fica a aplicação de um regulamento disciplinar dos anos 90 (ler aqui) enquanto a lei autoriza a constituição de sindicatos é de 2002.

21 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ai este Governo vai suar, ai isso vai.
Têm quase todos tiques de fascístas, vão acabar por "criar" movimentos que vão querer as suas cabeças. Deus queira que me engane, mas este Governo leva Portugal em direcção a uma guerra civil.
Tantos ódios retraídos por tantos anos de parte a parte, esquerda versus direita, direita versus esquerda, vão levar-nos por e a maus caminhos.
Mas os responsáveis serão punidos mais tarde ou mais cedo, pelos homens ou por Deus.
Estão-se a criar as condições, pouco a pouco, por parte deste Governo, para a instalação, e "aceitação" por parte do povo, de um regime que este não pediu, e pior, que odeia.
Reparem que, já existe censura(esta notícia, se falas, rua!), abuso de poder(quero, posso, e mando, mesmo estando errado), medidas fantasma(fábrica de celulose, MIT, simplex), soluções milagrosas que são como rebuçados envenenados(supra-númerários), e mais, muito mais.
Ao menos com Salazar, os Portugueses sabiam que regime tinham, e este era honesto(contas públicas), mas com esta suposta democracia, Deus nos ajude.
Há que estar ao lado dos Polícias e seus representantes legítimos, pois caso contrário, o Governo poderá pensar tudo poder fazer, como melhor lhe aprouver.
Bem haja a todos.

Democracia sempre, viva Portugal!

sábado, julho 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Depois do triste espectáculo protagonizado pela equipa do Ministério da Educação que culminou com a questão dos exames,só faltava mais esta.Tive o cuidado de comentar este caso apenas depois de voltar a ouvir as declarações do sindicalista da Polícia.Seria incapaz de defender qualquer tipo de declaração que tivesse subjacente ideias racistas.

sábado, julho 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Uns são afastados ou penalizados na avaliação do desempenho por denunciarem crimes, tais como jornalistas, advogados e também polícias. Outros são afastados por motivos políticos. E um pouco mais tarde, esperemos que um outro tanto não venha também a ser detido por motivos políticos, ainda que se contorne a razão com outro tipo de alegações que não as políticas, já que há muita maneira de matar pulgas. Aguardemos com calma.

sábado, julho 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Factos são factos: PS e PSD alternando-se no poder têm uma atitude comum desde sempre no que respeita à polícia: são contra os seus sindicatos, perseguem agentes conscientes dos seus deveres e direitos, despedem à rédea solta, ameaçam, sabotam e dão um trsitíssimo espectáculo para a Europa democrática. Porque haverá esta sanha demente contra a sindicalização da polícia? Ora, porque no seu cerne, estes dois partidos assumiram muitas das atitudes e mentalidade do salazarismo, veja-se casos da corrupção, do favorecimento dos filiados, do porem-se semprew de joelhos diante dos interesses dos mais poderosos, para não falar do luxo inaudito das suas pensões, regalias, etc. Com democratas destes Portugal só conhece uma rota: ir ao fundo. Solidariedade com os agentes policiais, pela sua liberdade de expressão! Ou só o sr. Jardim o sr. Ruas e outros quejandos por serem políticos é que podem abrir a boca e dizer todas as monstruosidades que saem das suas cabeças tortuosas e trogloditas? Abaixo os políticos primitivos que governam Portugal, viva a liberdade de expressão!

sábado, julho 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Eu queria ver se fosse um governo do PSD a fazer isto.

Haveria já manifs convocadas pela esquerda do 25A, era o BE a berrar, era o PCP a dizer que o governo era pior que o de Salazar, era ver os nossos jornalistas de cravo vermelho à lapela, era ver o Alegre a dizer que ninguém o calava, era ver os Capitães do 26A a dizer que era preciso uma nova revolução, era o PR a chamar o PM a pedir explicações, era ver os comentadores do costume (Marcelo, e imitadores) a serem ouvidos pelo PR.

Agora voltando á Terra, como foi o governo maioritário de esquerda é tudo normal, com a protecção da imprensa continuem por muitos anos a fazer o que querem, a colocar os boys nos lugares certos, a tentar aprovar obras á força para ganhar uns milhares daqui a uns anos como fez o ex. PCP Pina Moura que aprovou leis e fez favores aos espanhóis e depois mais tarde vai para presidente dessa empresa.

Portugal está a saque e entregue á bicharada!

sábado, julho 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Depois do triste espectáculo protagonizado pela equipa do Ministério da Educação que culminou com a questão dos exames,só faltava mais esta.Tive o cuidado de comentar este caso apenas depois de voltar a ouvir as declarações do sindicalista da Polícia.Seria incapaz de defender qualquer tipo de declaração que tivesse subjacente ideias racistas.António Ramos limitou-se a dizer que a abertura das fronteiras facilitou e entrada de grupos organizados em Portugal.Não pode daí inferir-se que estivesse a por em causa a maioria dos imigrantes ou a manifestar posições racistas.Usar o argumento do racismo visa tentar encobrir aquilo que está em causa : calar alguém que defende os interesses da sua classe criticando por vezes as posições do governo.Aquilo que seria normal em democracia tornou-se delito de opinião.Os tiques autoritários deste governo começam a preocupar.Ter uma linha de rumo para o governo muito bem.Usar a maioria absoluta para por em causa direitos e liberdades muito mal.

sábado, julho 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Será que este governo é do ps? Parece que não , pois se virmos atentamente, o sócrates era do psd, o zé magalhães era do pcp, o freitas que já não está, era do cds,e haverá outros na mesma situação, portanto de socialista este governo não tem nada e de esquerda quase nada, oh desculpem , há um de esquerda,é o porteiro.

sábado, julho 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

É muito mau para a democracia e para a liberdade,que um governo "cale" um sindicalista desta maneira,um péssimo exemplo que foi dado ao patronato retrógado,um precedente perigoso que indicia uma política do quero,posso e mando,que deveria ter sido banida no dia 25 de Abril de 1974,vinda, ainda por cima de um governo que se arroga campeão do diálogo.Lamentável

sábado, julho 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Seria interessante que este governo fosse tão intransigente para com os seus deputados ou autarcas quando têm problemas judiciais tal como foram para estes dois agentes da autoridade. Dos casos que todos nós portugueses presenciámos, foram bem tolerantes, mesmo sem ainda saberem se os seus comparsas eram ou não inocentes. E também me recordo da atitude verbal que foi tomada por parte de alguns elementos do partido do governo na noite em que o dr. Jorge Sampaio decidiu que era Santana Lopes que ia ser PM, bem como as palavras que os mesmos lhe dirigiram. Alguém foi castigado ? Não me parece...

sábado, julho 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Tal como Cavaco Silva que proibiu qualquer membro da Função Publica prestasse alguma informação aos "midia", Socrates seguiu o "bom" exemplo. E agora tem a "benção"...
É o que dá os eleitores darem maiorias únicas aos fracos politicos que Portugal sempre teve.
Apenas mais uma Ditadura democratica!
Quero, posso e mando...mas ele manda pessimamente, verdade se diga.
Mas já agora, se o Partido Socialista está conotado com a esquerda, como foi possível terem escolhido este politico, havendo nos seus quadros politicos um pouco menos fracos??
Será que tudo tem a ver com o Projecto Polis, no qual Socrates foi seu criador, mentor e orientador?
Esse tal projecto que movimentou e movimenta muitas centenas de milhões de euros para tornar as cidades apenas mais bonitas, esquecendo-se do principal - o saneamento basico das freguesias ao seu redor!
Curiosamente quem controlou ou controla essas fabulosas verbas desembolsadas pelos contribuintes e insultuosamente esbanjadas?
O Tribunal de Contas?
Se não foi e é o Tribunal de Contas, por quem é feito esse controle?

sábado, julho 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Não sei porque é que ainda se admiram!!!
Ainda há poucos anos o sr magalhães era do PCP mas ele lá acabou por se 'passar' +ara o PS - e nessa condição era dos que mais apoiava a criação de um sindicato de polícias...
N~
ao tenham ilusões: o PS é a direita do PSD. Digo-o com toda a consciência de quem nunca votou PSD mas garanyo-vos que no PS NUNCA MAIS.
Repito: o PS é a direita do PSD.
Nem a PIDE faria melhor, eh eh eh

sábado, julho 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Este despacho, que exonera da PSP dois sindicalistas da Instituição, mais não é que um atentado, à DEMOCRACIA e à LIBERDADE DE EXPRESSÃO, conquistas e liberdades fundamentais, saídas da Revolução de Abril.Infelizmente, este sr. secretário de estado, saído das fileiras do Partido Comunista Português, onde não conseguiu vingar, depressa se esqueceu, daquilo que outrora (depois do 25 de Abril), considerava como liberdades fundamentais, e então vai daí, toca a "FAZER A LIMPEZA", que os seus patrões lhe encomendaram, como forma de não serem afrontados, por homens, que apenas e à sua maneira (aquela mesma maneira que o sr.magalhães lhe ensinou), pretendiam defender os interesses dos seus colegas policias, que tão maltratados têm sido por este Governo socialista, que de Policias, toda a gente sabe NÃO GOSTA.Não vou comentar, muitos dos disparates, que já aqui foram transcritos, contudo apetece-me colocar a seguinte questão? Como é que um Governo, pode condenar dois profissionais da Policia, com um regulamento disciplinar de 1990, quando a lei que autoriza a constituição de sindicatos, é de 2002, isto é: Publicada 12 anos depois da entrada em vigor do dito regulamento disciplinar? Este é de facto um VERDADEIRO ATENTADO À DEMOCRACIA E À LIBERDADE, um atentado que os Tribunais se encarregarão de julgar.Pena é, que a justiça neste país, seja tão tardia e não apanhe ainda, estas personagens na cadeira do poder. Se ainda aí se encontrassem, só lhes restava uma solução:DEMITIREM-SE. Para terminar, só mais uma coisa: Sinto vergonha dos "meus" governantes!...Face à sua arrogância, prepotência e laivos de ditadores, não tenho dúvidas, que precisam de UMAS LIÇÕES DE DEMOCRACIA.São as diversas áreas da Sociedade, que assim o dizem...

sábado, julho 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Vejo neste governo apenas a continuidade da política do governo anterior. Ainda hoje me recordo das palavras de um ilustre maçon proferidas na altura em que Durão Barroso foi convidado para o cargo que exerce na UE. ?Temos de nos abrir mais ao PSD?, dizia o antigo grão-mestre. E, na realidade, tudo na vida tem uma explicação a qual, se raciocinarmos bem, nem sempre é política apesar de o resultado final ser esse. Hoje não existem mais aqueles discursos inflamados a favor da pátria, sendo inclusivé apelidados de nacionalismos bacocos precisamente pelos mesmos que nos tempos após a revolução gritavam palavras de ordem a favor da pátria e arrastavam multidões consigo. O bom político tem de fazer lobby quer com os da sua cor quer com os da cor contrária para sobreviver, pois há muito que percebeu que a política é a arte de gerir as massas levando-as a acreditar que aquilo que lhe irá limitar os seus passos é precisamente o que mais lhe convém. Por isso o eleitor vota e precisamente pela mesma razão, poucos meses depois está a protestar porque afinal foi enganado e constatou que é tudo o mesmo. O problema não são os partidos mas sim as forças que lhes estão por detrás.

sábado, julho 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Penso, que este Zé Magalhães, é o mesmo que no tempo do ministro do ambiente Nobre Guedes, foi acusado de ter uma casa ilegal na Ararbida. Bem, ele não! Era a companheira! Nunca mais ouvi nada sobre isso. Espero que tenha ficado tudo resolvido e o Zé Magalhães, possa lá descançar!
Este afastamento politico, destes dois dirigentes sindicais é o principio do fim. Comessou a semana passada com a detenção e acusação de alguns dirigentes sindicais que transportavam uma petição para o Presidente do Conselho e continua com este afastamento politico, pelo seu secretário. Ou seja, deixou de haver liberdade sindical, estamos na fase embrionaria de uma ditadura. Outros direitos se irão seguir. É só esperar. Eles vão dando passos!Devagar mas muito bem calculados!Nunca se falou com tanto desprezo de quem trabalha, parecem Abutres. Quem ler os jornais, pode verificar, que os grandes do poder e os fazedores de opinião, nunca tiveram tão sintonizados.Os trabalhadores portugueses, deviam levar um corte no ordenado de 10%, dizia esta semana um gestor que ganha quase 50.000 Euros mês. Hoje dizia um fazedor de opinião, neste caso Jaime Antunes, que os portugueses se querem reformas, que adquiram planos de poupança. Nem todos temos a sua vida. Que interesses economicos representa? Bem, eles parecem um coro, bem afinado.Que podemos fazer? O reagimos agora, apoiando a manifestação que estes homens vão efectuar e demonstramos que já chega. Ou estamos arrumados. Chegou a Ditadura! Mais dia, menos dia, acaba os comentários no Portugal Diario.E a ditadura psicologica, que já todos estamos a sofrer, passa assumidamente a ditadura politica. Que mal fizeram estes homens? Criticaram uma chefia, perante o drama de mais um colega morto, por falta de segurança.Foi assim tão grave? Então e criticar o patrão, por falta de segurança no trabalho? Despedimento? E depois Caxias!
Bem, aguentamos 30 anos!

sábado, julho 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Da-se pra estes comentadores!
Gostava de os ler, mas não tenho tempo...

segunda-feira, julho 24, 2006  
Blogger PA said...

Os directores nacionais da PSP ou são corruptos ou são malucos ou nem para comandar escoteiros servem. Podem perceber de muita coisa, mas de polícia, não !!
Há verdades que custam a ouvir.
Alguém tem de pagar.

segunda-feira, julho 24, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Estes dois sindicalistas, por o serem, praticamente já não trabalhavam para a PSP. Sendo-lhes imposta a pena disciplinar de reforma compulsiva, já não que esperar pelos 65 ou mais anos de idade para se reformarem. E, estando reformados, nada os impede de continuarem a ocupar os cargos que têm nos sindicatos. E estarão muito mais libertos para mandarem o director nacional da PSP para os escuteiros e o PM para o Quénia ou para outro lado qualquer.
A mim me parece mais um suborno do governo a estes agentes sindicais, oferecendo-lhes situações de previlégio em troca paz social na área!

segunda-feira, julho 24, 2006  
Anonymous Anónimo said...

leia-se:"já não vão ter que esperar"

segunda-feira, julho 24, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Here are some links that I believe will be interested

domingo, agosto 06, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Great site lots of usefull infomation here.
»

quarta-feira, agosto 16, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Where did you find it? Interesting read » »

quinta-feira, abril 26, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!