Fogos não param de aumentar.
"Vinte e cinco incêndios estavam activos às 18:00 deste domingo, dezanove dos quais por circunscrever nos distritos do Porto, Braga, Leiria, Viana do Castelo, Guarda, Aveiro, Viseu, Santarém e Coimbra. "
- Underground de reflexões sobre tudo e nada -
6 Comments:
Passou um ano...passou um ministro...passaram as discussões e debates. Ao fim ao cabo passaram as mentiras...passaram para este ano, pois voltaram os grandes incendios...voltaram as queixas da população contra os bombeiros...e ... voltaram a largar fogo ao meu país sem que nimguem faça nada.
Portugueses, não vão em cantigas de embalar...os governos não estão é com vontade de acabar com isto,pois isso seria terrivel para o grande capitalismo em portugal...lobies de envergadura brutal rodeiam estas tragedias e não é na classe media/baixa que eles se multiplicam, é nos grandes senhores do estado.
Só mais um áparte...deixem de se ir lamuriar frente das camaras de televisão, só porque a vossa propriedade está a arder e não há um bombeiro ali...partam para a luta, enfrentem o fogo, lutem por tudo o que é vosso, e no fim, se morrerem nessa luta, ficará na memória de todos que o fizeram a defender o que é vosso, mas lembrem-se, um bombeiro tambem morreria, e dele...era apenas o ar que respirava.
Enquanto o governo contratar meios privados para combater os incêndios, os mesmos não acabarão (ou pelo menos diminuirão).
Se não houver ou houver poucos fogos, os privados não terão lucro, logo têm de ateá-los para ter trabalho. Se o governo aceitar a ajuda gratuita (ou quase) de outros países e equipar a força aérea com equipamentos de combate a incêndio, deixando de recorrer ao pagamento a terceiros, os incêndios dimunuirão drasticamente.
PÉSSIMO ENSINO...
INSUCESSO ESCOLAR...
POBREZA....
ASSALTOS...
ASSASSINIOS...
BURLAS A TODA A HORA...
AGIOTAS...
MAFIAS PORTUGUESAS E ESTRANGEIRAS...
MORTES NAS ESTRADAS MAIS QUE NAS GUERRAS DO MÉDIO ORIENTE...
SEM ABRIGOS...
RACISMO DESCRIMINAÇÃO...
CORRUPÇÃO...
INCOMPETÊNCIA E ABUSOS DE PODER DOS DESGOVERNOS...
NENHUMAS INFRAESTRUTURAS PARA AS INESPERADAS CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS...
MATERNIDADES ESPANHOLAS....
DESCRIMINAÇÃO DA MULHER...
ETC. ETC. ETC. ETC. ETC.
NÃO FALEM DOS OUTROS...NÃO ESTEJAM SEMPRE A CUSPIR PARA O AR...LEVAM COM ELE TODO NA TROMBA..!
Não há dinheiro para comprar equipamentos básicos para os desgraçados dos bombeiros que todos os anos morrem assados nas nossas florestas devastadas pelo crime e pela incuria.
Mas há dinheiro para submarinos e para as forças especiais da GNR e da PSP ir fazer "férias marcenárias" para Timor e para o Afeganistão.
ONDE ESTÃO AS FAMOSAS BRIGADAS DE INTERVENÇÃO QUE VIMOS NA TELEVISÃO A FAZER EXERCICIOS SIMULADOS COMENTADOS COM ENTUSIASMO PELO MINISTRO COSTA?
CONTINUAM A FAZER EXERCICIOS OU ERA SÓ MESMO PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL?
POBRE PORTUGAL DO 3º MUNDO QUE COM GENTALHA DESTE CALIBRE NÃO PASSAS DA CEPA TORTA
Todos os anos é a mesma coisa. Mas lembro-me que há 40 anos não havia incêndios. É um fenómeno novo. Por um lado quem tem os pinheirais não os limpa. Estupidamente nem em volta das suas casas limpam o mato. É um povinho deixa andar. Depois lá vem os bombeiros, os helicópteros e nós, que nem temos pinheirais nenhuns, toca a pagar dos nossos impostos. Quem não pode ter os matagais, os pinheirais, as quintas que as entregue. Já Belmiro de Azevedo referiu isso há bem pouco tempo. Não tendo qualquer admiração pelo senhor penso que ele tem razão. Quem não pode trabalhar as terras nem zelar pelos seus pinheirais que os aliene o então o Estado que tome conta delas. O que não podemos, eu e os que não possuem pinheirais, nem eucaliptais, andarmos a pagar, através dos cada vez maiores impostos, a quem apague os fogos a essa gente.
Agora a parte mais importante. Se de cada vez que apanhassem um ateador de fogo, um pirómano, o amarrassem com arames e o deixassem arder, e mostrassem essas imagens nos intervalos das novelas durante o dia, e da floribela e dos jogos de futebol avisando que aconteceria o mesmo a todos os que fossem apanhados a deitar fogo às matas, talvez as coisas melhorassem muitos por cento. Assim, parace-me, é mais uma forma de alguém andar a encher os bolsos à custa dos nossos impostos. Há 40 anos hvia foguetes, cozinhavamos a lenha, acampavamos nos matos e não havia incêndios. Enquanto não houver mão pesada, não haverá sossego. E enquanto não educarem o Povo, ainda muito distraído, não vamos a lado nenhum.
Depois fogem, choram e rezam, como se isso adiantasse alguma coisa.
Coitados.
Seria muito interessante se os jornalistas tivessem um pouco de coragem e confrontassem um tal de Ascenso Simões, se ainda for secretário de Estado da Administração Interna, com as suas próprias declarações de há dois meses atrás!!!
Parece que todos se esquecem, ou querem esquecer, que este senhor tentou esconder a incompetência do MAI afirmando que "Os aviões são muito importantes APENAS no começo do fogo" e que "a estratégia de combate a fogos passa pelos meios aéreos APENAS no caso de a sua actuação ser capaz de extinguir o fogo ANTES que ele assuma grandes dimensões" e agora, supresa das supresas, nos fogos descontrolados de grandes dimensões constata-se a utilização do Beriev, Canadair e helicópteros !!! Resta a pergunta que deveria ser feita a esse Ascenso Simões ... para quê ?!?!?!?
Se são ineficazes para que são utilizados?!
Ele só tem que reafirmar que não deviam ser utilizados porque são ineficazes ou reconhecer que é mentiroso !!
Cabe ao jornalismo desmacarar as mentiras que servem para encobrir a incompetência !!
Enviar um comentário
<< Home