Quanto «custa» um delinquente?
"Cada jovem internado num dos centros educacionais sob a tutela do Ministério da Justiça (MJ) custa em média quatro mil euros por mês ao Estado, avança ao PortugalDiário fonte do Ministério da Justiça (MJ). Tendo em conta que «no dia 31 de Maio encontravam-se 285 educandos em centros educativos», os gastos mensais do Governo com jovens delinquentes são de cerca de 1.140 mil euros. "
PD
O que não falta por aí é trabalho. Podiam começar por limpar as matas e apanhar o lixo das ruas.
7 Comments:
estão enganados com certeza quereriam era certamente dizer 8o contos(400 Euros), por mês.
Agora 800 contos (4.000 Euros), isso só pode ser em hotéis de 5 Estrelas e mesmo assim duvido que seja tão caro.
Então eu ( e muitos milhares de Portugueses), quase passamos fome e para estes "cavalheiros" já há dinheiro, estamos bem servidos não haja dúvidas.
É evidente que estou a ser irónico, certamente a notícia tem fundamento real mas só demonstra o que sempre tenho dito, este País está-se a tornar num atoleiro cada vez mais movediço e um dias destes afundamo-nos de vez.
Não sairia mais barato se, se criassem condições para que todos recebessem uma Educação e Instrução que lhes permitisse não só um meio de vida digno como se tornassem bons cidadãos?
Como é possível num País que tanto fala de humanismos, solidariedade, disto e daquilo e temos uma população juvenil cada vez mais descaminhada, sim porque os casos que vem a público são apenas a ponta do icegergue o resto anda camuflado, ficando sempre escondido e com as vítimas dessa juventude transviada a falarem sózinhas.
Que raio de sociedade que nem tem coragem para se erguer contra este estado de coisas, levam nas "trombas" e ainda gostam.
Que povo tão mentecapto, a cada um o que merece.
Se ao menos fizessem algo de util quando saissem de la e nao voltassem a mesma vida. Alguns sao casos excepcionais que vem a ser ainda grnades pessoas, agora outros nunca aprendem mesmo...
A minha questão é: Para quem vai o dinheiro? Com familias a viver com 400 ? por mês, como é possivel dizer que um jovem gasta 4000 ?? Comem lagosta ao pequeno almoço, almoço e jantar? Vestem roupa das marcas? Sei que são delinquentes, mas todos sabemos como tratam as instituições estes jovens, que muitas vezes poderiam ser reabilitados, mas saem das instituições piores do que entram, porque muitas são autenticas escolas do crime.
Não se arranja por ai um emprego para gerir uma destas instituição? Rapidamente estaria bem na vida e não faria contas ao fim do més para saber se o meu ordenado chega até ao fim do més para os bens issênciais, que eu e a minha filha necessitamos. E há por ai "juizes" a atribuir pensões de alimentos de 70? e a dizer que é o suficiente para alimentar, vestir e calçar uma criança. São lamentaveis os diferentes pontos de vista.
ISTO É DE FACTO UMA VERGONHA!!!!!
No entanto a resolução era muito simples, senão vejamos: Um simples protocolo entre o Ministério da Justiça e das Obras Públicas obrigando TODOS os detidos a trabalharem no minimo 8 horas por dia para a construção de AutoEstradas, Caminhos de Ferro e partir pedra nas Pedreiras... Guardados pelos militares para não tentarem fugir!!!! De certeza que quando cumprissem a sua pena e regressasem a casa diziam para os amigos (é pá estive preso mais fartei-me de trabalhar no duro, de manhã à noite, tem cuidado para não te acontecer o mesmo!!!!) com medidas deste género a criminalidade baixava e muito!!! mas não, os detidos têm todos os direitos comem e bebem do melhor,não fazem rigorosamente nada, querem televisão e DVD no quarto, se tiverem mulheres ou namoradas tem direito a recebê-las uma ou duas vezes por semana, para porem a "escrita em Dia" - acham isto normal????? isto é estar preso???? ou será estadia em Hotel no regime de tudo incluído por bom comportamento???? Então e nós trabalhadores que cumprimos todas as nossas obrigações, qual é o nosso prémio??? Continuar a trabalhar e pagar os respectivos impostos...Não é Justo. Façam alguma coisa neste sentido por favor, para bem de Portugal e de todos os Portugueses.......
Pensa da mesma meneira que eu! Há que por estes "delinquentes" a limpar matas (sempre ajuda na prevenção dos fogos), a limpar esgotos (sempre ajuda a evitar inundações c/as primeiras chuvas), a abrir estradas e a tapar buracos (sempre ajuda a evitar que tantos empreiteiros e construtores se encham à custa do estado através de cunhas e concursos publicos duvidosos, quando os há...) Já que lhes damos cama, comida e roupa lavada há que po-los a retribuir...... Chulos!!!!
...Deixemo-nos de tretas e vamos ser concretos:
Os Centros Educacionais,pagos por todos nós,deverão estar devidadmente preparados para educar,formar, não só de acompanhamento psicológico e pedagógico,como noutras actividades que passa,sobretudo,pelo aspecto sócio-profissional,pela responsabilização do indivíduo perante a sociedade através das obrigações perante a mesma sociedade!Isto é,incutir no delinquente a necessidade de ser útil ao seu semelhante ajudando-se a si mesmo.Os Centros Educacionais,sob a tutela do Ministério da Justiça,deverão ter a preocupação de fazer destes "desgraçados" os futuros homens-conscientes-maduros de um novo País,de modo que possam transmitir às gerações seguintes que, afinal,foram tão só meros acidentes circunstanciais,produtos de uma época de maus formadores políticos,desde o 25 ABRIL DE 1974.É esta a grande e inevitável verdade:ENQUANTO HOUVER MAUS POLÍTICOS,MAUS GOVERNANTES,haverá sempre "casos Gisberta".Como medida preventiva para estes delinquentes,finalmente proponho o seguinte como medida profilática:dêem-lhes bastante ocupação,formação profissional e muito trabalho,muito acompanhamento c/ bons educadores,e,daqui a uns anos ouviremos falar destes miúdos pela positiva.
E não só se deveria aplicar aos presos mas também àquelos que encontram na droga o refúgio para resolução dos seus problemas psíquicos e familiares. Esta Europa de brandos costumes não vai a lado nenhum e a nossa tendência será sempre para copiar o pior daquilo que já se aplica noutros lados.
Enviar um comentário
<< Home