segunda-feira, agosto 21, 2006

Vontade de mudar.

Os jovens na Cova da Moura têm um ídolo que se chama Celé. Nasceu Osvaldo Anildo Silves Ferreira Vaz, mas a tendência para o crime cedo o baptizou como ‘Celé’. Condenado pela primeira vez aos 16 anos, por roubar carros e malas por esticão, estreia-se a matar no ano seguinte, num tiroteio entre ‘gangs’, na Cova da Moura, Damaia. Os limites estavam ultrapassados definitivamente. ‘Celé’ estava num caminho sem volta, o caminho do crime. A partir daí sentia-se capaz de tudo e isso era suficiente para viver. Roubar, traficar droga e matar eram para ele como que tarefas domésticas, tal a facilidade com que as executava. A fama cresceu proporcionalmente à gravidade dos crimes. Chamavam-lhe o ‘Mata Polícias’.

No final de Outubro acabou o sonho de um jovem que um dia ambicionou dominar o Mundo pelo poder de fogo da sua Six Sauguer. Numa operação do Grupo de Operações Especiais (GOE), ‘Celé’ foi alvejado com 42 tiros de pistola-metralhadora, um número que, por si, justifica o estatuto de inimigo público no 1 e coloca o ‘Mata Polícias’ entre os mais famosos criminosos portugueses de sempre.

Num país aonde os valores morais se inverteram, é natural a valorização do criminoso e a marginalização do cumpridor. Desde a morte de Celé, o objectivo dos jovens é atingir a fama que Celé teve e vingar a sua morte. A polícia para eles é o Diabo.

A teoria do coitadinho, tanto em voga no nosso país, desculpabiliza os jovens. Com efeito, essa teoria, já há muito exausta, aponta o facto de os pais trabalharem de sol a sol e deixarem os filhos na rua como a causa da sua delinquência. Nada de mais falso. Praticamente todos os pais trabalham e deixam os seus filhos sozinhos em casa sem problemas de maior. A desculpa da miséria também não pega. Efectivamente mais de metade dos portugueses está na “bancarrota”.

O problema aqui reside na cultura desses jovens. Influenciados pela cultura violenta da América negra, a juventude segue fielmente as suas pisadas. Os pais também não estão isentos de culpa. Na maioria das vezes, incentivam os próprios filhos a serem marginais, sabendo que a impunidade impera neste país. Isto quando não são eles próprios os criminosos.

A Amadora está cercada de bairros problemáticos e as notícias não são as melhores. A cidade simplesmente tornou-se a mais insegura do país. A Câmara fala na requalificação da Cova da Moura. Mas tal como a CRIL...

Entretanto os gangs continuam a crescer perante a passividade dos nossos governantes. Haja vontade de solucionar o problema...

28 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Facto assente: Vai diminuindo a segurança dos cidadãos dentro de Lisboa ou nas cidades circundantes, vai diminuindo qualquer que seja a hora do dia ou da noite.

domingo, fevereiro 20, 2005  
Anonymous Anónimo said...

A polícia tem de se preparar para defender estas pessoas. Não pode deixar-se cercar pelos gangs. A hierarquia que comanda esta tarefa não pode permitir que o medo se instale nos seus quartéis. Os meios necessários para reprimir este vandalismo têm de aparecer. É uma urgência nacional. Lisboa não é o Texas nem as favelas brasileiras e a menos que não se perceba a verdadeira importância desta batalha caminhamos para um pandemónio que só nos trará amargura e tristeza. Nenhuma desculpa é aceitável para ficarmos de braços cruzados

domingo, fevereiro 20, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Determinar que um ‘turismo’ da PSP passe por um bairro que se sabe cheio de armas, de gangs e de drogas para uma patrulha de rotina é na prática atirar para a morte os soldados que cumprem a ordem. Lisboa está cercado de bairros como a Cova da Moura. Os gangs estão bem armados, movimentam-se com relativo à-vontade e já perderam o medo da polícia. Disparam ao primeiro sinal por razões de defesa ou por retaliação e prosseguem as suas acções de assalto, roubo, tráfico de droga.

Abram os olhos senhores governantes.

domingo, fevereiro 20, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Uma patrulha simples da PSP foi alvo de uma chuva de tiros no bairro da Cova da Moura, um dos bastiões onde se refugiam os gangs dos dias que correm. Não havia conflito, a missão era de rotina, os polícias não esperavam uma recepção daquele género. Um dos agentes não resistiu às balas e chegou morto ao hospital. É respeitável a fúria dos sindicatos e a solidariedade dos polícias em geral. Foi um colega com 33 anos que foi barbaramente assassinado.

O que se passa com o país?

domingo, fevereiro 20, 2005  
Anonymous Anónimo said...

A entrega das armas em sinal de protesto por causa da morte deste agente, decretado pelos sindicatos da polícia, não parece uma medida sensata, pesando mesmo o luto e a dor. Mas não é possível dizer isto sem acrescentar que a responsabilidade desta morte também tem de ser assacada aos governos e aos Comandantes da Polícia, que têm feito orelhas moucas aos sucessivos apelos dos polícias para que se comprem melhores viaturas e equipamentos de protecção.

domingo, fevereiro 20, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Vai diminuindo a segurança dos cidadãos dentro de Lisboa ou nas cidades circundantes, vai diminuindo qualquer que seja a hora do dia ou da noite. Gangs de adultos mas também de crianças com pouco mais de 12 anos vão espalhando o pânico nas ruas principais das cidades.

O sistema de organização que evidenciam dão sinais de uma estrutura que actua de forma planificada, que desistiu de procurar trabalho e já perdeu o medo de morrer. São homens ostracizados pela sociedade, desesperados com a pobreza em que vivem e que optam pelo único caminho que vêem pela frente. São marginais gerados pela própria vida e que não vêem outro caminho que não seja este duelo com a lei. Como quer que seja, as forças de segurança não podem perder esta batalha.

domingo, fevereiro 20, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Diz-se que a repressão não é a única saída, mas não há alternativa quando ninguém consegue andar seguro nas ruas. As forças policiais têm de estar preparadas técnica e humanamente para entrar nesses ‘castelos’, apreender as armas existentes, prender os cabecilhas e impor a lei em todo o território. Há pais desesperados porque os seus filhos são sistematicamente assaltados à saída das escolas, há comerciantes com vontade de se armarem para se defenderem nos seus estabelecimentos, há velhos espoliados nas suas casas com o maior descaramento, há mulheres agarradas às suas carteiras para evitar o esticão que lhes rouba documentos, dinheiro, etc.

O discurso do coitadinho do BE que busca votos a todo o custo deve acabar. As minorias devem-se submeter ás maiorias em democracia.

domingo, fevereiro 20, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Qualquer dia não se pode sair de casa. Aonde está a democracia?

domingo, fevereiro 20, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Quando é que são feitas e aplicadas medidas severas para castigar este tipo de criminosos? Querem agora obrigar aqueles que já têm muitos anos de trabalho a mais 4 ou 5 anos para a reforma e a estes jovens cheios de saúde e de corpo direito não falam em obrigá-los a dobrar a mola,por isso fazem o que fazem.Vivem à custa dos que trabalham e dos crimes que fazem. Justiça cega

domingo, fevereiro 20, 2005  
Anonymous Anónimo said...

O OCIO É A MÃE DE TODOS OS VÍCIOS.QUEM NÃO TRABALHA TEM TODO O TEMPO PARA SE DEDICAR A PRATICAR TODOS OS CRIMES.SENHORES DA JUSTIÇA, APLIQUEM A PENA MÁXIMA PARA ESTES CRIMES PARA VER SE SERVE DE EXEMPLO.PORTUGAL PRECISA DE VIVER EM SEGURANÇA

domingo, fevereiro 20, 2005  
Anonymous Anónimo said...

O problema está em quem não quer enfrentar os problemas e continuar a tapar o sol com a peneira. Acabe-se com os brandos costumes, passemos das palavras aos actos, tirem os aprendizes a assassinos das ruas e ensinem-nos a ter valores, quem assim não quiser, deve sofrer as consequências, primeiro apreendem-se os deveres e só depois se respeitam os direitos.Tortosendo

domingo, fevereiro 20, 2005  
Anonymous Anónimo said...

É pena que a carrinha não tenha ido chocar com uma caravana de políticos em campanha eleitoral, para ver se estes "acordam"... Também é pena que um "inocente" - seja preto ou branco, tanto faz! -de 15 anos não tenha a noção de que deve respeitar quem quer que seja - agente de autoridade ou simples cidadão.

domingo, fevereiro 20, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Vamos continuar a votar no PS-PSD-CDS-PCP ou BE,assim teremos a certesa,que nada mudarà.Mas a culpa é tambem de certa comunicaçao social,porque passou muitos anos a criticar as F.de segurança,infelismente, estamos a pagar a factura.Tudo se paga neste mundo.

domingo, fevereiro 20, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Grave problema a que quem de direito tem de, definitivamente, meter ombros.
Além da formação, educação e trabalho social estas situações, quando atingem os níveis a que se está a chegar em algumas zonas do país (principalmente na grande Lisboa), exigem actuações repressivas com os meios e a força necessária a que não deixem dúvidas aos marginais de que não continuarão impunes os seus actos criminosos.

Há na verdade tempos em que os bons, para ganhar aos maus, têm de ser piores do que estes. Ou, pelo menos, mais fortes, porque isto já não vai lá com paninhos quentes.

Agora...

"Influenciados pela cultura violenta da América negra, a juventude segue fielmente as suas pisadas."

...teve muita graça mesmo.
Começo agora a aperceber-me do seu grande sentido de humor. Parabéns meu amigo.

P. S.: Será esta cultura violenta da América negra (é dos USA que fala, não é?) que leva a democratica América branca a andar à porrada com/em todo o Mundo?

P.S.II: ... e não consigo parar de rir.
Desculpe lá mas você tem muita piada quando quer.

Manela

segunda-feira, fevereiro 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Ganda Trakinas. Assim e que e, e quem fala assim nao e gago.

Em toda a blogosfera portuguesa so ha um forum que analiza com isencao todos esses crimes. O Eco da Noticia é o ponto referencia mais alto do valor humanista em todo o mundo.

Uma verdadeira perola.

vejam e aprendam

http://ecodanoticia.net/

terça-feira, agosto 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Deus nos defenda de tão grandes dores de cotovelo!

quarta-feira, agosto 23, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Mas quem é que quer saber da Cova da Moura, da Amadora e quejandos?

quinta-feira, agosto 24, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Quem neles fala!

sexta-feira, agosto 25, 2006  
Anonymous Anónimo said...

best regards, nice info Mikes tv and appliances Video conferencing and personal training The bohemian hotel san francisco free gauge xxx videos http://www.asian-girls-8.info/interracial-night.html porn movies mature affiliate programs Free porn of black pussy american casino gambling roulette tip Free hairy bush pic sex Beat the roulette craps http://www.digital-printing-3.info/mitsubishieclipse92.html Close in intelligence surveillance and reconnaissance rockstar tee shirts

terça-feira, março 06, 2007  
Anonymous Anónimo said...

I'm gone to say to my little brother, that he should also go to see this webpage on regular basis to obtain updated from most up-to-date news update.
Here is my web blog ; trade rush scam

domingo, fevereiro 10, 2013  
Anonymous Anónimo said...

If you are going for best contents like me, only
go to see this site daily for the reason that it gives feature contents, thanks
Feel free to visit my web-site play casino for real money

segunda-feira, fevereiro 11, 2013  
Anonymous Anónimo said...

I always emailed this weblog post page to all my associates, as if like to read it afterward my links will too.


Review my webpage :: easy ways to make quick money

quarta-feira, fevereiro 13, 2013  
Anonymous Anónimo said...

Hey There. I discovered your weblog the usage of msn. This is a very smartly written article.
I will be sure to bookmark it and come back to learn extra of your helpful
information. Thank you for the post. I will definitely return.


My site - online slots no download

sexta-feira, fevereiro 22, 2013  
Anonymous Anónimo said...

Every weekend i used to pay a visit this site,
as i want enjoyment, since this this site conations actually pleasant funny stuff too.


my blog post; Work From Home Opportunities

quinta-feira, fevereiro 28, 2013  
Anonymous Anónimo said...

Have you ever thought about publishing an e-book or guest
authoring on other websites? I have a blog based on the
same topics you discuss and would love to have you share some stories/information.
I know my audience would enjoy your work.
If you are even remotely interested, feel free to send me an e-mail.


Here is my blog post :: online casino usa

quarta-feira, março 06, 2013  
Anonymous Anónimo said...

Thank you a lot for sharing this with all people you really realize what you are talking approximately!
Bookmarked. Kindly additionally visit my site =). We will have a hyperlink trade arrangement between us

Look into my blog: forex binary options brokers

quarta-feira, março 06, 2013  
Blogger 5689 said...

zzzzz2018.8.4
nba jerseys
christian louboutin shoes
ugg boots clearance
canada goose outlet
michael kors outlet clearance
hermes belt
dsquared
moncler jackets
michael kors outlet online sale
soccer shoes

sábado, agosto 04, 2018  
Blogger jeje said...

jinyi829
chaussures nike mode femme Cela garantit certainement quelque asics gel kinsei 6 Chaussures chose pour tout le monde. Vous devez persister dans cette prise en compte lors du choix air jordan chaussure homme des chaussures Geox inhabituelles que vous souhaitez qui est responsable de l'activité que vous nike air jordan retro 7 pas cher allez mettre sur eux.Pour ajouter la commodité et la tendance à vos air jordan 4 pas cher femme pieds de chien, vous ' ll sera en mesure d'acheter les chaussures crampon nike pas cher adulte jolies et modish qui sont facilement disponibles ces derniers temps alors que sur le adidas zx flux k w chaussures noir marché. C'est vraiment seulement à peu près l'individu, 1 flamme choisira plus longtemps espadrille asics pour femme pour avoir le cigare a commencé mais fonctionne fantastique pour les personnes de haute qualité nike air max 1 blanche blanc retouches.

quarta-feira, agosto 29, 2018  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!