sexta-feira, setembro 29, 2006

Paquistão.

"Osama bin Laden, dado como morto na semana passada, está vivo e escondido no Afeganistão. A revelação foi feita pelo presidente do Paquistão, Pervez Musharraf. "Não é apenas uma ideia", disse o dirigente paquistanês, numa entrevista ao diário britânico "The Times", ontem publicada. "A província de Kunar é vizinha (da região) de Bajour. Sabemos que existem algumas bolsas da al-Qaeda em Bajour", indicou o chefe de Estado, aventando a possível localização. Musharraf falou ao "Times" pelo telefone, de Nova Iorque, a caminho de um jantar com o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, em Washington, a convite de George W. Bush. "Este jantar é uma oportunidade para traçarmos uma estratégia comum, para falar da necessidade de cooperar e para garantir que as pessoas têm um bom futuro", disse o presidente americano. Musharraf, carrancudo, e Karzai, descontraído, nem se cumprimentaram.

O encontro acontece uma semana depois de Karzai ter acusando o Paquistão de dar guarida aos terroristas. Musharraf defendeu-se e referiu um acordo de paz conseguido com algumas tribos na fronteira. Apesar deste pacto, "nota-se um aumento da actividade" dos talibãs, revelou o coronel Jonh Paradis. "Em alguns casos, há o dobro ou o triplo dos ataques", disse aquele oficial norte- americano.
"

O Paquistão é um país interessante. Desde o que se ensina nas suas Madrassas (ler aqui), passando pelas actividades dos seus serviços secretos (ler aqui), até à maneira de ser dos líderes tribais do Noroeste do país (ler aqui), tudo é muito fascinante. Não esquecendo, claro, o presidente Musharraf (ler aqui).

Explicamos melhor. “1/ Com cerca de 800 mil km2 de extensão e aproximadamente 140 milhões de habitantes, o Paquistão tem um papel importantíssimo no contexto geopolítico do sub-continente indiano e das áreas adjacentes (Oriente Médio e Ásia Central). Isto decorre não só por conta de seu envolvimento em problemas de países vizinhos, especialmente em relação à Índia e ao Afeganistão, mas também por causa de suas tensões étnicas e religiosas internas.

O Paquistão surgiu como país independente em Agosto de 1947, como resultado da bipartição da colónia britânica da Índia. A ideia de se criar o Paquistão esteve ligada à oposição dos muçulmanos do sub-continente indiano em passarem a integrar uma Índia plurireligiosa e laica.

2/ O Paquistão não está a fazer um grande esforço para apanhar Bin Laden porque também não quer antagonizar os fundamentalistas islâmicos no interior do país. E isso acontecerá se capturarem Bin Laden. É mais conveniente para o Paquistão manter-se pouco activo nesta matéria. Nem o Presidente, nem o Exército, ninguém neste momento no establishment paquistanês quereria ficar embaraçado com a sua captura. Receberiam muitos elogios do mundo, mas enfrentariam muitos problemas internos.

Quando se olha hoje para o Paquistão vê-se um Estado fraco e ameaçado por forças revolucionárias, uma sociedade ainda mais radicalizada após a intervenção militar dos Estados Unidos no Afeganistão e uma vasta região autónoma, com as suas leis islâmicas e as suas forças militares. Na prática estamos perante uma pequena federação de talibans, onde se esconde bin Laden, e que pretende alargar a revolução islâmica ao resto do Paquistão, ao Caxemira e à Ásia Central.
.”

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este presidente paquistanes parece saber muita coisa do bin laden se calhar ate sabe onde que ele esta.

sexta-feira, setembro 29, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!