sexta-feira, novembro 23, 2007

23 de Novembro de 1981.


Ronald Reagan assina a Directiva 17 (NSDD-17), dando à CIA autorização para recrutar e apoiar os rebeldes anti-sandinista na Nicaragua.

"A disposição anticomunista da administração Reagan acabou gerando episódios como o escândalo "Irã-Contras", também conhecido como "Irangate", uma operação clandestina e ilegal montada pelo governo para ajudar a guerrilha anti-sandinista da Nicarágua. A operação veio a público em Novembro de 86, quando a imprensa americana denunciou as negociações secretas entre a Casa Branca e o governo xiita do Irão. De acordo com as denúncias, o governo iraniano adquiriu armas dos Estados Unidos em troca da libertação de reféns norte-americanos presos por xiitas no Líbano. Além disso, o dinheiro da compra dos armamentos foi depositado na Suíça, em contas movimentadas pelos "contras" da Nicarágua. Washington, por sua vez, além de armar os muçulmanos xiitas, comprometeu-se a liberar biliões de dólares do Irão congelados em bancos americanos desde 79, quando a revolução iraniana derrubou o Xá Reza Pahlevi e levou o aiatolá Khomeini ao poder.

A operação contrariava uma decisão do próprio Congresso americano, que havia proibido qualquer ajuda aos contras da Nicarágua. Pressionado pela imprensa e pela opinião pública, o governo Reagan acabou admitindo sua participação no caso.
Em consequência, o chefe do Conselho de Segurança Nacional, almirante John Poindexter, e seu subordinado, coronel Oliver North, foram forçados a renunciar a seus cargos. As investigações apontaram ainda o envolvimento de outros funcionários de alto escalão do governo, incluindo o então vice-presidente George Bush. Durante várias semanas, a TV americana transmitiu ao vivo os trabalhos da comissão de investigação, que descobriu uma complexa rede envolvendo contrabandistas de armas, especulação financeira em paraísos fiscais e jogos de influência e de poder. O coronel North assumiu toda a responsabilidade pela operação. Uma das principais consequências do escândalo "Irã-contras" foi a redução da ajuda americana aos guerrilheiros anti-sandinistas da Nicarágua. Dali para a frente, diminuiu sensivelmente o peso da influência dos Estados Unidos sobre o rumo dos acontecimentos em Manágua.

Em 1988, o governo sandinista assinou uma trégua com os "contras". Com a queda do Muro de Berlim, em 89, e enfrentando índices de inflação de 33 mil por cento ao ano, os sandinistas convocaram eleições gerais em Março de 1990. Com a vitória de Violeta Chamorro, da União Nacional Opositora, os Estados Unidos cancelaram o embargo económico e os "contras" suspenderam as hostilidades."

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

El almirante Poindexter y Señora, convertidos al cristianismo católico. Grandes devotos de la Santa de Avila de los Caballeros.

quinta-feira, novembro 24, 2005  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!