terça-feira, novembro 21, 2006

Casas ao Raio X

A casa não tinha mais do que quatro anos. Um apartamento num empreendimento de luxo, às portas de Lisboa, que à primeira vista reunia todas as condições para ser o retiro de sonho de Cristina David. A engenheira civil, de 37 anos, investiu 300 mil euros na habitação, mas por trás das paredes começaram a aparecer os problemas. Desconfiada da qualidade da construção, a proprietária pediu os serviços da Checkhouse, uma empresa pioneira que avalia empreendimentos de alto e baixo valor.
Dois técnicos especializados entraram no apartamento e durante uma manhã realizaram testes nas fundações e acabamentos da casa. Das canalizações à acústica, tudo foi verificado ao pormenor, com a ajuda de equipamento adequado. Passadas duas semanas, o diagnóstico estava concluído. "O relatório final é vergonhoso. O apartamento apresenta anomalias nos esgotos, a nível térmico e acústico". A proprietária acabou por pôr um processo contra o construtor.
Analisar um T1 ou T2 em Lisboa pode custar 450 euros, preço que pode aumentar dependendo da área examinada e dos custos de deslocação.
Revista Sábado
É de perguntar, afinal para que serve o licenciamento realizado pelas Câmaras Municipais, que tem por base, uma vistoria aos edifícios construídos, e que determina a emissão de uma licença de habitabilidade, sem a qual não é possível efectuar uma escritura de compra e venda ?

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Serve para entreter e justificar a existência de mais alguns funcionários, e sobretudo cobrar mais umas taxas.

quarta-feira, novembro 22, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!