terça-feira, dezembro 16, 2008

16 de Dezembro de 1944.

Ajudados pelo mau tempo (que impediu a intervenção das forças aéreas aliadas), 3 exércitos alemães (cerca de 30 divisões) lançaram-se contra a região das Ardenas (defendida por apenas 6 divisões, metade delas inexperientes). O objectivo alemão era Antuérpia, dividindo assim os exércitos aliados e isolando o 21º Grupo-de-Exércitos britânico. Para tanto, como alvos intermediários, os alemães teriam que conquistar dois centros rodoviários essenciais: Saint Vith e Bastogne.


Saint Vith acabaria caindo, mas Bastogne (objectivo do 47º Corpo Panzer) resistiu, defendida pela legendária 101ª Divisão Aerotransportada americana. Depois de cercada no dia 22 e atacada por 4 divisões alemãs, Bastogne foi libertada pela 4ª Divisão Blindada americana no dia 26. Após esse dia, os alemães chegaram a concentrar 9 divisões contra Bastogne, mas, agora, eram os americanos que estavam na ofensiva.

.

A obstinada defesa de Bastogne manteve cortada uma importante artéria de abastecimentos para as forças alemãs que lutavam para chegar ao rio Mosa. O fracasso alemão em capturar Bastogne foi um dos factores determinantes na derrota germânica na Batalha das Ardenas, que resultou na eliminação de sua capacidade de defender a fronteira ocidental. .

Mais aqui e aqui.

Divulgue o seu blog!