sábado, dezembro 30, 2006

A Pena de Morte em Portugal - M. Torga e V. Ferreira

Death Mask - Maya Kulenovic
Portugal foi pioneiro na abolição da pena de morte (Lei de 1 de Julho de 1867) e na renúncia à sua execução mesmo antes de abolida.
No colóquio internacional comemorativo do centenário da abolição da pena de morte, realizado em Coimbra, em 1967, Miguel Torga e Vergílio Ferreira falaram assim:

Miguel Torga:

"A tragédia do homem, cadáver adiado, como lhe chamou Fernando Pessoa, não necessita dum remate extemporâneo no palco. É tensa bastante para dispensar um fim artificial, gizado por magarefes, megalómanos, potentados, racismos e ortodoxias. Por isso, humanos que somos, exijamos de forma inequívoca que seja dado a todos os povos um código de humanidade. Um código que garanta a cada cidadão o direito de morrer a sua própria morte".

Vergílio Ferreira:

"...E acaso o criminoso não poderá ascender à maioridade que não tem? Suprimi-lo é suprimir a possibilidade de que o absoluto conscientemente se instale nele. Suprimi-lo é suprimir o Universo que aí pode instaurar-se, porque se o nosso "eu" fecha um cerco a tudo o que existe, a nossa morte é efectivamente, depois de mortos, a morte do universo".

Nos fins de 1990, só 36 países no Mundo tinham abolido a pena de morte, enquanto 27 a mantinham sem a aplicar e 99 a conservavam com plena eficácia.

Em 1995, eram os seguintes os países do Conselho da Europa que mantinham a pena de morte para crimes praticados em tempo de paz: Bélgica, Chipre, Grécia, Irlanda, Liechenstein e Turquia.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Palavras sábias, sem dúvida - a, destes grandes escritores/pensadores!

Sou, inequivocamente contra a pena de morte; existem outras formas mais humanas e correctas, de corrigir e punir eticamente, os que prevaricam!

sábado, dezembro 30, 2006  
Anonymous Anónimo said...

El padre Landecho s.j., profesor de la prestigiosa universidad Francisco de Vitoria elogiaba mucho la legislación abolitoria de la pena de muerte del Portugal de 1867.........

domingo, dezembro 31, 2006  
Blogger PA said...

Querida Áurea,

Para Si, um 2007 com tudo o que há de melhor, mas principalmente, ... muita Saúde, porque o resto vem depois !!!

Um beijo com Amizade
da
Diana F.

domingo, dezembro 31, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!