terça-feira, fevereiro 27, 2007

OSCARES DE HOLLYWOOD 2007

A ACADEMIA FEZ A VONTADE AOS CRÍTICOSE NÃO ATRIBUIU O OSCAR A "BABEL" DE UM RESLIZADOR MEXICANO - INARRUTI -E COM UM FILME QUE FOCA A VERGONHOSAREALIDADE DA FRONTEIRA EUA-MEXICO..

ÓSCARES



Scorsese finalmente melhor realizador

Martin Scorsese conseguiu finalmente o triunfo na categoria de Melhor Realizador, uma galardão que alcançou ao cabo de seis tentativas, graças à película «Entre Inimigos», uma das grandes vencedoras da noite. «Dreamgirls» e «Babel» foram os grandes derrotados.

O realizador Martin Scorsese foi o grande vencedor da 79ª edição dos Óscares de Hollywood, ao vencer a estatueta de Melhor Realizador, um galardão que conquistou ao cabo de cinco tentativas.

Scorsese conseguiu o galardão que tanto procurava com o filme «Entre Inimigos» («The Departed»), um "thriller" sangrento que se desenrola nas ruas de Boston, e que alcançou também os prémios de Melhor Filme, Melhor Argumento adaptado e Melhor Montagem.



SCORCESE já merecia ter ganho através de filmes como «Touro Enraivecido», «A Última Tentação de Cristo», «Tudo Bons Rapazes», «Gangs de Nova Iorque» e «o Aviador».

Nada surpreendente foi a atribuição do galardão da categoria para Melhor Actriz, que foi para a veterana britânica Helen Mirren, pelo seu desempenho no filme «A Rainha», onde interpretou o papel de Isabel II.



A actriz britânica de 61 anos, que já conta com mais de 40 anos de carreira, tornou-se assim numa das mais idosas actrizes a vencer este prémio, juntando-se assim Katharine Hepburn e Jessica Tandy, que também ganharam este prémio depois dos 60.

Por seu lado, Forest Whittaker assegurou também sem surpresas o prémio de Melhor Actor pelo seu desempenho em «O Último Rei da Escócia», onde interpretou o papel do ditador ugandês Idi Amin Dada.



Este actor de 45 anos, que teve de engordar 25 kilos para desempenhar este papel, tornou-se no quarto actor negro a vencer este prémio, juntando-se assim a Sidney Poitier, Denzel Washington e Jamie Foxx.

O galardão de Melhor Actor Secundário foi para Alan Arkin, de 72 anos, que assim viu a sua longa carreira ser coroada graças ao papel de um avô de uma menina seleccionada para um concurso de talento e beleza em «Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos» («Little Miss Sunshine»).

Já a estreante actriz de 25 anos, Jennifer Hudson, garantiu o triunfo na categoria de Melhor Actriz Secundária pelo seu papel em «Dreamgirls», que acabou por ser um dos filmes derrotados desta noite dos Óscares.

«Dreamgirls» acabou por conseguir apenas mais uma estatueta, ao vencer na categoria de Melhor Mistura de Som, pouco para quem chegou a esta noite de Óscares com oito nomeações.

Esta película conseguiu mesmo a proeza de ser o filme com mais nomeações para os Óscares a falhar o prémio de Melhor Filme, categoria para a qual, de resto, este filme nem sequer tinha sido nomeado.

O outro grande derrotado acabou por ser «Babel», que vinha com sete nomeações, mas que apenas saiu do Teatro Kodak, com uma estatueta na categoria de Melhor Banda Sonora Original, atribuída ao compositor argentino Gustavo Santaolalla.

«Cartas de Iwo Jima», de Clint Eastwood, também teve uma noite para esquecer, ao também conquistar apenas um galardão, o de Melhor Montagem de Som.

Destaque ainda também para a documentário «Uma Verdade Inconveniente», cujo principal protagonista é o ex-vice-presiodente dos EUA, Al Gore, e que venceu nas categoria de Melhor Documentário e Melhor Canção Original.

«O Labirinto de Fauno», do mexicano Guillermo del Toro, esteve também em excelente ao vencer as categorias de Melhor Direcção Artística, Melhor Caracterização e Melhor Fotografia.

«Happy Feet», a história de um pinguim-imperador que dança sapateado ganhou a categoria de Melhor Filme de Animação, ao passo que «West Bank Story», um musical sobre o conflito israelo-palestino foi considerada a Melhor Curta-Metragem de Ficção.Por seu turno, «A Vida dos Outros», uma película germânica realizada por Florian Henkel von Donnersmarck, foi considerado pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas como o Melhor Filme Estrangeiro.

Uma referência ainda para Ennio Morricone, a quem foi atribuído o Óscar Honorário, pelas mais de cinco centenas de músicas que compôs para filmes, obras que lhe valeram a fama mundial.

Divulgue o seu blog!