sábado, março 24, 2007

O Desespero do Desemprego, em Portugal

Nos últimos cinco anos e meio encerraram em Portugal quase 65.500 empresas. Entre elas, muitas do sector do calçado. Foi na região Norte do País que se concentraram a maior parte das fábricas de calçado. Tem sido por isso a região mais afectada com os consecutivos encerramentos nesta indústria.
Os motivos são quase sempre os mesmos:
- deslocalização para países com mão-de-obra mais barata
- falta de encomendas
- crise no sector.

Os processos em tribunal contra as administrações quase nunca dão em nada.
Os números oficiais do Instituto Nacional de Estatística dizem apenas que entre 2000 e a primeira metade de 2006 fecharam no País quase 65.500 empresas.

SIC Online
Não só no calçado, mas também no têxtil, nas cablagens para automóveis. etc.
A fuga das empresas para Leste (com mão de obra mais barata) e a "invasão" da China, no mercado europeu explicam este flagelo.
Portugal apostou erradamente em indústrias de mão de obra barata, ao contrário de Espanha. Muitos desses desempregados, pouco qualificados, já têm idades entre os 40 e os 50 anos. Dificilmente encontrarão novamente um posto de trabalho. Que futuro para este "exército" de desempregados e suas famílias ? Um autêntico beco sem saída ! A não ser a de emigrar ...
Este é um Desespero que me parece ser de todos nós, Portugueses, e o maior desafio que se coloca a qualquer Governo, do presente ou do futuro.

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O défice é de 3,9%, mas a economia está moribunda. O crescimento é ridículo, o investimento incipiente e o desemprego não pára.

domingo, março 25, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Tenham calma quando vocês compreenderem como se faz para roubar o zé povinho de duas maneiras, uma é não lhes pagar pelo trabalho, outra é o governo deitar a mão ao bolso, de qualquer maneira é o zé povinho que paga para encher o papo dos accionàrios! Vocês no pior dos casos ficam de mãos a abanar!

domingo, março 25, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Taxa de desemprego estável? Cada dia que passa há mais empresas a fechar,mais licenciados no desemprego, mais jovens que acabam o secundário e nada.Quem querem enganar afinal?Só a eles próprios porque nós sofremos na pele , portanto a nós não é mesmo!!!

domingo, março 25, 2007  
Anonymous Anónimo said...

José Sócrates é a imagem do fecho das maternidades, da tentativa de fecho das urgências e da criação da lei do aborto.Temos ministro. Votem nele outra vez portugueses sonhadores. Volta Cavaco Silva, para primeiro ministro outra vez, tas perdoado!

domingo, março 25, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Fui outro dia a Chaves. Claro que atestei o deposito do carro em Espanha. centenas de compatriotas fizeram o mesmo. será que medidas de excepção não devriam ser tomadas nas regiões raianas para evitar a falencia desse comercio? Será que é preciso um curso superior? Compatriotas, lutem ou estão á espera de novo 25 Abril com transmissão na TV em HI-FI e som surrond? Geração Floribella!!!!!

domingo, março 25, 2007  
Anonymous Anónimo said...

HABITUEM-SE.Vocês não queriam o Socialismo? Ele aí está no seu esplendor:desemprego, miséria e impostos altos.Deviam de saber - e a história assim o regista - onde há governos socialistas eles secam tudo.Se governassem o SAARAH AINDA IRIAM IMPORTAR AREIA! Esperem mais um bocadinho...está quase este governo ir para o espaço e iremos atrás deles até à boca do inferno...

domingo, março 25, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O PM prometeu criar 150.000 postos de trabalho.Foi um equívoco. O que ele queria dizer é que iria acabar com 150.000 postos de trabalho.O Estado exige às empresas o que as empresas esperam que o Estado lhes dê: Confiança. Só isso e tão pouco! Heranças que Antero de Quental explica tão bem.

domingo, março 25, 2007  
Anonymous Anónimo said...

ESTAMOS A VOLTAR AOS ANOS 60 SALAZARISTAS E MISERÁVEIS. TODOS A EMIGRAREM E O AGORA " ESTADO NOVO" A FINGIR QUE POR CÁ VAI TUDO BEM. CADA VEZ ESTAMOS MAIS NO PAÍS DOS NARIGUDOS. VIVA A PINOQUIOLANDIA!!

domingo, março 25, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Mas de certeza que o numero de pessoas a receber subsidio de desemprego e rendimento social aumentou.Isto é o resultado de socialistas e comunas terem em vez de ser o Estado a dar estes subsidios ter obrigado a ser a Previdência a pagá-los.Agora não há dinheiro nem para quem sempre descontou nem para quem nunca pôs um tostão na Previdência.

domingo, março 25, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Este governo vai rebentar com a segurança social. Depois de todas as medidas contra os cidadãos e as pequenas e médias empresas, o que acontece é o que se verifica na quimica: cada acção provoca uma reacção. É ver o desemprego, o desinvestimento, o abandono dos capitais, o endividamento crescente, a emigração, aumento de impostos para financiar o desperdício da administração central. ABRAM OS OLHOS!

domingo, março 25, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!