O Desespero do Desemprego, em Portugal
Nos últimos cinco anos e meio encerraram em Portugal quase 65.500 empresas. Entre elas, muitas do sector do calçado. Foi na região Norte do País que se concentraram a maior parte das fábricas de calçado. Tem sido por isso a região mais afectada com os consecutivos encerramentos nesta indústria.
Os motivos são quase sempre os mesmos:
- deslocalização para países com mão-de-obra mais barata
- falta de encomendas
- crise no sector.
Os processos em tribunal contra as administrações quase nunca dão em nada.
Os números oficiais do Instituto Nacional de Estatística dizem apenas que entre 2000 e a primeira metade de 2006 fecharam no País quase 65.500 empresas.
SIC Online
Os motivos são quase sempre os mesmos:
- deslocalização para países com mão-de-obra mais barata
- falta de encomendas
- crise no sector.
Os processos em tribunal contra as administrações quase nunca dão em nada.
Os números oficiais do Instituto Nacional de Estatística dizem apenas que entre 2000 e a primeira metade de 2006 fecharam no País quase 65.500 empresas.
SIC Online
Não só no calçado, mas também no têxtil, nas cablagens para automóveis. etc.
A fuga das empresas para Leste (com mão de obra mais barata) e a "invasão" da China, no mercado europeu explicam este flagelo.
Portugal apostou erradamente em indústrias de mão de obra barata, ao contrário de Espanha. Muitos desses desempregados, pouco qualificados, já têm idades entre os 40 e os 50 anos. Dificilmente encontrarão novamente um posto de trabalho. Que futuro para este "exército" de desempregados e suas famílias ? Um autêntico beco sem saída ! A não ser a de emigrar ...
Este é um Desespero que me parece ser de todos nós, Portugueses, e o maior desafio que se coloca a qualquer Governo, do presente ou do futuro.
10 Comments:
O défice é de 3,9%, mas a economia está moribunda. O crescimento é ridículo, o investimento incipiente e o desemprego não pára.
Tenham calma quando vocês compreenderem como se faz para roubar o zé povinho de duas maneiras, uma é não lhes pagar pelo trabalho, outra é o governo deitar a mão ao bolso, de qualquer maneira é o zé povinho que paga para encher o papo dos accionàrios! Vocês no pior dos casos ficam de mãos a abanar!
Taxa de desemprego estável? Cada dia que passa há mais empresas a fechar,mais licenciados no desemprego, mais jovens que acabam o secundário e nada.Quem querem enganar afinal?Só a eles próprios porque nós sofremos na pele , portanto a nós não é mesmo!!!
José Sócrates é a imagem do fecho das maternidades, da tentativa de fecho das urgências e da criação da lei do aborto.Temos ministro. Votem nele outra vez portugueses sonhadores. Volta Cavaco Silva, para primeiro ministro outra vez, tas perdoado!
Fui outro dia a Chaves. Claro que atestei o deposito do carro em Espanha. centenas de compatriotas fizeram o mesmo. será que medidas de excepção não devriam ser tomadas nas regiões raianas para evitar a falencia desse comercio? Será que é preciso um curso superior? Compatriotas, lutem ou estão á espera de novo 25 Abril com transmissão na TV em HI-FI e som surrond? Geração Floribella!!!!!
HABITUEM-SE.Vocês não queriam o Socialismo? Ele aí está no seu esplendor:desemprego, miséria e impostos altos.Deviam de saber - e a história assim o regista - onde há governos socialistas eles secam tudo.Se governassem o SAARAH AINDA IRIAM IMPORTAR AREIA! Esperem mais um bocadinho...está quase este governo ir para o espaço e iremos atrás deles até à boca do inferno...
O PM prometeu criar 150.000 postos de trabalho.Foi um equívoco. O que ele queria dizer é que iria acabar com 150.000 postos de trabalho.O Estado exige às empresas o que as empresas esperam que o Estado lhes dê: Confiança. Só isso e tão pouco! Heranças que Antero de Quental explica tão bem.
ESTAMOS A VOLTAR AOS ANOS 60 SALAZARISTAS E MISERÁVEIS. TODOS A EMIGRAREM E O AGORA " ESTADO NOVO" A FINGIR QUE POR CÁ VAI TUDO BEM. CADA VEZ ESTAMOS MAIS NO PAÍS DOS NARIGUDOS. VIVA A PINOQUIOLANDIA!!
Mas de certeza que o numero de pessoas a receber subsidio de desemprego e rendimento social aumentou.Isto é o resultado de socialistas e comunas terem em vez de ser o Estado a dar estes subsidios ter obrigado a ser a Previdência a pagá-los.Agora não há dinheiro nem para quem sempre descontou nem para quem nunca pôs um tostão na Previdência.
Este governo vai rebentar com a segurança social. Depois de todas as medidas contra os cidadãos e as pequenas e médias empresas, o que acontece é o que se verifica na quimica: cada acção provoca uma reacção. É ver o desemprego, o desinvestimento, o abandono dos capitais, o endividamento crescente, a emigração, aumento de impostos para financiar o desperdício da administração central. ABRAM OS OLHOS!
Enviar um comentário
<< Home