quarta-feira, maio 02, 2007

Tabaco.

"As doenças com origem no consumo do tabaco estão cientificamente provadas. Os gastos do Estado com a saúde em consequência do fumo, activo e passivo, são também conhecidos. E diz a recém-criada Associação Portuguesa de Tabacologia que este vício mata 12 mil portugueses todos os anos! Por todas as razões, o projecto do Governo que hoje será discutido na Assembleia da República apenas peca por tardio. Significa isto que, depois de anos a discutir o que não tem discussão, Portugal apresta-se para dar um passo civilizacional importante. O Estado coloca finalmente o direito colectivo acima da vontade particular e a defesa da saúde à frente do egoísmo individual patrocinado pelos ganhos das tabaqueiras. Um ano para a adaptação à nova lei, e às suas consequências, parece tempo mais do que suficiente para que uma campanha de informação explique aos cidadãos menos esclarecidos o que está em causa. Mas, depois disso, será necessário que a fiscalização actue, com rigor - e determinação face aos lobbies (mais aqui).

22 Comments:

Anonymous Anónimo said...

na verdade e cada vez mais os cafés sao territorio dos fumadores. cafés existem onde se sentam exclusivamente fumadores que coexistem em ambientes absurdamente poluidos e de onde se sai direitinho para o banho e maquina de lavar roupa. sao cafés com ambiente altamente degradado e onde a maioria das pessoas nao vao. só vao os fumadores. um cfá livre do fumo tem muitos mais clientes!

quarta-feira, maio 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Eu sou não funmador e estou no meu direito. Não aceito nem consigo compreender que me obriguem a fumar indirectamente. Quanto estou no espaço livre, ou seja na rua, sou eu que ao me sentir incomodado me retiro de quem está a fumar, portanto pegunto em espaços fechados porque razão não sou respeitado???? Tenho o vício do café e não o "vomito" para cima de ninguém e não obrigo ninguém a beber. Contudo o que constato ano após ano e que me obrigam a fumar. Começa a fartar..... Quanto aos "perseguidos" digo-vos que em paises como a Irlanda ninguém fumava em espaços fechados, centros comerciais etc etc e digo-vos com total certeza toda a gente respeitava e não era por serem melhor que nós, mas sim porque a Polícia Municipal actuava sem dó nem piedade com multas entre os 500? e 3500? para os reincidentes e tanto pagava o prevaricador como o proprietário do espaço. Portanto têm a solução dos vossos problemas......

quarta-feira, maio 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

No meu entender o acto de fumar em locais públicos,tais como Cafés, Restaurantes, etc., tem mais a ver com o civismo, porque entendo que enquanto não fumador, respeito as pessoas que o fazem, só que por vezes não sucede o inverso.
E digo-o por experiência própria, não consigo tolerar que esteja eu sentado a uma mesa, num restaurante ou café e tenha que estar a "gramar" com o tabaco do vizinho da outra mesa, por ex.
Nestes casos concordo plenamente que se exijam espaços próprios para os fumadores, sejam em que sectores públicos forem.

quarta-feira, maio 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O povo unido continua a ser fumado , digo eu que não percebo nada de política. Com a mania das grandezas vamos criar mais um "monstro" , só isso. Os artistas do circo "AR" em vez de trabalharem sobre as necessidades reais do nosso POVO, continuam a gozar, como o A.Jardim, na nossa cara. PORRA deem a independência aos AFRICANOS madeirenses, sim a Madeira pertence geográficamente a ÁFRICA, e deixemos de os alimentar, Nem mais um TOSTÃO PARA A MADEIRA, JÁ.!
Quanto ao tabaco , claro que o ALBERTO não vai cumprir esta lei , já que gosta imenso de MAMAR no charuto dos outros. !

quarta-feira, maio 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Dos não fumadores, que em todos os locais visados pela lei são obrigados a respirar o ar poluído pelos cigarros.
Esquecem-se também que a maioria dos fumadores não têm nem educação nem civismo para reparar que incomodam quem não fuma.
Esquecem-se também que diariamente morrem 4 pessoas por problemas causados pelo fumo passivo. Durante estes anos todos apelou-se ao bom senso dos fumadores, e o resultado são espaços que mais parecem um dia londrino. Talvez a solução passe inicialmente pela repressão através das leis, mas deve-se educar com mais qualidade, e não estou a apelar ao estado "paternal", tantas vezes responsabilizado pelos nossos deveres, mas sim aos encarregados de educação, pois a educação começa em casa.
Eu não sou contra que se fume, sou é contra que se fume no mesmo espaço fechado onde eu me encontre.

quarta-feira, maio 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Não poderia estar mais de acordo com esta lei. Como é que eu poderia estar contra se este maldito vicio prejudica gravamente a minha saúde! Não estou preocupada com a saúde de quem fuma mas sim com a minha que não fumo. eu não tenho que aguentar com o fumo do tabaco quando estou a tomar o pequeno almoço ou quando estou almoçar, só porque o fulano de tal, ou sicrano e beltrano têm o vicio de fumar.
se essas pessoas querem morrer de cancro no pulmão, estão á vontade! já há tantos cancros que não podemos evitar mas este que pode ser evitado, as pessoas podiam por a mão ña consciencia e pensar seriamente nisso.

quarta-feira, maio 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Finalmente vou começar a poder ir aos bares e discotecas com os meus amigos, sem ter o meu médico a proibir-me por causa do fumo do tabaco.

quarta-feira, maio 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Que dramáticos Meu Deus, já se fala em desemprego, que são preseguidos, marginalizados...pobrezinhos!! até parece que os bares, discotecas, cafés e restaurantes, servem unicamente para se lá ir fumar. Então e já pensaram que quantas pessoas não fumadoras deixam de frequentar esses lugares porque se sentem incomodadas??Não conseguem ver as vantagens para todos, passam a ter clientes fumadores e não fumadores, porque os fumadores não vão deixar de frequentar os lugares onde vão e os não fumadores já vão ter mais vontade de frequentar todos os lugares. Apenas vai haver mais respeito pelos outros que não fumam e que fumem ao ar livre!!Será que só eles têm o direito à liberdade???Todos temos.Que venha a lei......!

quarta-feira, maio 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

A liberdade dos fumadores termina onde começa a liberdade dos não fumadores.
Os fumadores não devem ser perseguidos mas não têm o direito de prejudicar os não fumadores.
É uma simples questão de civismos.
obrigado

quarta-feira, maio 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Espero que Portugal dê um exemplo de que quer realmente ser um País evoluido, moderno e civilizado, aprovando esta Lei sem restrições! Qualquer pessoa quando se desloca a um local Público, tem o direito de não ser incomodado, seja por que motivo fôr! É vergonhoso que sejamos o último País da Europa a tomar medidas concretas contra a falta de respeito dessa gente. Egoístas, mal educados, armados ao fino, que tantas vezes vêm grávidas ou senhoras de meninos ao colo e continuam a fumar a seu belo prazer sem se importarem com a saúde dos outros! Já para não falar tambám da situação dos empregados desses locais que sem culpa nenhuma são obrigados a "aguentar" a poluição por esses energúmenos provocada.

quarta-feira, maio 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

eu já tive o prazer de comprovar, na Irlanda é proibido de fumar nos pubs e restaurantes, e nem por isso têm menos clientes, antes pelo contrário. Pessoas que de outra forma não poderiam divertir, vão agora aos pubs sem problemas. Uma pessoa entra nesses estabelecimentos e não se vê uma nuvem de fumo que consporca a nossa roupa. Os estabelecimentos têm um cheiro a limpo. A liberdade de um termina onde começa a liberdade de outro. E assim os fumadores (como eu) têm mais deveres que direitos, porque não têm o direito de prejudicar os outros com as suas acções. Têm o direito de fumar (onde quiserem) desde que não interfiram na liberdade dos outros.
Uma comparação possível seria a de entrarmos por um restaurante dentro com uma aparelhagem (o famoso tijolo) em altos berros. Aí já todos acham mal e incomodativo incluindo os que defendem a "liberdade dos fumadores". Então e a liberdade dos que querem ouvir musica em altos berros ? Pois é... a liberdade é uma coisa muito bonita mas tem de ser para todos e não só para alguns.

quarta-feira, maio 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Penso que se está a fazer da situação mais do que ela representa: uma questão de educação e boas maneiras. Não acho bem que transformem os donos dos cafés em delatores, mas acho correcto que as pessoas não fumem em espaços fechados, pelos outros clientes e pelos funcionários desses locais que têm que respirar o fumo durante todo o seu horário de trabalho.Tenho pessoas na família com problemas graves de saúde por causa de trabalharem no meio do fumo. È uma questão de protecção da saúde dos trabalhadores de hotelaria.
Mais grave ainda é permitir que se fume onde se come ou onde se vendem artigos alimentares.
Quanto a deixarem ao critério dos donos dos estabelecimentos, não é correcto, não se pode por nas mãos deles questões de saúde pública.
Acho muito bem que se proíba o fumo em locais fechados.

quarta-feira, maio 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Depois dos mais diversificados tipo de outsiders, isto é, desviantes, criados pelas normas sociais implementadas,o "consumidor de tabaco", ou seja, um dos individuos que mais contribui para as receitas fiscas dos estados modernos, torna-se vitima de uma das maiores demagogias dos, ditos, estados modernos.
Os novos estados modernos,os mesmos que assinaram Quioto mas não o cumprem, "inquisidores" perante o "consumidor de tabaco",fazem deste um "novo cristão", isto é, causador dos males, ambientais localizados, das sociedade. Perspectiva-se para breve que uma mente, decartiana, proponha para o "consumidor de tabaco", salas de fumo. Pôe-se porém uma questão, onde se localizarão as mesmas? Desde já faço uma proposta... junto às incineradoras, deste modo os mais radicais, podem-nas aproveitar para, qual "neo-nazionalista"...

quarta-feira, maio 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Para os senhores que não fumam esta lei poderá fazer todo o sentido. Mas e os fumadores?! Porque serão eles obrigados a fumar á porta dos estabelecimentos?! Porque não poderá haver estabelecimentos para fumadores e outros para não fumadores?! Dizem que não haverá descriminação, ora então não é isso que esta Lei protege?! Imaginemos que a Lei entra em vigor, num dia de chuva e ventania terão os fumadores que fumar à porta, à mercê do estado do tempo?! Penso que todos temos que respeitar as decisões e direitos uns dos outros. Acho que os não-fumadores têm direito a estar num estabelecimento sem serem incomodados com o fumo de outros, mas os fumadores também têm o direito de poder estar à vontade num estabelecimento. Façam como em Espanha. Liberdade de decisão. Para os que falam nos Estados Unidos ou em outros Países onde essa mesma Lei se encontra em vigor, esquecem-se que se calhar são esses mesmos Países que mais "publicitaram" o consumo do tabaco e que agora se acham no direito de revogar ou de retirar esses mesmos direitos. Experimentem fumar um cigarro nos Estados Unidos, mesmo na rua, e verão como se sentirão descriminados. Se o tabaco faz mal à saúde, então e o alcool?! Também deveria ser "retirado" do mercado?! Se calhar há mais mortes relacionadas com o alcool do que com o tabaco. Passar bem!

quarta-feira, maio 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Os senhores deputados da Nação e os Srs membros do Governo deveriam resolver os verdadeiros problemas que afectam a sociedade portuguesa tais como: terminar com o sigilo bancário, investigar sinais exteriores de riqueza, punir os que fogem ao fisco, dar condições de dignidade no trabalho e na doença e terminar com a exploração capitalista que mina a sociedade de alto a baixo. Ao invés proibe-se o tabaco para se liberalizar a droga, proibe-se o alcool para liberalizar o aborto...etc, etc, etc. Não há coerência nem lógica nestas medidas avulsas que só servem para alimentar o populismo e colocar uma parte da sociedade contra a outra parte. Esta fractura no entendimento dos valores é o espêlho de uma sociedade onde os governantes são meros paus mandados dos partidos, não tendo direito a votar em consciência...Como fumador encho todos os dias os cofres do Estado com os meus impostos e muito possivelmente nem receberei reforma nenhuma porque morrerei antes...logo: até julgava merecer do Estado algum respeito.

quarta-feira, maio 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Os chamados direitos dos fumadores só podem ser invocados se esses direitos não interferirem com o direito dos outros, nomeadamente a um direito básico, o da saude. Se um fumador decide encher os seus pulmoes com substâncias nocivas para si é uam coisa e não lhe nego o direito de o fazer, isoladamente ou em sua casa. Agora quando o faz em locais partilhados com outros cidadãos impõe esse fumo a quem escolheu não se prejudicar, sem dúvida é crime! Não está a fazer uso dos seus direitos mas a violar o direito de outros!
Quanto às declarações de " estão a ser perseguidos como toxicodependentes", ninguém persegue toxicodependentes, para além disso, esses ao menos, quando não roubam para conseguir a droga ou se metem armados em "arrumadores" ( que se pode mais chamar de extorsão) são, a meu ver, menos nocivos que os fumadores. Nenhum toxicodependente força os outros cidadãos a tomar a sua droga contra vontade deste.
Querem fumar, muito bem. fumem em suas casas ou em locais próprios e preparados para tal, não saturem o ar dos outros.
Já era tempo de aprovarem esta lei. Depois vem a segunda fase, a ver se nesta républica das bananas a lei é cumprida, porque parece que se aprovam leis neste pais só para parecer bem e depois a sua aplicação é o que bem se vê.

quarta-feira, maio 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Sou fumadora e concordo que se proiba de fumar em locais públicos- mas nos locais públicos que todas as pessoas têm de ir, queiram ou não: hospitais, escolas, C.Comerciais, etc. Quanto a Bares, Cafés, Restaurantes, Discotecas e Hotéis e similares é um exagero! Só vai a estes locais quem quer, para conviver/socializar. Estão a exagerar: os proprietários desses locais, assim como têm o Direito de Admissão, também poderão e deverão poder optar, como em Espanha: ou é para fumadores ou não. Andar nalgumas artérias dasgrandes cidades pode ser muito pior para todos- mas ainda não houve coragem política para proibir a circulação automóvel nalguns locais; os medicamentos para deixar de fumar não são comparticipados (mas oferecem metadona!), etc,etc.
Já só faltem controlarem-nos dentro de casa!
Sempre ouvi dizer que "a minha liberdade termina onde começa a dos outros" - neste caso os outros são os fumadores que ficam sem direitos nenhuns!

quarta-feira, maio 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

viva vamos voltar a votar neste governo,antes de mais sou fumador e um vicio k ja por si caro mas sendo fumador respeito os nao fumadores e evito fumar onde estejam nao fumadores.e triste k se despenalize pequenos furtos e os toxicodependentes nao sejam penalizados. etc no estado de direito em k nao se pode descriminar raças ou credos e e crime quase ser racista ou demonstrar tal tendencia(nao k seja racista mas e um exemplo da nossa constituiçao)vamos perseguir os fumadores esses viloes k ate pagam os seus impostos!!!claro sai masi barato e ate da para arrecadar uns trocos pos cofres dos estado ,alem do k ja arrecadam da venda do tabaco claro,cerca de 70%do preço de um maço vais pos cofres do estado,em vez de apostarem na prevençao nas escolas etc informar os jovens dos perigos de tal vicio,temos uma classe politica gastadora k independentemente do partido a k pertençam kerem e arranjar dinheiro pa viverem a grande a conta dos contribuinte sisso sim enfim e o pais em tive o azar de ter nascido(concordo k haja respeito pelos nao fumadores,mas tb tem k haver respeito por quem fuma e nao fazer disso uma caça as bruxas,e a proxima cruzada do governo depois da perseguiçao k ainda nao acabou aos funcionarios publicos claro)bem ja chega

quarta-feira, maio 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Os senhores da ARESP deviam em vez de dizerem que não são fiscais do fumo verificarem melhor os horários de trabalho dos seus empregados que nos restaurantes trabalham para além do que é permitido por Lei e ver horas extras népias.

Depois só mesmo uns retardados metais é que podem defender que se fume nos restaurantes, pastelarias e de um modo geral onde se encontre alguém que não quer ser forçado a fumar.

A solução é simples. Criem-se estabelecimentos para uns e para outros e veremos quem é que vai ter maior clientela. Se os cafés que permitem a toxicodepêndencia da Nicotina, alcatrão e afins ou se os outros que protejem e tem consideração pelos clientes que não fumam.

Na grande maioria dos fumadores entram num café para gastar 0,60 centimos num café (outra dependência - cafeina). Será assim tão importante para os senhores da ARESP 0,60 centimos por café? Ou vale mais que quem com o eu foge de cafés e restaurantes por não poder comer sem ter de levar com fumo, volte a frequentar estes estabelecimentos?

quarta-feira, maio 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Caça aos fumadores nao.
mas dar a possibilidade a quem nao fuma de nao poluir-se
Acho uma barbaridade entrar numa pastelaria ou num restaurante e ter de respirar um ar putrido
Como coaduna um bom cheiro a comida com o fumo?
respeito para todos!!!!!!!!!!!!!
por isto locais diferenciados!!!!!!!!!
se no resto da Europa funciona aqui somo diferentes?

quarta-feira, maio 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Apliquem a lei já hoje!
Apliquem a lei anti-tabaco tal como está, caso contrário será uma fraude para os não fomadores.

O modelo espanhol não faz sentido, pois quase não existem lugares exclusivos para não fumadores.

Os proprietários dos estabelecimentos devem ser responsaveis pela não aplicação da lei dentro da sua loja.

Os fumadores só se podem queixar do seu próprio comportamento ao longo do tempo, que levou a esta situação.

quarta-feira, maio 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Na noticia pode ler-se "uns têm direito a não «apanhar» com o fumo, outros têm o direito de fumar"...Pois, a unica questao aqui é que fumar é simplesmente o ÚNICO vicio que nao so prejudica quem fuma, como prejudica igualmente (e por vezes de forma ainda mais violenta) quem prefere não o fazer. O que está aqui em causa é RESPEITAR a saude dos outros, já que não optamos por nao respeitar a nossa...Sou fumadora, mas concordo em absoluto com a lei. Aliás, nem deveria ser necessária uma lei destas, se o respeito pelo próximo estivesse presente em todos nós. Somos capazes de não fumar em casa por causa das crianças, mas num café ou restaurante deixamos de nos importar se há ou não crianças presentes...

quarta-feira, maio 02, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!