"A área ardida este ano é muito inferior à média dos cinco anos anteriores até Agosto, revelam dados divulgados hoje pela Direcção-Geral de Recursos Florestais. Um dos cenários que terá contribuído para o menor número de incêndios este ano foi o facto de o Verão actual ser o menos quente dos últimos 20 anos e o mais chuvoso desde 2000. Por outro lado, este ano ainda não se verificou nenhuma onda de calor - o que já não acontecia há dez anos. (mais aqui)".
Sendo o actual Verão o menos quente dos últimos 20 anos e o mais chuvoso desde 2000, não nos parece grande feito a área ardida ser muito inferior à média de 2002-2006.
3 Comments:
Estes numeros são naturalmente uma excelênte notícia, mas não podemos esquecer que este verão foi um dos mens quentes dos últimos anos. As condições metereoógicas não são comparáveis. O esforço dos meios de combate, e a sua abnegação sempre foi a mesma, e espero que estes numeros não venham a ser utilizados de forma errada, ou seja para enaltecer os novos meios e a prevenção pois essa ficou na gaveta infelizmente...
O que a política tem a ver com os fogos está no aproveitamento político que os partidos fazem das situações. O meu comentário vem em resposta às críticas absurdas que, por exemplo, foram feitas ao governo e à actuação da GNR acerca do caso dos transgénicos em Silves. Sinceramente não percebo o que 2 agentes da GNR podiam fazer perante uma centena de jovens, no entanto não faltaram os actores políticos do costume aproveitarem para lançar as suas farpas. Queria ver o que o Marques "MiniMe" Mendes e o Paulo "Pepsodente" Portas teriam feito na mesma situação. Se é para fazer oposição, ao menos que a façam para bem do país...
Finalmente uma área onde o actual governo teve um xcelente trabalho. Terá, certamente, enviado um dos seus especialistas em sopro super-frio (do tipo Super-homem) para, do centro de comando que S. Pedro cordena, ter obtido mais chuvinha e menos calor! Nós, comentadores amadores, propensos a dizer mal, temos, desta vez, de dar a mão à palmatória.. Apesar do dito, uma alfinetadela: Não deve ter sido difícil, entre tanta "bufaria", ter arranjado o tal especialista em "sopro".
Enviar um comentário
<< Home