segunda-feira, novembro 26, 2007

Chávez

"Deu nos noticiários. Uma das deputadas predilectas de Hugo Chávez invadiu os estúdios de uma televisão venezuelana e, em directo, esbofeteou repetidamente um jornalista. Parece que o jornalista havia escrito coisas desagradáveis acerca da senhora. Parece que a senhora descartou a via judicial "para que a oposição local não invocasse perseguição política". No "socialismo do século XXI" não há tribunais nem pretextos para resmungos oposicionistas: passa-se directamente ao tabefe ou a correctivos mais radicais. Diga-se que o socialismo do século XX não foi muito diferente.

Diferente foi a breve visita de Chávez a Lisboa, um enlevo pegado. Não sei em que canal, o repórter de serviço transpirava excitação com a "simpatia" do ditador de Caracas, talvez porque este não despachou a imprensa a pontapé. Também não tinha motivos, visto que, logo à partida, a imprensa o tratou com comovente meiguice.

E se insultar Bush é meio caminho para a popularidade entre jornalistas, instaurar uma ditadura dá direito a um altar no PCP. Obviamente, o PCP, sob os cognomes de Associação de Amizade Portugal- -Cuba (?) e Comité de Solidariedade com a Venezuela (?), foi esperar Chávez ao aeroporto ao som do imortal "Zeca".

Mas nem a folia civil distraiu do facto essencial: o de que ninguém acolheu Chávez com a ternura do eng. Sócrates, o qual, acompanhado pelo dr. Soares da Galp, ofereceu ao ditador de Caracas um festival de mesuras, circunflexões e sorrisos, além de Portugal inteiro para efeitos de moradia. Não o fez por obediência a tiques protocolares, o que seria compreensível se estes não dispensassem o festival. Não o fez por consideração com os emigrantes na Venezuela, o que seria aceitável se estes pudessem confiar na condescendência "bolivarista". E palpita-me que não o fez em nome dos interesses petrolíferos, o que seria banal se estes não aconselhassem mais recato.

Salvo prova em contrário, o primeiro-ministro recebeu Chávez do modo que recebeu por puro prazer e inegável vontade, o que seria ofensivo se o eng. Sócrates não fosse o eng. Sócrates
. "

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A Espanha, um país pobre governado por tiranos e ditadores, onde se fecham televisões privadas, se perseguem os opositores e onde a miséria e o crime imperam, já está a tremer perante a ameaça deste grande democrata.
Felizmente, este país ibérico tem o apoio de alguns amigos de elevada credibilidade: Ahmadinejad, Putin, Mugabe e Lukashenko, entre outros vultos da democracia representativa.
Palavras para quê, é só o mundo surreal onde vivemos...!?

terça-feira, novembro 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O homem passou-se. Quer dizer, foi duplamente mal educado, ao chamar várias vezes de fascista ao anterior 1º ministro espanhol, que não fez 1/10 dos atropelos à democracia que este presidente boçal tem feito. Depois, foi mal educado por interromper de forma contínua o actual 1º ministro espanhol, que estava no uso da palavra. E vem para aqui um boçal destes falar em dignidade e exigir um pedido de desculpas?

terça-feira, novembro 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Apoio inteiramente o Rei Juan Carlos e a atitude que tomou na tal cimeira. Esse aprendiz de comunista ainda tem que comer muita broa até poder chamar "fascista" a um dos melhores governantes que a Espanha teve nos últimos anos.
Sua Majestade não mandou calar ninguém; ninguém ouviu "Está calado!" ou "Cala-te!". Sua Majestade fez uma pergunta, não deu uma ordem. Não tem que pedir desculpas de nada - mais motivos para se sentirem ofendidos têm os espanhois, e ainda ninguém os ouviu a reivindicar desculpas.
Só espero que os interesses económicos não falem mais alto, levando o Rei Juan Carlos a submeter-se perante um tipo cuja principal ambição é ser o sucessor do Fidel Castro, uma reincarnação latino-americana do Stalin.

terça-feira, novembro 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

nessa mesma cimeira, quando o presidente da Nicarágua falava???????

Porque seus fascistas? Porque é que têm medo de dizer toda a verdade? Qual a razão de não mencionarem o episódio todo e se focarem numa parte? Porque seus fascistas? Pensam que podem enganar todos? Enganam quem não quer ver mais do que aquilo que lhe passa á frente dos olhos!!! Mas cuidado, algum dia pode ser que comecem a ver mais longe um pouco e depois quero ver o que vai ser de vós...

Fascistas

terça-feira, novembro 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Ja tive a honra de fazer guarda costas a este homem na praia dos pescadores em Cascais ha muitos anos atraz e desde ai sempre o admirei pela coragem que teve de abandonar a comitiva dele para ir abracar um pescador que era amigo dele, hoje o admiro mais ainda pelo sentido da democracia que ele tem e pela coragem que denota ao falar, por isso dou VIVAS AO REI JUAM CARLOS .

terça-feira, novembro 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Nunca um governante foi tão carismático num país democrático. A monarquia em Espanha gasta tanto como uma República do centro europeu e para finalizar é uma pessoa com modos ao contrário do Chavez. E para quem o defende que va para o "paraíso socialista" venezuelano ou cubano. Lembrem-se é que se falam desaparecem. Pelo menos, centenas de milhar de cubanos (mais de 200 mil) deixaram de existir.

terça-feira, novembro 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Este Migueul tem muita piada. penso que já vive na Venezuela actual, ou não?

terça-feira, novembro 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Chavez é o proprio macaco mas lamentavelmente deram-lhe uma lamina de barba o que o tornou sumamente perigoso e no que diz respeito a ter sido elegido livremente por o povo isso só foi verdade em 1998, já que depois disso ele comanda os tribunais: eleitoral, de contas e o Supremo de Justica além de todos os demais, por isso é que todas as seguintes eleicoes tem sido amanhadas.

terça-feira, novembro 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Eu acho que o "Pancho Villa" da Venezuela tem toda a razão. Ele até tem o apoio da "múmia" de Cuba Setúbal

terça-feira, novembro 27, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!