segunda-feira, dezembro 24, 2007

Portugal?

"Na semana passada, o país foi invadido por milhares de cartazes mostrando rostos de pessoas conhecidas e de outras absolutamente desconhecidas. A completar os cartazes a palavra «Portugal» e uma frase: «Portraits from the West Coast of Europe by Nick Knight».

Presumo que a campanha foi concebida para promover Portugal no estrangeiro.
Para lá do uso do inglês, só por si esclarecedor, a indicação «West Coast of Europe» (Costa Oeste da Europa) só faz sentido para os que estão lá fora – não para os que cá vivem.Se a campanha era também destinada ao turismo interno, a língua e a mensagem teriam forçosamente de ser outras. Assim, é absurdo o dinheiro que está a gastar-se nesta divulgação nacional.

Quanto às fotografias, o seu autor declarado, Nick Knight, é um ilustre desconhecido fora do seu meio, certamente escolhido pelo ministro da Economia, Manuel Pinho, que tem o hobby da fotografia.

E, aqui, tudo se deve ter passado como na história de O Rei Vai Nu.

O fotógrafo deve ter apresentado as fotografias ao ministro como obras de arte – e o ministro, para não fazer figura de inculto, disse que sim.

Por sua vez, Manuel Pinho deve ter apresentado os cartazes ao primeiro-ministro como sendo obras-primas de um grande fotógrafo – e o primeiro-ministro, para não fazer figura de ignorante, disse que sim
(mais aqui)."

Divulgue o seu blog!