quarta-feira, janeiro 30, 2008

O pântano da saúde

ENTOURAGE
Foi por ela que Correia de Campos caiu.
O ex-titular da pasta da Saúde liderou uma equipa que idealizou boas reformas mas tentou executá-las de forma atabalhoada, insensível e irresponsável.
O caminho faz-se caminhando, era o lema.
Ideológico de mais para uma àrea tão sensível.
O resultado está à vista.
Quando os salpicos atingiram o próprio Governo e o seu incontestado líder, José Sócrates, a situação ficou insustentável.
Agora, antes de nos debruçarmos sobre a nova inquilina da João Crisóstomo, convém não esquecer as verdadeiras razões que ditaram a queda de Correia de Campos.
Alguém, muito amigo, disse a Correia de Campos, no início do seu ministério, que se deveria "apoiar" para bem gerir a Saúde e as necessárias reformas do SNS.
O ex-Ministro cumpriu e constitui o seu Gabinete nesse sentido. As suas escolhas para lugares chave foram monocromáticas.
Desde a sua Chefe de Gabinete, assessora de imprensa, até às ARS's, Unidades de Missão, Agências de Contractualização, tudo passou a falar uma linguagem sectária e, mais grave, desfocada da realidade.
Para cúmulo, quando a patinagem passou a ser evidente, todos se esconderam, com excepções, obrigando Correia de Campos a acorrer a todos os fogos, expondo-se a níveis intoleráveis e dramáticos.
A entourage lá continua, fazendo contas de deve e haver, esperando envolver e capturar a próxima vítima, Ana Jorge, como o fizeram ao seu antecessor.
São conhecidos e profissionais.
Não defendem o bem, o público e, muito menos, o bem público. Defendem-se a eles e às suas políticas orientadas.
Espera-se de um Ministro, neste caso de uma Ministra, que escolha a "sua" equipa, mas que não esqueça o bom e sensato hábito de ouvir para além dela.
É por isso que a escolha de Ana Jorge para Ministra da Saúde pode ser importante, mas muito importante vai ser conhecer a sua equipa e se o Cavalo de Tróia que Correia de Campos colocou dentro do Ministério lá se mantem ou não.
Artigo do SIM
A entourage tem de tudo, tem profissionais de gabinete que deixaram de exercer as profissões há anos, falo de médicos e enfermeiros.
Muitos ligados e com jogo de cintura para se governar nos sucessivos executivos do Blico Central.
Uma curiosidade muitos são do PCP ligados à área sindical, eu chamo-lhes submarinos, daí a pouca emissão de perdigotos do seu secretário geral o camarada operário, similar aos outros, pouco ou nada exerceu... como operário, ele era mais língua e baba.
Basta ir ao sítio do jornal médico de família para perceber as nuances desta gente.
Espero que a Senhora se aguente com o julgamento do caso Amadora Sintra, mas como só falta um ano e pouco mais, para eleições talvez se consiga aguentar.

1 Comments:

Blogger Dr. Assur said...

Caro amigo

Continuando

Disse A reconquista? Mas o meu caro amigo acredita nessa teoria?”

Reconquista sim. Vem nos manuais de história.

Disse “Lembra-se decerto do caso da Baía dos Porcos, onde os marines mortos o foram não pelos cubanos mas pelos senhores (não deram as ordens para descolar aos caças) que tramaram o presidente de então, até o matarem quando disse que iria retirar tropas do Vietnam.”

Não foi bem assim: “On Saturday, 15 April 1961, around 02:30hrs, only eight out of at least 16 operational counter-revolutionary B-26Bs took off towards their assigned targets. The plan – called the Operation Puma – now saw limited attacks against the FAR air bases, which would then be explained as caused by a defecting crew of the FAR. This story was to be supported by another counter-revolutionary B-26 – of course, in full FAR-markings – landing in Miami, where its crew would explain that they defected after fleeing from Cuba.

The eight bombers were organized into three sections:
- Puma Flight, with Jose Crespo and navigator Lorenzo Pérez-Lorenzo as "Puma 1"; Daniel Fernández-Mon and navigator Gaston Pérez as "Puma 2"; and Osvaldo Piedra with navigator José Fernández as "Puma 3". Their target was the airfield Campo/Ciudad Libertad (the counter-revolutionary crews called it "Camp Libertad"; the Cubans "Ciudad Libertad).

- Gorilla Flight, consisting of "Gorilla 1" (B-26B "FAR 931"), flown by Capt. Gustavo Ponzoa with navigator Capt. Rafael Garcial Pujol, and "Gorilla 2" ("FAR 933"), flown by Capt. Gonzalo Herrera, with navigator Angel Lopez. Their target was the Antonio Maceo International Airport, Santiago de Cuba.

- Linda Flight including "Linda 1" ("FAR 929") flown by Luis Cosme, with navigator Nildo Batista; "Linda 2" with René Garcia, with navigator Luis Ardois; and "Linda 3", with Alfredo Caballero, with navigator Alfredo Maza. Their target was San Antonio de los Banos air base.”

Os marines “americanos” eram mais de mil e duzentos exilados cubanos, que pertenceram ao regime de Fulgêncio Batista, apoiados pelos Estados Unidos e pela Máfia - que foram treinados e financiados pelos serviço secreto norte-americana CIA, sob o codinome "operação Magusto"

Disse: O apoio dos USA aos combatentes do Islão no território agora ocupado pela Nato foi o quê?

Coisas da guerra fria

Disse “O regime talibã foi instalado por quem?”

Serviços secretos paquistaneses.
A Alcaida teve seu embrião na Maktab al-Khadamat (MAK), uma organização formada por Mujahidin que lutavam para instalar um estado islâmico durante a Guerra Soviética do Afeganistão nos anos 1980. A organização foi inicialmente financiada pela CIA. Osama Bin Laden foi um dos fundadores da MAK, juntamente com o militante palestino Abdullah Yusuf Azzam. O papel da MAK era angariar fundos de tantas fontes quanto possível (incluindo doações de todo o Oriente Médio), para treinar mujahidin de todo o mundo para a guerra de guerrilha e para transportar os combatentes para o Afeganistão. A MAK foi custeada em sua maioria com doações de milionários islâmicos, mas também foi abertamente auxiliada pelos governos do Paquistão e Arábia Saudita, e indiretamente pelos Estados Unidos, que direcionou grande parte de seu apoio através do serviço de inteligência paquistanês ISI (sigla para Inter-Services Intelligence). Durante a segunda metade dos anos 1980 a MAK era um grupamento relativamente pequeno no Afeganistão, sem combatentes afiliados, apenas concentrando suas atividades no levantamento de fundos, logística, habitação, educação, auxílio a refugiados, recrutamento e financiamento de outros mujahidin.
Depois de uma longa e cara guerra que durou nove anos, a União Soviética retirou suas tropas do Afeganistão em 1989. O governo socialista afegão de Mohammed Najibullah foi rapidamente destituído em favor de partidários dos mujahidin. Com a falta de acordo dos mujahidin na escolha de uma estrutura governamental, sua anarquia sofreu as conseqüências de constantes mudanças no controle de territórios problemáticos, sucumbindo sob alianças insurgentes e discórdias entre líderes regionais.
[editar] Ultrapassando os limites do Afeganistão
Perto do fim da Guerra Soviética do Afeganistão, alguns mujahidin quiseram expandir suas operações para incluir alguns esforços islâmicos em outras partes do mundo[carece de fontes]. Algumas organizações sobrepostas e interralacionadas foram formadas para suportar estas aspirações.
Uma dessas organizações seria eventualmente chamada Alcaida, fundada por Osama bin Laden em 1988. Bin Laden quis estender o conflito para operações não-militares em outras partes do mundo[carece de fontes]; Azzam, por outro lado, quis manter-se focado em campanhas militares[carece de fontes]. Após o assassinato de Azzan em 1989, a MAK dividiu-se, com um número significante de membros se juntando à organização do bin Laden.
[editar] Guerra do Golfo: o início da inimizade com os Estados Unidos
Seguindo a retirada soviética do Afeganistão, Osama Bin Laden retorna para a Arábia Saudita. A invasão iraquiana no Kuwait em 1990 pôs em risco o comando da Casa de Saud pelos sauditas, tanto por dissidentes internos quanto pela iminente possibilidade de um futuro expansionismo iraquiano. Face à massiva presença militar iraquiana, os sauditas eram melhor armados, porém defasados em número. Bin Laden ofereceu os serviços de seus mujahidin ao Rei Fahd para proteger a Arábia Saudita do exército iraquiano. Mas do ponto de vista estratégico, fossem os iraquianos expulsos do Kuwait, a Arábia Saudita seria a única ligação terrestre possível para forças internacionais inibirem uma invasão iraquiana.
Depois de muita deliberação, o rei saudita recusou a oferta de Bin Laden e optou por deixar os Estados Unidos e as tropas aliadas montarem acampamento em seu país. Bin Laden considerou a decisão um ultraje. Ele acreditava que a presença de estrangeiros na terra das duas mesquitas (Meca e Medina) profanaria solo sagrado. Depois de criticar publicamente o governo saudita por acolher o exército estadunidense, Bin Laden foi exilado e teve sua cidadania saudita revogada. Logo depois, o movimento que viria a ser conhecido como Alcaida foi formado.
[editar] Sudão
Em 1991, a Frente Nacional Islâmica do Sudão, um grupo islâmico que tinha ganhado poder recentemente, convidou a Alcaida à deslocar suas operações para dentro de seu país. Por vários anos, a Alcaida gerenciou vários negócios (incluindo negócios de importação/exportação, fazendas, e empresas de construção) no que pode ser considerado um período de consolidação financeira. O grupo foi responsável pela construção de uma grande auto-estrada de 1.200 km conectando a capital Cartum ao Porto do Sudão. Mas também gerenciou alguns campos onde aspirantes foram treinados ao uso de armas de fogos e explosivos. Em 1996, Osama bin Laden foi convidado a se retirar do Sudão depois que os Estados Unidos impingiu um regime de extrema pressão para que ele sua expulsão, citando possíveis ligações dele com a tentaviva de assassinato ao Presidente Hosni Mubarak do Egito enquanto sua carreata acontecia em Adis Abeba. Há uma controvérsia sobre se o Sudão ofereceu entregar bin Laden para os Estados Unidos antes de sua expulsão. O governo sudanense nunca fez realmente esta oferta, mas estava preparado para entregá-lo à Arábia Saudita, que se recusou a recebê-lo.
Osama bin Laden deixou finalmente o Sudão em uma operação bem planejada e executada, acompanhado por cerca de 200 de seus seguidores e suas famílias, que viajaram diretamente para Jalalabad, Afeganistão, no final de 1996.
[editar] Bósnia Herzegovina
A separação da Bósnia da multicultural federação da Iugoslávia e a subseqüente declaração da independência da Bósnia e Herzegovina em outubro de 1991 abriu um novo conflito étnico e quase religioso no coração da Europa.
Na Bósnia e Herzegovina havia várias etnias diferentes, com uma maioria nominal muçulmana, mas com números significantes de outras etnias, como a Sérvia, que é cristã ortodoxa e Croácia, que é católico romana, distribuídas pelo seu território. Ela se constituia em um grande porém fraco componente militar da antiga Iugoslávia, e a desintegração iugoslava acabou deixando alguns sérvios e croatas dentro da Bósnia, suportados pelos seus estados adjacentes emergentes, engajados em um conflito triplo contra a porção Bósnia dominada.
Veteranos árabes radicais da guerra contra os soviéticos no Afeganistão buscavam na Bósnia uma nova oportunidade de defender o Islã. Cercados em dois frontes e aparentemente abandonados pelo oeste, o regime bósnio ansiava aceitar qualquer ajuda que pudesse conseguir, militar ou financeiramente, incluindo a vinda de várias organizações islâmicas, sendo a Alcaida uma delas[5].
Vários associados a Osama bin Laden (mais notadamente, o saudita Khalid bin Udah bin Muhammad al-Harbi, vulgo Abu Sulaiman al-Makki) se juntaram ao conflito na Bósnia [6], mas enquanto a Alcaida deve ter inicialmente visto a Bósnia como uma possível ponte que lhe permitiria a radicalização dos europeus muçulmanos para operações contra outros estados europeus e os Estados Unidos, a Bósnia deve ter sido secularizada por gerações e seu interesse em lutar estava amplamente limitado a assegurar a sobrevivência do estado nascente.
O "Mujahidin da Bósnia" (que compreendia amplamente os veteranos árabes de guerra Afegã e não necessariamente os membros da Alcaida) eram operados como uma ampla força autônoma dentro da Bósnia central. Enquanto sua bravura no combate inicialmente atraiu um pequeno número de bósnios nativos para que se juntassem a eles, sua brutalidade e o crescente número de atrocidade cometidas contra civis chocaram muitos bósnios nativos e repeliram novos recrutas. Ao mesmo tempo, suas tentativas vigorosas em "islamizar" a população local com regras sobre indumentária e comportamentos apropriados foram amplamente repudiadas e desconsideradas. Em seu livro O Jihad da Al-Qaida na Europa: a ligação Afeganistão-Bósnia, Evan Kohlmann resume: "Apesar dos esforços vigorosos para ‘islamizar’ a população muçulmana da Bósnia, os nativos não podiam ser convencidos de abandonar os porcos, o álcool e manifestações públicas de afeto. As mulheres Bósnias persistentemente se recusaram a usar o hijab ou seguir os outros mandamentos para o comportamento feminino, prescritos pelo extremo fundamentalismo islâmico."
A assinatura do Acordo de Washington, em março de 1994, pôs um fim ao conflito Bósnia-Croácia. Enquanto o "Mujahidin da Bósnia" continuou a lutar contra os sérvios, o Acordo de Paz de Dayton de novembro de 1995 acabou com aquele conflito e fez com que os lutadores estrangeiros debandassem e deixassem o país, ficando a ajuda condicionada a isto. Com o apoio do governo da Bósnia, forças da OTAN entraram efetivamente em ação para fechar suas bases e deportá-los. A um número limitado de antigos mujahidin, que tinham ou casado com nativas da Bósnia ou que não puderam achar um país para o qual pudesse ir, foi permitido ficar na Bósnia e eles foram agraciados com a cidadania bósnia. Mas com o fim da guerra na Bósnia, muitos veteranos comprometidos e endurecidos pela batalha já haviam retornado a territórios familiares.
[editar] Retorno ao Afeganistão
Após a retirana soviética, o Afeganistão esteve efetivamente sem governo por sete anos, e sofreu com lutas internas constantes entre os antigos aliados, os vários grupos mujahidin e seus líderes.
Durante toda década de 90 uma nova força começou a surgir. As origens do Talibã (literalmente "estudantes") está em crianças afegãs, muitas delas orfãs de guerra e muitas que haviam sido educadas na rede de escolas islâmicas que expandiu rapidamente (os madraçais) tanto em Kandahar quanto em campos de refugiados na fronteira entre Afeganistão e Paquistão.
De acordo com o livro bem referenciado de Ahmad Rashid, Talibã, cinco líderes do Talibã se formaram em um único madraçal, Darul Uloom Haqqania, Akora Khattak, perto de Peshawar que está situada no Paquistão, mas que era amplamente frequentada por refigiados afegãos. Esta instituição refletia a crença Salafi em seus ensinamentos e muito de seu financiamento veio de doações privadas de árabes ricos, para os quais bin Laden oferecia continuidade. Quatro outras figuras de liderança (incluindo o líder Talibã persseguido Mullah Mohammed Omar Mujahed) frequentaram um madraçal que possuia fundos similares e influenciaram o homólogo em Kandahar, Afeganistão.
Os laços entre os árabes afegãos e o Talibã eram profundos. Muitos dos mujahidin que mais tarde se juntaram ao Talibã lutaram ao lado do guerrilheiro afegão Mohammad Nabi no grupamento de Mohammadi Harkat i Inqilabi na mesma época da invasão russa. Este grupamento também se beneficiou da lealdade de muitos lutadores árabes afegãos.
Os conflitos internos contínuos entre as várias facções e o a falta de leis que se estabeleceu após a retirada soviética permitiram que o crescente e bem-disciplinado Talibã expandisse seu controle pelo território afegão, e assim eles estabeleceram um subterritório o qual chamaram Emirado Islâmico do Afeganistão. Em 1994 conquistaram o centro regional de Kandahar e conseguiram rápidos avanços territoriais logo após, vindo a conquistar a capital Kabul em setembro de 1996.
Após o Sudão deixar claro, naquele ano, que bin Laden e o seu grupo não era mais bem vindo, o Afeganistão controlado pelo Talibã (com conexões pré-estabelecidas entre os grupos, uma maneira similar de encarar os relações mundiais e amplamente isolado da infuência política e militar dos Estados Unidos) garantia uma localização perfeita para o quartel general da al Qaeda.
Cerca de duzentos seguidores de bin Laden e suas famílias partiram de Khartoum para Jalalabad por volta de 1996. Logo em seguida a Alcaida gozou da proteção do Talibã e uma certa legitimidade por parte de seu Ministério da Defesa, apesar de somente o Paquistão, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos reconheceram o Talibã como o legítimo governo do Afeganistão.
Os campos de treinamento da Alcaida no Afeganistão e na fronteira com o Paquistão podem ter treinado militantes muçulmanos do mundo todo. Apesar da percepção de algumas pessoas, os membros da Alcaida são etnicamente diversos e estão conectados pela sua versão radical do Islã.
Uma rede sempre crescente de apoiadores usufruia desta forma de um refúgio seguro no Afeganistão controlado pelo Talibã, até o grupo ter sido derrotado por uma combinação de forças locais e tropas norte-americanas em 2001. Ainda acredita-se que Osama Bin Laden e outros líderes da Alcaida estejam em áreas onde a população é simpatizante ao Talibã no Afeganistão, ou ainda em tribos na fronteira com o Paquistão.
[editar] Início das operações militares contra civis
Em 23 de fevereiro de 1998, Osama bin Laden e Ayman al-Zawahiri do Jihad Islâmico do Egito instituíram a fatwa sobre a bandeira da Frente Islâmica Mundial pela Jihad contra os judeus e os crusados dizendo que "matar americanos e seus aliados, civis e militares é um dever individual de todos muçulmano capaz de fazê-lo." Apesar de nenhum dos dois possuírem credenciais islâmicas, educação ou estatura para instituírem uma fatwa de qualquer tipo, isto parece ter sido desconsiderado no entusiasmo do momento. Este também foi o ano do primeiro ataque de grande porte atribuído à Alcaida, o bombardeio à Embaixada dos Estados Unidos em 1998 na África do Leste, resultando em um total de trezentos mortos. Em 1999, o Jihad Islâmico do Egito uniu-se oficialmente à Alcaida, e al-Zawahiri se tornou um confidente íntimo de bin Laden.
[editar] Ataques de 11 de setembro
Após os ataques de 11 de setembro atribuídos por autoridades à Alcaida, os Estados Unidos começaram a constituir forças militares e a se preparar para atacar o Afeganistão (cujo governo protegia a organização de bin Laden) como resposta. Nas semanas que precederam a invasão dos norte-americanos, o Talibã ofereceu por duas vezes entregar bin Laden para um país neutro para que fosse julgado, com a condição que os Estados Unidos provassem a culpa de bin Laden nos ataques. Os Estados Unidos, entretanto, se recusaram e logo depois invadiram o Afeganistão, e, junto com a Aliança Afegã do Norte, depuseram o governo Talibã.
Como resultado desta invasão, os campos de treinamento do Talibã foram destruídos e muito da estrutura de operação atribuída à Alcaida foi desmantelada, apesar da forte resistência que permaneceu no país e do fato de seus líderes principais, incluíndo bin Laden, não terem sido capturados. O governo norte-americano agora afirma que dois terços dos princiapis líderes de toda Alcaida de 2001 estão sobre sua custódia (incluindo Ramzi bin al-Shibh, Khalid Sheikh Mohammed, Abu Zubaydah, Saif al Islam el Masry, e Abd al-Rahim al-Nashiri) ou mortos (incluindo Mohammed Atef), apesar de alertar que a organização ainda existe e batalhas entre as forças dos Estados Unidos e o Talibã ainda continuam.
[editar] Actividade no Iraque
Osama bin Laden primeiro se interessou pelo Iraque quando este país invadiu o Kuwait em 1990 (o que levantou preocupações sobre o secular governo socialista iraquiano incluir em seu alvo a Arábia Saudita, pátria de bin Laden e do próprio Islã). Em uma carta enviada ao Rei Fahd da Arábia Saudita, bin Laden ofereceu mandar um exército de mujahideen para defender a Arábia Saudita [7].
Durante a Guerra do Golfo, os interesses da organização se dividiram entre a rebeldia contra a intervenção das Nações Unidas na região e o ódio ao governo secular de Saddam Hussein, expressões de preocupação pelo sofrimento pelo qual o povo islâmico no Iraque vinha passando.
Bin Laden se referia à Saddam Hussein (e aos Baatistas) como o mal, um adorador do demônio ou capeta, em seus discursos e gravou e escreveu pronunciamentos, pedindo ao povo do Iraque que o depusesse. Apesar do destrato que Osama bin Laden e Saddam Hussein tinham um pelo outro, relatórios públicos documentaram vários supostos contatos entre as suas organizações. Investigações oficiais feitas pela NSA, CIA, DIA, FBI, e o Departamento de Estado Norte Americano, a Commissão de 11 de setembro, e o Comitê de Inteligência Seletiva do Senado levaram a maioria dos analistas a concluir que há evidências de relações corporativas entre eles.
Durante a invasão do Iraque de 2003, a Alcaida teve um interese formal maior na região e dizem que foi a responsável por organizar e ajudar ativamente a resistência local nas forças de coalizão de ocupação e a democracia emergente. Durante as eleições iraquianas em janeiro de 2005 a Alcaida se responsabilizou por nove ataques suicidas em Bagdá, capital daquele país.
Abu Musab al-Zarqawi, fundador da Jama'at al-Tawhid wal-Jihad e suposto aliado da Alcaida, se juntou formalmente à Alcaida em 17 de outubro de 2004. A organização começou a adotar o nome de "Alcaida na Terra entre os dois Rios: Iraque", ao invés do antigo nome Jama'at al-Tawhid wal-Jihad. Na fusão al-Zarqawi declarou lealdade à Osama bin Laden.
[editar] Papéis do Harmonia
Documentos resgatados da Alcaida tornaram-se públicos recentemente, saindo do banco de dados Harmony e viraram assunto de um estudo publicado pelo Ponto Oeste intitulado Harmonia e Disarmonia: Explorando as Vulnerabilidades Organizacionais da Alcaida. (ver link nas ligações externas). Estes papéis dão uma visão interessante da história do movimento, sua organização estrutural, as tensões entre os líderes e as lições aprendidas.
Um escritor da Alcaida concluiu que uma das lições aprendidas é como a influência do pensamento secular Baatista distorce a messagem do Jihad. Ele aconselha o movimento a não permitir que a mensagem do Jihad seja influenciada pela mensagem Baati iraquiana.


Disse “No nosso caso, aqui no nosso pequeno país, restará alguma coisa do que pode ser considerado uma nação?
Quem minou e torpedeou?”

A geração de Abril???

quarta-feira, janeiro 30, 2008  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!