Assimetrias ou as novas guerras assimétricas
ISP e a CEE
Notícias acerca das assimetrias
A Venezuela vai aplicar um novo imposto sobre os “lucros extraordinários” das empresas petrolíferas, que se aplicará quando o preço do petróleo no mercado global ultrapassar USD 70/barril. A medida será escalonada: 50% sobre o lucro de exportação obtido com o barril custando mais de US$ 70 e menos de US$ 100, e de 60% quando o preço superar US$ 100, explicou à Agência Bolivariana de Notícias (ABN) Angel Rodríguez, o presidente da comissão legislativa que analisa o tema. O imposto afectará as exportações de petróleo de empresas estrangeiras que operam no país e da estatal venezuelana, PDVSA. Fontes: MRA/Agências
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou ontem a nacionalização imediata de toda a indústria de cimento do país. Chávez, num discurso televisivo, disse que o seu governo não pode permitir que as companhias privadas exportem o cimento que é necessário para atacar o grave problema habitacional da Venezuela. As reacções não se fizeram esperar.
O Governo do México convocará o embaixador da Venezuela no país, Roy Chaderton, “para conhecer o alcance e natureza das declarações do presidente” venezuelano.
Os países que cobrem impostos sobre os combustíveis acima de 400 euros por 1000 litros no gasóleo e de 500 euros na gasolina, como é o caso de Portugal, não poderão aumentar as taxas até 2015, de acordo com uma proposta apresentada pelo Parlamento Europeu. Se a proposta for aprovada, o que poderá ocorrer durante a presidência francesa no próximo semestre, Portugal será impedido de subir o imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) até 1 de Janeiro de 2015. Fonte: Diário de Notícias
Notícias acerca das assimetrias
A Venezuela vai aplicar um novo imposto sobre os “lucros extraordinários” das empresas petrolíferas, que se aplicará quando o preço do petróleo no mercado global ultrapassar USD 70/barril. A medida será escalonada: 50% sobre o lucro de exportação obtido com o barril custando mais de US$ 70 e menos de US$ 100, e de 60% quando o preço superar US$ 100, explicou à Agência Bolivariana de Notícias (ABN) Angel Rodríguez, o presidente da comissão legislativa que analisa o tema. O imposto afectará as exportações de petróleo de empresas estrangeiras que operam no país e da estatal venezuelana, PDVSA. Fontes: MRA/Agências
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou ontem a nacionalização imediata de toda a indústria de cimento do país. Chávez, num discurso televisivo, disse que o seu governo não pode permitir que as companhias privadas exportem o cimento que é necessário para atacar o grave problema habitacional da Venezuela. As reacções não se fizeram esperar.
O Governo do México convocará o embaixador da Venezuela no país, Roy Chaderton, “para conhecer o alcance e natureza das declarações do presidente” venezuelano.
A Secretaria de Relações Exteriores “fará tudo o que esteja a seu alcance para proteger os interesses legítimos das empresas mexicanas no exterior”, informou a Chancelaria mexicana em comunicado.
O grupo mexicano Cemex é o maior fabricante de cimento e betão da Venezuela, onde possui três fábricas com uma capacidade de produção de 4,6 milhões de toneladas de cimento ao ano, e gera empregos directos e indirectos para cerca de 3.000 pessoas, segundo dados da empresa. Fontes: MRA/Agências

21 Comments:
O choque do petróleo é para continuar em 2008. O mercado volátil e altamente especulativo desta matéria-prima tornam muito arriscado fazer previsões, mas instituições como a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu estão à espera, para já, que o preço médio do barril de Brent ronde os 90 a 91 dólares em 2008.
Para além disso há o factor especulativo combinado com a queda do dólar, que tem levado inúmeros investidores a migrar para o mercado do ouro negro para compensar a forte perda de valor da moeda norte-americana. O principal factor que poderá contribuir para o arrefecimento da escalada do crude é a ocorrência de uma recessão nos Estados Unidos.
Há medidas que se deveriam implementar para que as pequenas e médias empresas pudessem competir com empresas similares e concorrentes nacionais e estrangeiras. Uma das medidas seria, além da baixa do ISP, a obrigatoriedade das gasolineiras comunicarem semanalmente os preços dos combustíveis ao ministério da economia e os mesmos serem também publicitados nos principais jornais nacionais promovendo com isso a livre concorrência entre as mesmas. Sabendo nós que em determinada bomba os preços seriam os mais baixos do concelho é óbvio que iria muito mais gente abastecer nessa estação provocando uma corrida ao preço mais baixo pelas outras estações!Há mais medidas que se poderiam tomar para beneficiar o vulgar cidadão e principalmente as PME´s promovendo a manutenção do emprego e evitando mais encargos para o estado com o aumento do desemprego!
A falácia deste gesto é tanto como o gesto das gasolineiras orquestradas em subir rápidamente o preço do litro de gasolina ou gasoil assim que o crude sobe em periodos de 24 horas , no entanto verifica-se hoje que a cartelização ainda não baixou o preço desde a subida vertiginosa da semana passad embora o crude já esteja a baixo dos 100 dólares continuamos a pagar o prço atingido no valor para entregas futuras de 108 dólares o barril , cabe aos revendedores exigir das gasolineiras tambêm um olhar para quem os ajuda (revendedores) a fim de os preços estarem actualizados pelo menos ás 24 horas das quedas ou subidas , assim seria justo para ambas as partes , quanto à questão do ISP não se preocupem ele não vai descer muito a não ser aquando das eleições , no entanto mesmo que baixe muito nunca será ao nivel da espenha que sempre teve combustiveis mais baratos que os nossos , havia até a fábula dos espanhóis terem gasolina mais fraca que a nossa , nada mais tolo , a questão foi é e será que em espamha a carga fiscal em geral é menos pesada que a nossa e toda a gente paga de bom grado uma vez que tambem recebe contrapartidas disso e as multas são tão pesadas que não compensa não dar um pouco se por azar se tiver de pagar muito , mas o zé é parvo e continua a quere dar uma de xerife de notingham , pena que por cá não há um robin dos bosques , para terminar digo que em Lisboa ás 4ª feiras a repsol do hipódromo de lisboa retira 5 centimos ao litro em todos os combustiveis 10 paus na moeda antiga e nem por isso lá vejo grandes filas ,afinal a malta tem é muito caroço .
Esta malta são todos uns gatunos que só querem ganhar dinheiro às custas da ignorância das pessoas. Basta fazer as contas para entender que não há justificação para um aumento destes nos últimos tempos.
A geração de biocombustíveis actuais pode até ter um ciclo de emissões globais de gases de efeito de estufa superior aos combustiveis fosseis! A dependencia continua a ser mantida, por exemplo a produção do biodissel no caso da martinfer, todas as semetes se óleo de palma (a principal matéria prima) são importadas! Tudo este dinheiro poderia ser bem investido, mas não assim apenas vai para o bolso de meia duzia de empresas de biodissel e não vai resolver problema nenhum serão agrava-lo
A empresa onde trabalho tem 5 camiões e todos eles abastecem em Espanha. São cerca de 300.000€ ano que ficam em Espanha. Agóra imagine-se as grandes frotas a fazerem o mesmo. Se o governo é indiferente onde os transportistas deixam o seu dinheiro, depois é ver os Espanhois a crescerem e os Portugueses a alimentarem-lhes os bolsos. Politicas de mercearia é o que eles andam a fazer
Pois é eu so ponho gasolina espanhola,compro gas em espanha ,faço a compra do mes em espanha,e isto que portugal esta a ganhar,termos de ir ao estrangeiro para fazer compras
O Estado português perde anualmente em receitas de imposto sobre os combustíveis, pelo menos, entre 67 e 101 milhões de euros com o desvio do abastecimento para Espanha
Contas mal feitas!!!Porque todo e qualquer cidadão a viver cá quando vai a Espanha trás desde os combustíveis até aos palitos uma vez que tudo é mais barato.Portanto o melhor é começarem a olhar por nós em vez de estarmos a encher os bolsos das firmas e das finanças espanholas.
Então a UE vai pôr um processo em tribunal contra Portugal por causa do IA (imposto automóvel) e o IVA incidir sobre este, chamada dupla tributação, e o mesmo acontece nos combustíveis e não fazem nada? Neste artigo está de forma explicita esta dupla tributação. Será que a União Europeia é composta de cegos? Para quando acabar com esta pouca vergonha?
A política fiscal do Governo revela uma obsessão ingénua com um (suposto) aumento das receitas. É uma política boa para o Governo, mas desastrosa para o Estado. Descura completamente a perda terrível que o Estado português tem com esta carga fiscal pesadíssima. Os valores apontados – que certamente não pecam por excessivos – apenas respeitam ao que se perde em impostos por os abastecimentos serem feitos em Espanha. E o que se perde com as falências endémicas de gasolineiras na raia, que praticamente já não existem? Quanto custa o desemprego das pessoas que nelas trabalham? Quanto perde a segurança social com a diminuição das contribuições? Quanto diminui o consumo por virtude do desemprego? E quanto ao que o Estado português podia ganhar se, em vez de incitar à compra de portugueses na Espanha, incentivasse a compra de espanhóis em Portugal, com um imposto sobre combustíveis competitivo? Mas há mais. Não é só nos combustíveis que o Estado perde. Comprar um carro novo, por exemplo, é muito mais barato na Espanha do que em Portugal. Num carro de 50.000,00 euros, a diferença é de mais de 10.000 euros!!! É um autêntico roubo. Daí que muitos portugueses da raia, e não só, estejam a optar por comprar carro (novo ou usado) na Espanha. Ou seja, preferem pagar ao Estado espanhol um valor de IVA razoável, do que pagar ao Estado português o roubo que representam os 21% de IVA e o valor colossal (perto do do IVA) de IA. Consequência: muitos stands de automóveis raianos já tiveram o destino das gasolineiras e outros vão ter; o Estado português perde, directamente, em impostos e, indirectamente, nos postos de trabalho que se perdem em Portugal e criam na Espanha e em tudo o que isso significa. Ao invés, o Estado espanhol ganha. Isto tudo para não falar da repercussão do valor do IVA português em toda a nossa economia. Desde que o IVA português deixou os 17%, um cilindro gigante limpou a raia portuguesa.
Esta politica de impostos sobre os combustiveis é excelente para a economia espanhola. Ou seja tanto querem ganhar com os impostos que no final contas bem feitas até acabam por perder. A fronteira de Portugal com Espanha é estensa e esta politica afecta toda a zona de fronteira, de um lado temos os espanhois a prosperar do outro os portugueses cada vez pior. O governo devia fazer bem as contas, porque com estes impostos são prejudiciais para a economia.
Socrates bem avisou que sua prioridade era Espanha, por isso nao resta duvida alguma que este governo esteja a governar a favor dos espanhois e nao dos nos portugueses. O prejuizo e muito mais que isso se tivermos em conta as bombas que fecham acumulando desempregados e quando vamos a Espanha nao so atestamos os depositos como o tronco carregado de mercadorias, tudo a bem da nossa familia. Obrigado PS por dares oportunidade de escolha a minha familia de bastecer as suas casas e automeveis em Espanha.
Esta descoberta só peca por atraso!!! E tem consequências muito graves, pois todo o comércio que se encontra a menos de 100Km da fronteira não tem condições de sobreviver. Eu fico pasmado como o governo português continua a fingir que tudo vai bem. Eu já nem acredito que eles estejam a cobrar muitos impostos, pois empresa que não factura não tem iva a entregar ao estado. EU PEÇO ENCARECIDAMENTE QUE HAJA UMA MENTE ESCLARECIDA QUE MOSTRE AO SR.TEIXEIRA DOS SANTOS (DOUTOR?) OS EFEITOS PERNICIOSOS DA POLITICA QUE ESTÁ A IMPLEMENTAR. ATÉ UM LEIGO NA MATÉRIA COMO EU PERCEBE, QUE O QUE SE ESTÁ A FAZER É SIMPLESMENTE A DESTRUIR O TECIDO EMPRESARIAL PORTUGUÊS E QUE ISSO TEM CONSEQUÊNCIAS IRREPARÁVEIS NO FUTURO DOS PORTUGUESES. OS MEUS AGRADECIMENTOS ANTECIPADOS A QUEM O FIZER.....
Ainda bem que temos Espanha tão perto seja para os combustíveis seja para todos os outros produtos que possam compensar adquirir lá. Cada vez que sinto que estou a "tirar" dinheiro aos cofres da mafia Portuguesa (Ministério das finanças) é um prazer quase indescritível, viva Espanha!!!!
Mais uma prova provada que o nossos governantes estão a desgovernar muito bem. "Parabenizo" (coisa tão engraçada!)os nossos deificados mestres "ecónomos" pela sapiência da sua eminente sabedoria. (O Zé será sábio na altura própria).
Qto maior for o deposito de um veiculo, maior e a compensacao de fazer o desvio certo por Espanha. Sempre que posso faco, e digo que tiro grandes compensacoes por o fazer. Ate na Belgica que a media dos vencimentos e superior em 3-4 vezes ao Portugues os combustiveis sao mais baratos. Continuem assim que qq dia, todo o pessoal especializado pira-se daqui, ficando este bonito pais entregue aos corruptos e incompetentes, forcando a existencia de um ambiente profissional deprimente e adverso.
100 milhões de € são apenas 1% da venda de combustiveis em Portugal, disse o pobre ministro das finanças português. Teixeira dos Santos vê NISTO UMA BAGATELA. Já disse uma vez e repito-o Teixeira dos Santos sabe onde ir buscar estas "massas" quando precisar. As "massas" por enquanto ainda não se importam. De qualquer forma é preciso ter lata para dizer que 100 milhões de Euros, não são importantes. Com estas e afirmações do mesmo teor, Teixeira dos Santos sabe que terá sempre emprego garantido.
No creo que el hecho de que muchos portugueses pasen la frontera para abastecerse de gasolina en España justifique el título del artículo con el ya tópico "De Espanha nem bom vento, nem bom casamento" Por cierto, ignoro si en portugués, pero en español la coma tras la palabra "vento", sobra.
Para já não são 100 a 150 litrso de combustivel por ano, são milhares de litros , quicá milhões.O titulo " nem bom vento nem bom casamento " é no minimo infeliz .Quando ao resto , infelizmente , não é só o combustivel que se deixa de comprar cá , com a consequente perda de impostos , porque para isso o Governo já arranjou uma "solução Milagrosa " , vai aumentar a carga fiscal sobre os combustiveis.São também os automóveis que cada vez mais se veêm nas estradas de Portugal com matricula Espanhola , são as empresas que muitas delas são constituidas em Espanha , onde inclusivamente são apoiadas pelos fundos comunitários , com menos burocracia que em Portugal.Os produtos alimentares são taxados a 5% enquanto alguns em Portugal são a 21% , por isso cada vez mais se veêm , carros espanhóis de empresas espanholas a vender em Portugal.Enfim um número infindável de situações que os tristes governantes que nos desgovernam , teimam em não ver.E então talvez a solução seja a INTEGRAÇÂO DE PORTUGAL EM ESPANHA , como diz Saramago , e , podem crer , que se houvesse um referendo talvez os resultados fossem bem elucidativos e contribuissem para que os nossos politicos tomassem consciência do que estão a fazer por este , ou contra este País!
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