sexta-feira, abril 25, 2008

Santana Lopes atalhou travessia do deserto

"Pedro Santana Lopes ambiciona regressar à liderança do PSD. E no partido há quem o veja como um possível sucessor de Luís Filipe Menezes, e até capaz de derrotar José Sócrates nas legislativas de 2009. O problema é que se o PSD optar pelo ex-primeiro-ministro Santana vai apostar num líder que o País já rejeitou - de uma forma clara e só há três anos.

Nas eleições de 2005, o PSD obteve um dos seus piores resultados de sempre. Chamados às urnas para julgar o efémero Governo de Santana (que sucedeu a um Durão Barroso tentado pela presidência da Comissão Europeia), os portugueses foram explícitos: o PS venceu com o seu melhor resultado de sempre e pela primeira vez um primeiro-ministro socialista teve mesmo a oportunidade de governar com uma maioria absoluta.

Na hora da derrota, Santana Lopes disse que ia "andar por ai". Mas não se ficou por aí e regressou rapidamente. Primeiro para líder parlamentar do PSD de Menezes, agora como candidato a presidente do partido.

Foi uma travessia do deserto exageradamente curta.

Mesmo que triunfe e consiga ir a votos contra Sócrates soará sempre a uma tentativa de desforra. Demasiado arriscada. Para ele, para o PSD e, sobretudo, para o País
."

Editorial do DN

Divulgue o seu blog!