Sarkozy não pára de surpreender, parece bipolar, neste caso merece aplauso
Serei um firme opositor a qualquer acordo que não atenda aos interesses da França”, disse o chefe de Estado francês, num discurso perante o Congresso da principal federação sindical agrícola francês, a FNSEA, em Nantes.
O presidente argumentou que depois de mais de sete anos de negociações “o flagrante desequilíbrio [das negociações] deve provocar uma reflexão mais profunda no seio da União Europeia (UE) mas também na OMC, sobre o futuro das decisões, porque é difícil continuar como se nada tivesse acontecido”.
“Digo as coisas da forma mais clara: nesta negociação internacional, quero reciprocidade, quero equilíbrio”, insistiu Sarkozy, revelando ter escrito uma carta ao presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, para lhe recordar a “linha” que se propõe defender.
Sarkozy, cujo país assumirá a presidência rotativa da UE no segundo semestre deste ano, não quer que a Europa seja “ingénua”, deixando uma pergunta no ar:
“De que serve construir uma política agrícola se a Europa renuncia a defender sua agricultura de produção e a sua alimentação, se renuncia proteger a qualidade sanitária e o ambiente quando todos os demais se defendem e se protegem?”
A União Europeia também não pode ignorar as medidas “dos governos brasileiros e americanos para apoiar, por meio de um dumping fiscal sem precedentes, o desenvolvimento de certos biocombustíveis”.
Na carta a Durão Barroso, Sarkosy exigiu uma “verdadeira reciprocidade no acesso aos mercados” e considerou ser “altamente preocupante” o desequilíbrio das concessões recíprocas contra os interesses europeus quer nos sectores agrícola e industrial, actualmente em fase de negociação, quer no abandono dos temas a negociar sobre os serviços, normativos e os direitos sobre o mapeamento do planeta via satélite.
MRA/Agências
Barroso vai ser entalado e o nosso muito pouco ministro da nossa muito pouca agricultura e pescas; " se não está satisfeito emigre", igual.
A Alemanha está a ser desafiada e ainda bem.
A ver vamos se são só palavras...
20 Comments:
Os inimigos de Socrates, estão nos desempregados, no não investimento naciona e estrangeiro, numa profecia de hoje do FMI de que subiram 25% as possibilidades de crise internacional (logo nacional) a inflação galopante (deque perdeu o controlo) as inaugurações de primeira pedra (pedra e cimento e uma lápide) o anuncio em duplicado e triplicado de investimentos, a incapacidade de fazer reformas (vão passados 3 anos) de remodelar o governo(cada idiota) ainda à preciso mais inimigos? sim a descida de 1% do IVA, para daqui a 3 meses a borrada total! Alguem vai sentir no bolso o 1%? serviu, para o ministro das finanças e o Socrates irem à televisão dizerem umas patacuadas e os economistas criticarem de forma acentuado disparate! Hoje no correio, alguem escreve que os 500 milho~es eram melhor, para não sacar IRS aos reformados com 600euros e outras medidas de caracter social, que o socialismo de treta de Socrates esqueceu........se fosse mais moderado nas suas avaliações, não tinha necessidade de ler estas verdades duras.........
O eng.Sócrates tem muitas hipóteses de um segundo mandato, mas convenhamos que não será por mérito próprio. Será, por demérito da oposição. Será considerado o melhor dos (maus) candidatos.Para mim o problema não é o eng. Sócrates ter dificuldades neste ou naquele cenário, não é ter este ou aquele Pm. O meu problema é o país, que não arranca nunca, nem com choque fiscal, nem com choque tecnológico, nem com empresas na hora, nem com PIN's, nem com déficite de 2,6.Um país sem recursos económicos significativos e que já chegou ao clube dos países desenvolvidos(?!) só arrancará quando a diferença entre ricos e pobres começar a diminuir. Tudo o resto é treta.
"Um país com 0% de desemprego não tem viabilidade para se desenvolver, precisa de uma bolsa de desemprego de 10%, no mínimo". Lembram-se destas afirmações da oposição do PSD ao governo do Engº Guterres?!!!. Não se lembram? Afinal no que ficamos, umas vezes convém desemprego, outras emprego, afinal qual é a filosofia de governo destes "MARAVILHOSOS NEO-LIBERAIS" do PSD?.... tudo vale para enganar o ZÉ, e, ainda não chegamos à concretização dos 10%....mas se entregarmos a gestão politica aos ditos lá chegaremos, apesar de já termos "visto" o que é que eles queriam, MÃO DE OBRA BARATA DA POPULAÇÃO E GORDOS LUCROS NAS CONTAS BANCÁRIAS DELES!!!
O problema nao e o PM Socrates.Obviamente -mesmo com as "maos atadas"- ele esta focado nos grandes problemas do Pais.E senao for ele, sera um outro.E questao de tempo. Nem e o Pais.....e lindo! O problema sao os PORTUGUESES........a maioria!!!!! que nao teem o engenho de perceber as suas mazelas e muito menos de como resolve-las!!!! E ver os jornais, e ver as televisoes e ouvir os partidos da oposicao! E um cacarejar constante,uma cacofonia inconsequente! Um redupiar de catavento sem norte.Todos querem e demandam tudo..ontem, a mistura com denuncias ,insinuacoes quando nao insultos suezes. Pouco interessa se esta "originalidade" nao tem paralelo na Europa.Como justificacao um simples "Sim..Porque sim" basta! .Para que preocuparem-se com a (falta de ) educacao...e problema da(o) Ministro.Para que o preocuparem-se com o despesismo das Camaras aos Ministerios ...O Estado paga!Porque interrogarem-se se ha insuficiencias no ensino ou se teem o dobro dos professores necessarios,muitos deles os mais bem pagos da Europa!Porque interrogarem-se porque e que os ricos quase so invsetem em supermercados e a fazer estradas.Porque todas estas preocupacoes se temos o Estado -ou Ministros- a quem podemos acusar de tudo e tudo lhe exigir.....mesmo quando muitos nem sequer teem a consciencia de que pouco ou nada dao em troca a nao ser uma mao estendida, e ou uma "lingua afiada".
Sr. Silva a sua conversa é daquelas que costumamos dizer que não tem tom nem som! Sabe quem estende a mão é o governo para metê-la cada vez mais fundo nos bolsos dos portugueses! Já que rouba, poderia fazer como o Zé do Telhado que roubava aos ricos para dar aos pobres. Mas estes fazem ao contrário, roubam aos pobres para pouparem os ricos.
Pois, Senhor Conselheiro de Estado (continuará como Conselheiro, apesar de vir a ser CEO da Mota?), é com alguma incredulidade que vemos o Senhor Dr. Coelho ter uma atitude idêntica à Rainha Maria Antonieta: "se não têm pão, comam brioche"! Sugiro às élites de que o Dr. Coelho faz parte, encontrem outro povo eleito por V. Exas. Com o povo português, não se safam...
Mas qual sucesso dum país... As empresas e as famílias estão agora mais pobres, as pessoas andam deprimidas, a carga fiscal (directa e indirecta) é mais pesada que nunca, o Estado é dos últimos a honrar os compromissos de bom pagador, a confiança para fazer investimentos (PME's - bem entendido)é das mais baixas de sempre... eu sei lá mais quantas coisas. O sucesso de um país passa por aqui. Já agora, boa estratégia esta de baixar!!! o IVA 1% e as pessoas acharem que é pouco, assim quando mais próximo das eleições voltarão a baixar mais 2% ou 3% e já ninguém pode utilizar o argumento de não criar impacto real na economia.
Sucesso? Função Pública - contínua ausência de qualidade, RTP - autêntica caixa de ressonância ( os únicos préstimos para que são "dotados" ) do gov, informação desacreditada sobretudo depois da "exemplar" e subserviente entrevista ( qual conversa em família ) feita ao Zétangasocrates, Dren - com honrosas excepções mas um coito de delatores pró PS, sucesso? Quanto à sua colaboração com o PLURAL DE, coisa ( plural ) que no seu partido provoca "engasganços" depois, boa viagem and get lost Jorgezelotacoelho, Membro do Conselho de Estado. Já era tempo de se renovar o ambiente!
Vou ter muitas saudades de ouvir e depois meditar sobre as opiniões sempre isentas deste nosso "ilustre" conselheiro! Faço ideia quanto irá auferir em mais este tacho e terá mais tarde de certeza mais uma reforma.
Estou preocupadíssimo pelas consequências que a saída do Sr. Conselheiro trará ao esclarecimento político da situação do país. Sim, porque far-nos-á falta a análise sempre inteligente, indepedente, lúcida, esclarecida... e não sei que mais dos comportamentos, evoluções, situações, denunciações e não sei quantos mais ões do espectro político português. Acredito que este nosso conselheiro vai ter muito sucesso noutro tipo de actividade. Ms é uma pena vê-lo partir... é que agora não fica ninguém para me fazer rir..... E esta hein!...
Pois é Sr.conselheiro sempre isento! Mas sempre a defender o este governo.Estes ditos socialistas que só governam para os ricos.A classe a que o sr. pertence.Já agora podia ter informado, os seus fieis leitores, qual é a reformita, que leva para casa ao fim do mês,para comparar com aqueles que descontaram para a Segurança Social, mais de quarenta anos, e lá se governam com quatrocentos euritos.Então os motivos profissionais, é um tachito na Mota Engil.Grande jogada dessa empresa! Sempre vai ter a possibilidade de ganhar mais umas (Obras Publicas)Estes politicos sempre muito competentes nuncas criam empresas próprias, para ajudar a criar postos de trabalho para acabar com o desemprego em Portugal,tem sempre um lugar num grande grupo económico.Ainda falam as más línguas do tráfego de influências.Não vai deixar muitas saudades porque as suas opiniões iam sempree no mesmo sentido.Boa viagem.
Então ele vai dedicar-se aos negócios? Faz muito bem! Vou sentir saudades. Trocaram-no por um COMPANHEIRO! Isto vai ficar CHATO, esta coluna tem tantos anti "camaradas" e tantos pró "companheiros", parece, que pelo menos aqui, o DOUTO LUIS FILIPE, pode racionalizar alguns, para os "lançar" noutras "andanças". Esteja tranquilo que eu pertenço ao CLUBE (ao seu ou ao deles)pertenço a uma casta de independentes, não gosto de bola, não gosto de pseudo-politicos, nem de "partidos", gosto mesmo é deste PAÍS que nunca mais se decide a substituir estes ALDABRÕES que se AUTO-INTITULAM de ÉLITES, mas na realidade o que pretendem é mamarem a teta do ORÇAMENTO!
A bem paga equipa do Bdp, liderada pelo camarada Governador Constâncio, não tem feito aquilo que devia fazer permanentemente: supervisão bancária. Perdeu a confiança de muita gente neste País e só voltará a ganhá-la com um novo Governador ou Governadora. Ganham bem demais (mais que na América) para o que não fazem !
gostava sobretudo de salientar que a banca tem gozado de uma liberdade exagerada. Repare-se, por exemplo, na publicidade enganosa na televisão: aplicações com juros de 10 e mais por cento, pagamento das despesas da casa, do seguro do carro, etc. A Deco já tem protestado, mas sem resultados. Eu não vejo esta prática em Espanha. E a publicidade serve apenas de exemplo. Muitas pessoas, a propósito do caso BCP têm pedido o lugar de Vitor Constâncio. Mas não são as pessoas que estão em causa. São as practicas, é a impunidade a que a banca se habituou no nosso país.
Este governo esteve sempre virado à esquerda" no que respeita aos métodos ilusionistas e propagandistas (powerpoints e comícios no telejornal das 20h) das medidas que tomou...(ex. O Sr. PM vir dizer que a redução de 1% vai ajudar os desfavorecidos e os pobres - INCRÍVEL CHIQUITO...e isto ninguém comenta ??? Foi dito pelo Sr. PM com todas as letras)...O défice é mais uma questão ilusória...a ministra Ferreira Leite também manteve os défices nos 3% e não nos 6,5% que ilusoriamente anunciavam... O défice "real" nunca existiu, é mais uma ilusão propagandista (o défice é o valor que se atinge e apresenta na UE), o que devia ser analisada era a forma de chegar aos 3%. No caso Sócrates a forma (para além de algumas receitas extraordinárias) foram o aumento de receitas de impostos. A despesa (aquilo que deve nortear o controlo do défice) essa sempre aumentou, nunca diminuiu nem com Cavaco, Guterres, Durão, Santana e Sócrates!!!!
Mas não é verdade que este País está como está graças a estes Politicos? Não é verdade que estes politicos não sabem como funciona uma empresa e como cumprir objectivos? Não é verdade que entraram na politica nas escolas( Juventudes Partidárias) e fizeram carreira sem esforço? Não é verdade que estes politicos não sabem o peso da responsabilidade quando gastam milhões. Finalmente, todos estaremos de acordo que estes politicos saltam para as privadas e para lugares de topo sómente para utilizarem as redes de influencia, e já bem governados. Não defenda quem não merece ser defendido, em especial quando nós todos sentimos este Portugal derrotado e a saque . Eu não votei para lapidarem Portugal e colocarem os Portugueses na miséria , por isso digo BASTA FORA COM ELES E AFINS.
È evidente que é triste toda esta coisa da passagem dos políticos para a privada quando sabemos que por exemplo os tais políticos não sabem o peso da responsabilidade quando gastam milhões para nada.Só que andamos nisto há não sei quanto tempo e para mudar esta vergonha nada se faz.Como é?
Vejo que se esqueceram do Sr. Vara, o homem que passava as portagens da Ponte que Salazar construiu, sem pagar e que criou agitação para contestar o Governo de Cavaco Silva. Chegou a Vice Presidente da CGD através da política. Não o mencionam porque o acham secundário relativamente aos citados?
E olhem que a essa lista ainda pode juntar mais alguns, tudo boa gente, tudo gente capaz, tudo gente que "trabalha" para o bem estar dos outros, sem qualquer outro tipo de interesse!!! Digo mais, isto está a precisar de gente SÉRIA, COM ÉTICA E COM VALORES. Não são estes com certeza pois os resultados estão há vista de todos, no enanto todos eles e os seus nunca estiveram tão bem na vida. A verdadeira reforma está por fazer, e que é quanto a mim escorraçar todos estes chico-espertos para bem longe, no entanto, antes há que responsabilizá-los e obrigá-los a repor tudo que roubaram. Não é possivel um país desenvolver-se com tantas assimetrias, e não tenham dúvidas que quando as "avaliações e os méritos" entrarem realmente em vigor, então as assimetrias começarão a ser ainda maiores. Estaremos cá para ver!
Não brinquem com coisas sérias.Eu bem gostaria de ver gente boa da privada a gerir coisas publicas.Até porque o ordenado não é o essencial ,como se mostrou(mal)com Paulo Macedo.Mas, os nomes que indica, são de pessoas que num percurso normal nas empresas privadas,o mais provável seria nunca chegarem ao topo.Que favores terão feito enquanto estavam no poder? Na actual equipa das Finanças, salta à vista que secretários e assessores estão lá a defender os bancos e que serão premiados quando regressarem...
Enviar um comentário
<< Home