sexta-feira, abril 25, 2008

Sem futuro

"Depois das três derrotas encaixadas pelo Benfica, duas das quais perturbantes pela forma como foram protagonizadas (Académica e Sporting), Luís Filipe Vieira vem desvalorizar a luta pelo 2.º lugar na Liga e o acesso directo à Champions, com o argumento de que é preciso preparar o futuro.

Vieira está perdido e agarrado ao poder. Recusa-se a reconhecer as suas responsabilidades e continua a procurar espaço para prosseguir a sua “fuga para a frente”.

Ao desresponsabilizar os jogadores e a equipa técnica para o resto da temporada, o presidente dos encarnados comete um erro crasso. A voz da exigência que se ouve para todas as questões do futebol português cala-se quando estão em causa os problemas e as necessidades do Benfica. Este é um ponto importante: a cultura de desresponsabilização interna é uma chaga que consome a matriz do futebol dos encarnados.

Não interessa ao presidente determinar as causas que levaram o Benfica a uma situação de latente insustentabilidade. Não interessa contabilizar o número de jogadores que foram mal contratados nos últimos anos; não interessa questionar o tipo de treinadores que foram achados para resolver, artificialmente, problemas estruturantes; não interessa apurar o resultado do “investimento” realizado em torno das funções desempenhadas por António Carraça; não interessa concluir a razão pela qual Camacho se fartou do Benfica; não interessa sequer discutir o motivo – indiscutivelmente fracturante – por que Rui Costa, ainda a jogar, foi lançado para as funções de director desportivo, criando-se, com essa decisão, um ambiente de todo indesejável na cabina do Benfica; não interessa tentar perceber as razões que levaram Vieira a dar a mão a “importantes colaboradores” e depois abandoná-los, como se fossem peçonha. Nada disto interessa.

Interessa apenas voltar a criar a ideia de que… para o ano é que é. Com um futebol português entretanto saneado e higienizado. Com (todos) os adversários atrás das grades.

Vieira vai insistir no erro e o Benfica vai continuar a pagar a factura. Até quando?

Entretanto, o Sporting continua a dormi
r."

Rui Santos

Divulgue o seu blog!