quinta-feira, maio 15, 2008

Assaltados na bomba

"Em 135 dias deste ano os automobilistas portugueses já sofreram 15 aumentos dos combustíveis. A justificação das petrolíferas, que batem recordes dos lucros, para tantas subidas de preços assenta na variação do petróleo em dólares.

Como nós pagamos em euros, que também têm aumentado face à divisa americana, a desculpa parece pouco consistente e a prova é que quer o gasóleo quer a gasolina têm subido a um ritmo que é quase o dobro do aumento do preço do petróleo em euros.

Outra estranha curiosidade nos aumentos é serem concretizados frequentemente à quarta-feira e por vários operadores. Se isto não é concertação de preços, é uma estranha coincidência, que talvez aconselhasse a Autoridade da Concorrência a pedir ajuda a investigadores com o perfil dos protagonistas da série televisiva ‘Ficheiros Secretos’. Na internet já circulam protestos dos consumidores perante aumentos tão drásticos e até se fala de boicote. Muitos portugueses conseguem protestar de forma eficaz porque vão a Espanha abastecer e poupam muitos euros. Outros fazem filas em estações de serviço de hipermercados onde poupam em média cinco cêntimos por litro. E há um protesto efectivo e forçado de muitos automobilistas que chegam a meio do mês sem dinheiro para abastecer o carro
. "

Armando Esteves Pereira

Divulgue o seu blog!