O outro lado do petróleo
"De repente, o mundo acordou para a teia do petróleo. Menos aviões no ar, bilhetes mais caros, menos peixe na doca, polícias sem verba para patrulhar, multinacionais a perderem lucros. Tudo isto reflecte as dúvidas do mundo moderno quanto ao futuro. Ninguém sabe bem que reservas ainda existem. As companhias não dão dados fidedignos e mesmo as mega-descobertas vão levar anos até jorrarem óleo. Também ninguém sabe se haverá capacidade financeira por parte das petrolíferas para explorar os recursos com a rapidez desejada. Nos mercados financeiros, a especulação está atirar o preço do crude para máximos históricos, cavalgando as previsões catastrofistas das casas de investimento. Para as famílias que enchem o depósito nada disto interessa. O fundamental, para eles, é a carga fiscal e as elevadas margens das petrolíferas. Aqui, há duas hipóteses de pensamento. Ou se corta impostos em nome da liberdade do mercado. Ou se mantém em prol da Saúde financeira do Estado. O problema é que nenhuma das duas resolve o essencial: a necessidade de termos outra racionalidade energética."
Miguel Pacheco
Miguel Pacheco
30 Comments:
O presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis está preocupado com o aumento dos preços? Quem ganha mais com estes aumentos? Não serão os revendedores de combustíveis e o estado (através do imposto de 60%)? Os combustíveis fósseis são uma das principais causas de degradação ambiental e agora são mais caros que nunca. A especulação financeira internacional é o resultado da política capitalista global que vem destruindo os recursos naturais, o ambiente e a solidariedade social. Cada vez mais notamos o crescimento das desigualdades entre ricos e pobres, o dinheiro invadiu todos os aspectos da vida e morreu o sonho de um acesso gratuito à saúde e à educação. O desenvolvimento sustentável é posto de lado para dar lugar à competitividade feroz e ao darwinismo social. Nunca antes a humanidade presenciou um tão grande desenvolvimento tecnológico mas simultâneamente ainda morrem pessoas com fome, mesmo apesar de se produzir comida suficiente para todos os seres humanos existentes no planeta. Os ricos morrem de obesidade e os pobres morrem de subnutrição. Precisamos de um novo modelo de sociedade que seja mais justo e igualitário mas essa sociedade tarda em chegar.
Desde que ouvi um tipo qualquer da Quercus a dizer que o gasóleo deveria ir para o preço da gasolina, fiquei a pensar com os meus botões: (...) já não basta os políticos lixarem o Povo, vem agora este também querer dar cabo de nós. Nunca soube quem paga a essa gente para andarem a entupir o desenvolvimento e dar destas sugestões. Certamente também recebem algum do meu…
Não adiante pedir ao PR, ele também não paga combustível, nem carros, nem motorista, nem, nem, nem… Eles são todos iguais. Nenhum deles presta… atenção ao que se lhes diz. Só querem saber do Povo quando é para votar. Vejam a cobardia dos srs da Galp que vieram desmentir os aumentos para, logo de seguida, aumentarem tudo. Não estarão estes seres todos a ver que é necessário pôr a Galp a dar menos lucro, a fim de beneficiar o Povo? Não estarão a sentir os impostos a fugir para Espanha… Quer gente tão tacanha.
Todos estavam muito felizes com a liberalização do preço dos combustiveis com a concorrência era só vantagagens para os consumidores ...isto foi repetido até à exaustão...e agora querem o quê? Agora têm aquilo que queriam ! De que se queixam?
O povo português não pode esperar nada de Cavaco Silva. Então não foi ele que entregou ao grande capital privado nacional e estrangeiro,(quando foi primeiro mnistro), com a privatização os sectores estratégicos da economia, incluindo os energéticos? Não é ele um ferrenho adepto de uma coisa a que chamam "mercado"? Cavaco, PS/Sócrates, PPD e CDS são ramos da mesma árvore capitalista neoliberal, selvagem e exploradora. Só a luta dos trabalhadores, dos jovens, das mulheres, dos reformados, dos agricultores e pescadores e de todos os que são vítimas das tropelias e mentiras dos sucessivos governos da política de direita, [Delphi, por exemplo] pode barrar e inverter o caminho e alcançar uma sociedade mais justa. Por isso, respondendo ao apelo da CGTP, todos a Lisboa à grande manifestação de 5 de Junho do Marquês aos Restauradores. Com confiança,A LUTA CONTINUA por um país mais justo, mais democrático e mais desenvolvido!
Amigos: a ideia de fazer um boicote simultâneo à GALP, BP e REPSOL é inviável. São as três maiores distribuidoras e as restantes não teriam capacidade para nos abastecer a todos. Façamos boicotes selectivos. Comecemos pela GALP durante uma semana. Se não baixar os preços, avancemos mais uma semana e assim por diante até que ceda. Nessa altura, por efeito da concorrência, a BP e a REPSOL terão também que baixar os preços. Mas se não baixarem faz-se então um boicote à BP ou à REPSOL até que cedam. Passem palavra se estiverem de acordo.
Amigo José, vc pôs o dedo na ferida. Tal como vc tenho expressado a minha opinião aqui e, sempre, chamando a atenção para o facto de ser esta política, liberal a responsável pelo estado em que se encontra Portugal. O âmago da questão é o Capitalismo e os que o defendem com unhas e dentes , quer vistam camisola laranja, azul ou rosa suave. Cavaco foi o que mais tempo, em Democracia, esteve no poder, mas convém, aos fazedores de opinião escamotear isso e arvorar Sua Excelência como o salvador, tal e qual o fizeram relativamente a Slazar que era, por sinal, também, um homem "muito sério"... Depois esta gente que passa das pasatas para as postas e destas para as primeiras. Um Bloco Central de interesses é o que é e veja-se certos comentadores que julgam que com "papas e bolos, continuaremos a enganar esses tolos". E a malta vai na onda, acredita, esqueceu Abril o Portugal Democrático que uns "meteram na gaveta" e outros quiseram continuar as políticas do fascismo. Já viu a rapaziada e a raparigada que opina, quase em exclusivo, nas TV's e rádios? Todos do "mercado".
Oh João Pedro, basta de paraísos comunistas que foram uma miragem. Guarde-os para si, emigre para lá e seja muito feliz.
Não podemos ter ilusões, o petróleo aumenta diariamente e isso está a reflectir-se em todos os países. O que é certo é que no nosso país a escalada de preços parece-me completamente absurda, especulativa e sobretudo deixa transparecer que algumas pretendem ganhar muito mais dinheiro com esta roda de viva de preços!!! Embora só se oiça que foram encontradas novos jazigos de petroleo com grandes capacidades ou até mesmo acordos para compra deste produto à Venezuela!! Sinceramente já não sei em que acreditar e em quem!!!!! Sou da geração "rasca" e sinto-me cada vez mais enrascada neste país, com os preços a subirem e a sentir que se as coisas continuarem assim não sei como poderei continuar a minha vida. Mas centrando na notícia e porque este assunto já me cansa sinceramente e por isso mesmo prefiro fazer 50 kms até espanha e abastecer por lá, sei que acabo por não ganhar nada mas não quero dar mais palha para as grandes empresas de Portugal!!!!
O preço do barril de crude e, por arrasto, o preço dos combustíveis não param de subir. Todos sabemos que não pode subir indefinidamente e que chegaremos a uma situação em que é demasiado caro e a economia entra em ruptura. As anteriores crises petrolíferas assim o demonstram. A verdade é que o governo nada pode fazer quanto ao preço do crude. O mesmo não se pode dizer acerca dos combustíveis. Neste caso, pode e deve agir. A sugestão que deixo é a mais óbvia: baixar o ISP. É que o aumento dos combustíveis tem sido de tal ordem que obrigatoriamente se fará repercutir nos preços de todos os bens de consumo. Assim sendo, esta redução seria mais útil do que a redução de 1% do IVA. Num cenário de tragédia, o governo terá obrigatoriamente que intervir no mercado dos combustíveis. Porque não intervém agora?
Oh mafarrico!
...Onde é que o João Pedro fala de "paraísos comunistas"? O sr. está alucinado, cuide-se!... Fui ler, de propósito, o comentário do sr. JP e achei muito sensato. É óbvio que para quem defende cegamente a situação em que vivemos não lhe agrada!... Mas apresente outros argumentos, mafarrico!... Esses de que faz uso são tão ignóbeis, tão rasteiros, que já não convencem ninguém que consiga ver 2 palmos à frente do nariz!
Oh Mafarrico, sei que é um dos do "mercado" e como argumento para a situação que se vive em Portugal utiliza o óbvio para a equipa de pensadores liberais e neo-liberais, que são, afinal, os que nos impingem, faz muito, as vantagens "fantásticas" do mercado. À falta de argumentos dizem, sempre, para irmos para os países comunistas, mas pode ficar ciente que é no terreno que lutamos. Assim, vai ter que nos "aturar", bem como os seus amigos laranjas, azuis ou rosas desmaiadas. Entretanto, se algum dia precisar, vá a Cuba tratar dos olhos será bem recebido e regressará curado. Disso , nem vc, nem os seus amigos, falam. Já se apercebeu que os candidatos a "chefe" do partido do Excelentíssimo Presidente da República, todos eles, como o afirmaram ontem, querem acabar com o Serviço Nacional de Saúde. A mim não me engana vc, nem os seus amigos que ainda pensam/afirmam que "os comunistas comem crainacinhas ao pequeno almoço" e eu mais avisado diria que "os capitalistas comem o pequeno almoço das criacinhas"... Conversa aparentemente idiota, mas vc é aprova provada de que de que Abril valeu a pena porque, caso contrário, não poderia exercer a cidadania.
Não voto desde 1981, ou melhor, não votava. Confesso que desde 1981 que os politicos que desiludem. Existem 2 Portugal - o dos Politicos e o do Povo. Fui votar nas últimas eleiçoes Presidenciais. Desloquei-me de Lisboa ao Porto somente para votar (70 euros em Alfa + almoço) e para quê? Temos uma figura politica (Presidente da Republica) que para além de poder fazer golpes de estado (como o Sampaio) não faz exactamente NADA. E porque? Porque temos um regime semi-Presidencialista, o que quer dizer que o Presidente manda NADA e o Governo manda tudo. Estou descontente pelo rumo do nosso País, estano no abismo e ao contrário do Indiana Jones, não temos saída. Sinto a falta desse grande estadista JORGE SAMPAIO com a sua máxima "HÁ MAIS VIDA PARA ALÉM DO DEFICIT" onde anda ele? Perdeu a línua? Já não vive em Portugal? Com muita pena minha acho que é preciso outro 25 de Abril, mas não com cravos..........!
Mafarrico ou manjerico?...manjerico não é?O que o Pedro diz está muito certo e correcto mas acredite que o principio do fim existe exactamente para si assim como para outros da sua laia, quando esse dia chegar e para o qual não falta muito junte-se ao Dias de Faro metam gasolina em Espanha mas não emigrem!...matem-se seres superiores, instruidos e mafarricos!..e não se esconda num nome artístico como as mulheres da noite, f dei-a um nome aquilo que você não é! ...o Pedro é o Pedro de Carnaxide e eu sou o Dias do Porto!
Combustivel muitos fazem barulho, mas muito poucos vão ao essencial que permite que o povo esja roubado, e pior escravisado, o problema está na (democracia)que não é democracia, é ditadura, em democracia não pode haver representantes, só pode haver porta vozes, é o povo que tem que votar as leis. Agora o que temos são representantes eles é que votam as leis, invariavelmente o representante vira ditador, e sabe-se lá ao serviço de quem, descubram qual é a difrença entre uma ditadura e uma (democracia) de representantes, para mim nenhuma, numa e noutra os que lá estão fazem o que querem, o povo não pode decidir nada, é come e cala, nesta que temos agora o que se pode fazer é mudar o ditador, ao fim dos 4 anos o que não serve para nada. o cidadão nem sequer tem uma rádio onde possa falar livremente, no essencial para o cidadão é tudo igual á ditadura do salazar, isto é não temos direito a nada, e somos controlados ao pormenor como um rebanho de carneiros, por isso podeis fazer barulho á farta, não vos val de nada, a não ser, que não aceitem esta aldrabice, e para a proxima não votem ou votem em branco.
O Sr. João Pedro, de Oeiras, foi o leit motiv para eu vos contar como se desenrola a hipnose a que os "camaradas" do PCP são sujeitos e de que resulta este estereótipo de que este "beato" é um exemplar perfeito. Entram numa sala, mais pequena que grande, com as paredes forradas de muitos retratos de Cunhal a sorrir para uma criancinha dos pioneiros (sim, ele para os camaradas sorria, só em privado), de Marx – sempre sério, triste e arrependido por ter escrito uma obra causadora de tanto sofrimento – de Lenine, já embalsamado e de Estaline, sempre e ainda com o olhar inquisitorial à procura de traidores para enviar para os gulags. Ao centro, uma mesa redonda (porque ali, formalmente, são todos camaradas e até podem tutear o Jerónimo!), com meia dúzia de cadeiras à volta. Na parede mais pequena, uma pequena estante com as obras completas de Marx, Engels e Cunhal. Um pequeno sofá de napa preta e uma pequena mesa com o jornal do dia "o avante". O iniciado entra na sala, acompanhado do recrutador e controleiro, vergado ao peso da instituição e ansioso por sentir o toque das mãos, mais que santas, do camarada secretário, responsável máximo por este centro de trabalho.
Passados uns instantes, entra na sala o camarada secretário, clone perfeito de Cunhal (se repararem bem todos têm grande semelhança com ele, tanto na expressão facial, como no porte austero, mas sóbrio, como até no tom de voz, assemelhado ao de Salazar, como, principalmente no conteúdo do discurso - claro que é sempre o mesmo!). Fazem-se rapidamente as apresentações, é-lhe lida a bíblia (isto é as suas obrigações para com o partido - que estará acima de tudo, mesmo da família), são distribuídas as tarefas, sendo que a principal é a acção de propaganda e recrutamento que terá que fazer no seu posto de trabalho. Fica sujeito ao controleiro, que lhe dirá diariamente o que deve e não deve fazer, o que deve e não deve dizer, com quem deve e não deve conviver, que livros pode e deve ler, a que filmes e teatros (só coisas com mensagem social de esquerda) deve e pode ir, etc. A reunião dura cerca de uma hora, finda a qual lhe é finalmente dito que a partir de agora passa a ser UM CAMARDA, a sua personalidade é outra, a sua família está no partido, tudo o resto, ele próprio, passa a ser secundário. Transformou-se num "BEATO" COMUNISTA ou "JEOVÁ". Terá outros episódios.
Neste país não há opções! Votar é um acto deprimente... Quem vai ganhar? A cantiga centrista do PS ou do PSD?... Qualquer um deve estar consciente de que mudança depende de diferença, sucede que no mapa político nacional não há um historial de opções diversificadas! Há no quotidiano alguma vontade de exigir ideias novas, mas na prática o grosso dos políticos no activo têm mais de 50 anos e não apresentam nada de novo... Estranho!?... Na política falta gente com outro modo de pensar e agir: cientistas, engenheiros, matemáticos... De advogados, economistas e professores já estamos fartos!... Quando estiverem num serviço público, ou a pagar algo caro por excesso de taxa de impostos, ou desempregados e a ver o ridículo da actividade de quem atende e iniciou ou subiu na carreira sem ninguém saber como, olhem para trás e pensem quantas vezes já passaram por isso e se é tão bom querer mais!... Portugal precisa de voto consciente, não é a mentalidade de zombie a repetir siglas que vai trazer progresso... Há ideias que ninguém discute, ninguém ouve! Quem corta a iniciativa, corta as próprias pernas!
THE NEW DEAL, palavras proferidas por Bush pai e Filho,Sarkozy,Blair,Durão Barroso,Berlusconni e murmuradas por Sócrates (em condição). Eis a nova ordem mundial que se desenha e aqui trata-se de diminuir o poder de compra dos trabalhadores, que endividados pelos créditos contraidos e amendoados pelo conforto aparente não se podem manifestar.Os bens alimentares e custos de produção continuam a aumentar os salários congelados os média num concerto de mentiras e a igreja mais perto dos políticos os condimentos essenciais que alguns anos atrás era "Fascismo"e hoje é "Democracia"! A imputação dos insucessos de alguns nas minorias das populações em países Europeus, discriminação no trabalho destas e perseguição como por exemplo em Itália dos Romenos, das pessoas de cor em França que são utilizadas como mão de obra jetàvel e exploradas...sugados até ao tutano!....alguns anos atràs isto acontecia na Alemanha de Hitler hoje acontece na Europa de Durão Barroso!...Porquê?
Ainda continua, infelizmente para nós (lol). O novel camarada beato chega a casa, com dois livros debaixo do braço, a mulher e a filhita, de seis anos, já o esperavam para o jantar. O Camarada está tenso, sisudo, a mulher sente-o e questiona-o. Ele, que são coisas da vida, do mundo, que um dia lhe conta, mas que agora tem muitas responsabilidades. Está febril, sabe que o mundo depende dele. Se não desempenhar a contento as tarefas que o secretário, através do controleiro, o irá incumbir, o mundo pode virar-se ao contrário, desorientar-se, embater até, sabe-se lá, com a lua, ou outros perigos mais terrenos, como virar todo capitalista. De noite não dormiu, os discursos do camarada Cunhal fluíam pela sua memória a um ritmo alucinante. Amanhã teria novas responsabilidades no seu posto de trabalho, teria que saber dizer na perfeição as palavras certas. O materialismo dialéctico era o mais complicado, tinha que estudar melhor. A mais-valia também não lhe entrava muito bem. Mas já dominava na perfeição a exploração desenfreada dos trabalhadores. Até logo "camaradas"!
O Mafarrico tem compra uma "VAN" para levar com ele e o Dias de Faro o Abreu do Porto e o Grapilho de Braga, se for preciso podemos organizar uma colecta para um autocarro de dois pisos mas metam o gasóleo em Espanha par não empobrecerem ainda mais este Pais!
O homem do Leme (adaptado do Mostrengo da Mensagem de F. Pessoa). A oposição que está no fim do mar Na noite de breu ergueu-se a voar; À roda de Sócrates voou três vezes; Voou três vezes a chiar, E disse: Quem é que ousou entrar Nas minhas cavernas que não desvendo, Meus tectos negros do fim do mundo? E o homem do leme disse, tremendo: O povo do meu mundo! De quem são as velas onde me roço? De quem as quilhas que vejo e ouço? Disse a oposição, e rodou três vezes, três vezes rodou imundo e grosso. Quem vem poder o que só eu posso, Que moro onde nunca ninguém me visse E escorro os medos do mar sem fundo? E o homem do leme tremeu, e disse: O povo do meu mundo! Três vezes do leme as mãos ergueu, três vezes ao leme as reprendeu, E disse no fim de tremer três vezes: Aqui ao leme sou mais do que eu: Sou um Povo que quer o mar que é teu; E mais que a oposição, que me a alma teme E roda nas trevas do fim do mundo, manda a vontade, que me ata ao leme, Do Povo do Meu Mundo!
Até 2003 o Governo regulava o preço máximo dos combustíveis. Ai que del-rei, que o Estado não tem nada que se meter nisto, o mercado é que sabe, há que liberalizar os preços, favorecer a concorrência,blá,blá, blá, blá. Ora qualquer pessoa que saiba um pouco das regras de uma sociedade capitasta, percebeu e percebe que a fracção especulativa na formação do preço pode ser variável e particularmente grande em tempos de tensão internacional. O que se está a pessar não é por isso nenhuma surpresa. Os mesmos arautos do liberalismo, mesmo os que julgam sempre ganhar na bolsa um par de botas em segunda mão ao fim de cada ano, vem agora apelar ao Estado, ao Governo, ao PR, aos Santos: acudam-nos, façam qualquer coisa,... Apelar justamente aos que defende o liberalismo em tudo e mais alguma coisa!? Metem nojo. Tanto nojo quanto os que mentem ao povo português sugando-lhe os votos para depois o ultrajaram e o delicerarem. Até quando o povo português vai acreditar nos mesmos de sempre, votar nos mesmos de sempre? Onde está, digamos assim, o fundo do poço?
Portugal passa por um período de grave instabilidade! O país precisa de combater o ritmo de crescimento galopante do flagelo do desemprego... Não é saudável alguém que dedicou décadas de vida num posto de trabalho honesto, ser despedido, para ficar sem perspectivas futuras, vivendo das últimas poupanças e a sentir a deterioração do ambiente social e familiar, até ao dia em que ouve os filhos esfomeados pedirem pão e ter de explicar que não tem... Custa, e muito, sentir-se apagado do tecido social, ser tornado um pária, sem sonhos, sem ilusões, sem apoio, sem outra saída que não a procura de uma arma e de oportunidades de capitalizar o seu uso para obter lucro imediato, sem pudor de atentar contra ou tirar a vida de outrem... Até ao dia em que já embrenhado no mundo do crime, tenha de usar a outra mão para empurrar o punhal bem fundo antes de torcer e rasgar, salvaguardando o anonimato, vital na carreira... Calma! Vamos meditar sobre o assunto...
Mafarrico de ficção cientifica que vã vida a tua que te partiste para dares a luz uma realidade que tu próprio desconhecias assim como o teu nome que pelo vulgo és chamado e ao contrário especialista foste daquilo a que chamas utopias e que amigos da teus onça aplaudem em comentários acusando-nos de almoçar-mos criancinhas. Vai...vai no teu OVNI por ai mas não te esqueças do Abreu do Grapilho e o Dias de Faro e mete, mete o combustível em Espanha talvez no regresso sejas cabeçalho de jornal!
o resultado do liberalismo ou capitalismo no seu melhor, i.e., no seu pior. Há muitos que devem estar a ganhar milhões com esta especulação desenfreada. E não venha o sr. portas responsabilizar os impostos: foi precisamente o governo a que ele pertenceu que abriu caminho a esta lberalização e especulação dos preços; e o sr. portas esquece-se ainda que antes de ser taxado com os impostos o preço da gasolina em portugal está acima da média europeia (porquê? perguntem aos administradores da Galp!); o problema está precisamente no modelo económico liberal defendido pelo sr. portas e por outros que todos muito bem conhecemos.
Voces q viveram o 25 de Abril fazem-me rir que nem um perdido a discutir politica. Parece que discutem futebol... Mas eu que pertenco a geracao rasca vejo as coisas como elas sao: qualquer que seja o marmanjolas que la' esteja quem se lixa e' sempre o mexilhao. Portanto a nao ser que se tenha um "padrinho" nalgum dos partidos, nao sei para que voces discutem tanto 'acerca de politica. Pelos vistos o Mr. Manuel Abreu tem um padrinho muito bondoso no PS pois venera o Socrates como se fosse o D. Sebastiao. De facto o Socrates foi um professor para mim: ja' ha' um ano que desertei de Portugal e vim para a Irlanda e so' me arrependo de ter demorado tanto tempo a ter tomado essa decisao. Por isso por uma questao de agradecimento aqui fica o meu "Obrigado Socrates"... A proposito de capitalismo vs comunismo aqui fica uma rabula: -Filho: Pai, qual a diferença entre capitalismo e comunismo? -Pai: O capitalismo e' a exploracao do homem pelo homem -Filho: E o comunismo? -Pai: E' exactamente ao contrario Portanto discutam futebol pq os clubes ao menos ainda representam uma regiao/pais (mas o tempo do amor 'a camisola ja' era).
Há para ai 2 semanas num fim de tarde de sexta feira depois de terminado o trabalho estavamos uns quantos na rua incluindo o patrão a conversar sobre tachos politicos e promiscuidades entre estado e empresas privadas quando o patão salta com um arrazoado que até me ia dando uma coisa. Dizia ele: Aqui nesta empresa admite-se toda a gente que seja competente para o trabalho, seja preto, seja branco, amarelo verde ou azul ás riscas.Homem ou mulher, Católico, ateu ou protestante, baixo , alto, gordo ou magro.Só não entram ex-ministros e deputados. Eu acho que o homem se perdeu por ai no espaço e não sabe em que planeta é que está.
É irónico que o primeiro ministro José Sócrates dê como desculpa não ser justo que os não condutores tenham de pagar os impostos para os condutores puderem usufruir de combustiveis mais baratos (atraves da redução do ISP) quando na realidade essa questão se passa com outras matérias! Porque senão digam-me, não é com o dinheiro de todos os contribuntes que uma minoria usufrui de auto-estradas sem portagem (as scuts)?? Bem sei que foi uma bandeira e uma das grandes promessas de eleição, mas pelo menos não faça de nós estúpidos dando justificações cada vez mais ridiculas...
Combustivel muitos fazem barulho, mas muito poucos vão ao essencial que permite que o povo esja roubado, e pior escravisado, o problema está na (democracia)que não é democracia, é ditadura, em democracia não pode haver representantes, só pode haver porta vozes, é o povo que tem que votar as leis. Agora o que temos são representantes eles é que votam as leis, invariavelmente o representante vira ditador, e sabe-se lá ao serviço de quem, descubram qual é a difrença entre uma ditadura e uma (democracia) de representantes, para mim nenhuma, numa e noutra os que lá estão fazem o que querem, o povo não pode decidir nada, é come e cala, nesta que temos agora o que se pode fazer é mudar o ditador, ao fim dos 4 anos o que não serve para nada. o cidadão nem sequer tem uma rádio onde possa falar livremente, no essencial para o cidadão é tudo igual á ditadura do salazar, isto é não temos direito a nada, e somos controlados ao pormenor como um rebanho de carneiros, por isso podeis fazer barulho á farta, não vos val de nada, a não ser, que não aceitem esta aldrabice, e para a proxima não votem ou votem em branco.
Enviar um comentário
<< Home