quinta-feira, maio 29, 2008

Povoado de Leceia


Numa época em que se estabeleceram as primeiras rotas comerciais regulares, o povoado fortificado de Leceia corresponde a uma pequena cidadela localizada sobre uma escarpa rochosa que dá para o vale da ribeira de Barcarena e defendida através de um elaborado sistema de muralhas, dotadas de bastiões.

Rampas de acesso e portas, cabanas e lareiras domésticas, eiras, lajeados e possíveis lixeiras, etc. - assim como abundantes utensílios em pedra, cerâmica, osso e metal, bem como restos de consumo diversos - dão corpo a um recinto habitacional complexo, rico de informações acerca dos modos de vida de uma população que, no terceiro milénio antes de Cristo, constituíram um dos principais pólos de fixação humana à entrada do Tejo.

O estabelecimento de um povoado no Neolítico Final, e a subsequente construção durante o Calcolítico Inicial indicam o apreciável desenvolvimento de uma economia agro-pastoril.

Os primeiros trabalhos arqueológicos aqui realizados, sob a orientação de Carlos Ribeiro, datam do século XIX, mas só à pouco mais de uma década é que se iniciaram escavações metódicas.

Desde 1983, ano em que estava iminente a destruição desta jazida arqueológica, que o estudo deste local está a cargo do Prof. João Luís Cardoso. Com uma extensão conhecida de cerca de 5000 m2, este povoado fortificado revelou vestígios correspondentes a aproximadamente 1000 anos de ocupação, distribuídos em quatro fases, que vão desde o Neolítico Final (c. 3000-2500 A.C.) até ao Calcolítico Final (c. 2000 A.C.).

Quer as estruturas habitacionais, quer o dispositivo defensivo (organizado em três linhas e constituído por muralhas e bastiões) foram edificados num local elevado e com boas condições naturais, de forma a responder a necessidades de ordem defensiva e económica.

Localização: Barcarena. Estrada Municipal 579-1 (Leceia)

Divulgue o seu blog!