segunda-feira, junho 23, 2008

Parabéns

"Qual será o objectivo do Ministério da Educação: formar portugueses para o futuro ou trabalhar para as estatísticas do presente? A senhora ministra, como lhe compete, diz que é o primeiro.

Mas quando a prova de aferição de Matemática pergunta a um aluno do 6º ano, equipado com uma calculadora, qual é o quadrado de 100, dá ideia que o objectivo é obter respostas certas para estatísticas confortáveis. Se isto fosse uma brincadeira limitava-se a ser uma brincadeira sem graça. Mas como se trata de brincar com o futuro de uma geração inteira de portugueses, a brincadeira transforma-se num drama. E é isto, há décadas, com governos de todas as colorações do arco do centro-direita, a educação em Portugal: um drama, numa democracia clientelar com tiques de farsa.

Portugal é um frequentador regular da “cauda da Europa” em todas as estatísticas que signifiquem progresso, bem-estar, desenvolvimento. Tem sido campeão do insucesso e do abandono escolar, bem como do analfabetismo funcional, recordista pela negativa das habilitações académicas. Portugal está a milhas da Europa e a educação é a área onde o país está mais longe de todos os níveis europeus. Que fazer? Reformar o sistema de ensino? Nada disso. Vamos mas é rever os métodos e critérios de avaliação, para obter estatísticas à medida.

E assim, olhando os resultados das provas de aferição – que aliás não servem para mais nada a não ser para as estatísticas – e observando esse brilharete fantástico que é achar o quadrado de 100 com um calculadora, a ministra proclamou que “estamos todos de parabéns”. E “todos” aplaudiram. Quer dizer: todos os burocratas das inúmeras comissões disto e daquilo que enxameiam o Ministério há décadas
. "

João Paulo Guerra

Divulgue o seu blog!