quinta-feira, junho 12, 2008

Preços do Milho batem recorde pelo sexto dia consecutivo

"O Milho estende hoje a escalada começada na semana passada, devido às expectativas do mercado de que os Estados Unidos, que são o maior produtor e exportador desta matéria-prima, poderão reduzir as estimativas para a sua colheita, aumentando ainda mais a pressão sobre as reservas alimentares mundiais. Assim, os preços do Milho chegaram hoje a subir até 18,5 cêntimos para 7,21 dólares na bolsa de Chicago, depois de terem ontem subido 30 cêntimos, o valor mais elevado permitido pelo mercado. Às 11h08, o Milho era negociado em Londres a 7,08 dólares.

Desde o início do ano, o Milho encontra-se já com uma valorização de 80%, tendo subido 18% só este mês, devido à procura do combustível alternativo Etanol, bem como ao aumento do consumo de carne por parte da Ásia. Os peritos notam que, apesar de tudo, em termos ajustados à inflação, o milho encontra-se actualmente a metade do preço que atingiu em 1974
(mais aqui)"
Como dizia um comentador “entretanto milhões verão o acesso aos alimentos mais difícil, a fome aumentará, enquanto os ricos recuperam a fortuna perdida na aventura dos su-prime. Para os ricos, detentores de participação nesses fundos especuladores, trata-se de recuperar as perdas, para os pobres trata-se de apertar mais o cinto, se é que ainda é possível. O desgraçado esquelético na Etiópia não sabe nada destas coisas, nem tem culpa nenhuma destas aventuras dos ricos, não foi tido nem achado para esta loucura. Será que não teremos nós, os que ainda não temos fome, que olhar um pouco para eles e exigir dos governos que elegemos que tomem medidas para pelo menos disfarçar a nossa vergonha? Onde andam os paladinos dos Direitos Humanos? Berramos contra Guantanamo e calamo-nos sobre a Etiópia, o Zimbabwe, o Sudão, a Somália, Angola, Moçambique, a Guiné, etc? Exigimos inquéritos sobre os voos da CIA e fechamos os olhos ao Sr Mugabe?

Etiquetas:

Divulgue o seu blog!