quinta-feira, junho 12, 2008

Protesto chega ao fim e Galp aumenta preços.

"O protesto das transportadoras de mercadorias chegou hoje ao fim com o anúncio do levantamento dos piquetes e a confirmação da aplicação de algumas medidas de ajuda ao sector dos transportes por parte do Governo. Entretanto, a Galp aumentou um cêntimo o preço do gasóleo e gasolina. O gasóleo subiu 1,3 cêntimos para os 1,423 euros, ao passo que a gasolina 95 e 98 sofreu um aumento de 1,2 cêntimos para os 1,513 euros e os 1,653 euros, respectivamente (mais aqui)". Recorde-se que a última vez que a Galp tinha mexido no preço da gasolina sem chumbo 95 foi na passada terça-feira (mais aqui).

Etiquetas:

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Para parar com toda essa especulação era muito simples! Bastava regulamentar a coisa por forma a que só pudesse negociar comodities quem pertence à respectiva industria! Por exemplo: apenas as empresas da industria petrolífera (refinarias e outras empresas petroquimicas) poderiam comprar barris de petróleo porque apenas essas empresas podem produzir valor acrescentado ao barril de petróleo, enquanto que bancos e outras empresas financeiras só vão comprar petróleo para especular! é obvio! Compram o petroleo cada vez mais caro porque têm dinheiro para isso e não deixam que as refinarias e outras do ramo possam mexer nele, a não ser que comprem o petroleo a um preço superior ao que essas financeiras compraram nos produtores do petroleo. É uma forma de exploração que as grandes financeiras internacionais se deviam envergonhar! E políticos deste mundo dito civilizado, façam alguma coisa! Acabem já com esta especulação das financeiras e corretoras internacionais! Basta, como já disse, proibir a compra dos materiais a quem não prove ter capacidade para produzir valor acrescentado (valor material, não financeiro claro!) a partir desse material.

quinta-feira, junho 12, 2008  
Anonymous Anónimo said...

A especulação nos futuros não explica tudo... explica apenas entre 20 a 30% dos preços, no máximo. A (re)entrada em força da China e da Índia na economia mundial tem muito mais importância do que a especulação, bem como a falta de capacidade de refinação (em Portugal isso é notório, não tanto pelo aspecto da capacidade de refinação per se, mas pela falta de concorrência, com o Governo a chumbar projectos de construção de refinarias por outras empresas que não a Galp). E também, há que não esquecer, a fraqueza do dólar, que torna mais fácil aos investidores não americanos comprar petróleo ou investir em futuros. Em euros a subida não foi tão grande.

quinta-feira, junho 12, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Vamos lá ver se nos entendemos!!! Não são os futuros das commodities que ditam o preço das matérias primas. As matérias primas são negociadas no mercado á vista, não são os bancos que compram matérias primas, apenas compram futuros, que negoceiam com um spread em relação ao mercado à vista. É esse preço "SPOT" que determina o preço dos FUTUROS e não o contrário. Os especuladores apenas compram futuros, muitas companhias aéreas e transportadoras compram futuros para cobrirem os seus custos com combustível, uma vez que a sua actividade é transportar pessoas e não sujeitarem-se à variação das cotações no mercado. Portanto mais uma vez repito o preço das matérias primas não é formado por especuladores, mas sim no mercado à vista...espero ter sido bem claro desta vez!!!

quinta-feira, junho 12, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Será que eu vivo num País real ou nele as regras economicas são as de um capitalismo selvagem que o lucro fácil de empresas que deviam também pensar no social, que o estado tem uma compartição, mas quando lhe convêm intervêm para aumentar ois impostos, mas quando é para o bem da comunidade e não do mundo empresarial alto faz com o macaco que não ouve, não vê e nem fala. Então os combustíveis só sobem e quando baixa é por um curtíssimo period de 1/ 2 cêntimo. Porquê no periodo da parilização dos transportes não houve subidas? Podem explicar ao cidadão que só paga e não tem poderes revendicativos? Até um dia . O que nos interessa que o crude desca o preço ou o dolar suba ou o euro baixa, nunca somos beneficiados.

quinta-feira, junho 12, 2008  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!