sexta-feira, junho 20, 2008

Quando as empresas tentam enganar a crise

"As empresas são confrontadas de dia para dia com custos de transporte cada vez mais elevados, devido ao encarecimento da energia. Mas em vez de se queixarem ou embarcar em discursos de subsídio-dependência, deitaram mãos à obra e criaram soluções para o problema. As ideias variam de sector para sector, embora seja comum a quase todas as empresas exportadoras a tentativa de optimizar as rotas de exportação, nomeadamente tentando que os camiões que saem do país carregados voltem com componentes indispensáveis ao fabrico dos seus produtos. Há quem tente, por outro lado, depender menos dos camiões optando pelo transporte marítimo. Diversificar mercados é outra solução não só para dar músculo às empresas mas para permitir negociar novos contratos de fornecimento já com os novos custos incorporados. O esmagamento de margens é a prática mais comum, assim como a tentativa de que as embalagens ocupem o menor espaço possível. Soluções mais radicais passam por eliminar os esquemas de triangulação evitando a passagem dos produtos por Portugal, seguindo directamente para mercados terceiros. Uma coisa é certa, nenhuma empresa se pode dar ao luxo de perder mercados pois levam eternidades a recuperar."

Mónica Silvares É verdade. E algumas dessa soluções até são muito elaboradas como fechar a fábrica (ler aqui, aqui, aqui, aqui)

Divulgue o seu blog!