sexta-feira, julho 25, 2008

Estranho mercado

"O mercado dos combustíveis em Portugal criou uma estranha lei de preços: acompanha mais rapidamente as subidas de preço do que as descidas.

Esta é uma constatação empírica que qualquer consumidor faz depois de ver a cotação do petróleo baixar 20 dólares por barril em duas semanas e os preços da gasolina e do gasóleo não baixarem ao mesmo ritmo. JoséHorta, dirigente da APETRO, associação que representa as petrolíferas, diz ao CM que os preços já baixaram e que na próxima semana voltarão a sofrer quebras.Masaquestão principal é a da assimetriado ritmo quando o crude sobe ou quando baixa.

Isto só acontece pelas peculiaridades do mercado português de combustíveis. Um mercado no qual quase toda a gente diz ocorrerem práticas monopolistas. Mas, o presidente da entidade a quem compete decidir se essas práticas existem foi ao Parlamento dizer que o que se passa é perfeitamente normal. As declarações de Manuel Sebastião no Parlamento funcionaram como verdadeira carta branca para as petrolíferas. Para os consumidores distantes da fronteira, resta esperar pacientemente que o petróleo desça. E depois da intervenção par(a) lamentar do presidente da Autoridade da Concorrência, só resta mesmo a boa-fé para que o mercado respeite mais os consumidores.
"

Armando Esteves Pereira

Divulgue o seu blog!