quarta-feira, julho 02, 2008

Ordem para subir juros

"A inflação na zona euro chegou aos 4%, o dobro do valor tolerado pelo Banco Central Europeu (BCE). Isto significa que a subida dos juros por parte do BCE dos actuais para 4,25% é inevitável e provavelmente a decisão será tomada ainda esta semana. Os líderes da Europa do Sul, com Sócrates, Zapatero, Sarkozy, Berlusconi, fizeram uma espécie de aliança informal contra a subida de juros, mas não vão conseguir demover os patrões do BCE.

O francês Jean-Claude Trichet tem por dever, imposto pelos alemães que por razões históricas temem a inflação, ser o garante da estabilidade dos preços, e sempre que a inflação aquece o antídoto usado é a subida dos juros.

Normalmente a inflação alta é registada num período de crescimento económico e a subida de juros trava o sobreaquecimento da economia. O problema é que agora coincide uma alta de juros com a estagnação económica e a subida dos juros só agrava o problema. Os cidadãos que este mês têm uma actualização de prestação a pagar pelo crédito à habitação já vão pagar mais. Junho fechou 0,7 pontos percentuais acima do valor de Dezembro passado. Ora, 0,7 pontos num empréstimo de cem mil euros significam mais 700 euros de juros por ano. Com tantos encargos acrescidos, dificilmente se dá conta da boa notícia da baixa do IVA
. "

Armando Esteves Pereira

Divulgue o seu blog!