Os dentes do urso ou a melhor justificação para a Guerra das Estrelas.
1/ "A Polónia [com o acordo ontem assinadoinstalação de um sistema de defesa antimíssil] expõe-se a ser alvo de um ataque nuclear (mais aqui)"Nos países da antiga União Soviética o objectivo é acabar com a influência ocidental e retorná-los à subordinação da Rússia, onde a soberania estará claramente limitada. Quando o politicamente correcto encontra na pretensão da Geórgia de aderir à NATO a desculpa para o comportamento da Rússia estão a aceitar a legitimidade da estratégia da esfera de influência. Nesse xadrez estratégico sobre as fronteiras o caso mais complexo é a Ucrânia.
2/ "Russos cavam trincheiras em redor da cidade de Poti contrariando as declarações do presidente russo Dmitri Medvedev (mais aqui)"
O actual conflito na Geórgia e o comportamento da Rússia em geral revelam um desafio muito complicado para os países ocidentais, aonde se nota a existência de uma distância cada vez maior entre o discurso da legitimidade e os comportamentos políticos.
Para as mentes mais simples, não esquecer que Gori é a cidade onde passa a única rota de energia para a Europa que não é controlada pela Rússia…
Etiquetas: ensaios sobre a cegueira, Xadrez mundial.
1 Comments:
Excelente!
Parece que estamos um pouco solitários nesta "causa"...
Enviar um comentário
<< Home