terça-feira, agosto 26, 2008

Tranquilidade

"Com o ministro sentado no seu gabinete, com um telemóvel na mão, o sítio está tranquilo.”

O Verão neste sítio cada vez mais mal frequentado está verdadeiramente tranquilo. Não se passa nada de preocupante. Na política, na economia, na segurança e na vidinha dos indígenas que andam por aí a gastar combustível em auto-estradas, itinerários principais e estradas nacionais a fingir que estão a gozar umas férias extraordinárias. Claro que só mesmo os irresponsáveis se permitem descansar numa altura em que a economia não sai do sítio, com tendência para abrandar, e os políticos preparam com grande empenho e entusiasmo o regresso à conversa fiada, aos discursos balofos, aos lugares-comuns habituais.

Quem não é irresponsável e anda a trabalhar que nem um doido é o senhor ministro da Administração Interna. Mas não está sozinho. Andam por aí uns bandidos à solta a fazer horas extraordinárias e o resultado está bem à vista. Assaltos a carrinhas de valores, a bombas de gasolina, a ourivesarias, tiroteios de Norte a Sul do sítio. Enfim, um festival de violência que o senhor ministro acompanha de perto, no seu gabinete do Terreiro do Paço, sempre de telemóvel na mão a dar apoio às forças de segurança que não têm mãos a medir para acorrer a tanto crime. E que ainda por cima têm trabalho a dobrar quando um qualquer magistrado liberta uns bandidos presos na véspera e a polícia os apanha horas mais tarde, com as mesmas armas, a fazer novo golpe.

Mas como o senhor ministro da Administração Interna foi um dos pais do novo Código de Processo Penal e não foi de férias, o sítio pode estar perfeitamente tranquilo. Enquanto o senhor ministro estiver no gabinete, com um telemóvel à mão é certo e sabido que a tranquilidade está totalmente garantida. Totalmente é uma forma de dizer, porque andam por aí umas almas subversivas, como um director da Polícia Judiciária, a dizer que os indígenas têm de se habituar a viver com a criminalidade violenta.

Esta afirmação é de uma injustiça absoluta. Então está um senhor ministro no seu gabinete no Terreiro do Paço, de telemóvel na mão, sem férias, a tomar nota dos crimes que se cometem no sítio e vem um alto funcionário pôr em causa essa dedicação? Não pode ser. É por isso que o PSD fez mal ao pedir a demissão do senhor ministro. Com o senhor ministro sentado no seu gabinete do Terreiro do Paço, com um telemóvel na mão, o sítio está tranquilo, os criminosos actuam com tranquilidade e os indígenas assistem com total tranquilidade a este festival de violência
."

António Ribeiro Ferreira

Divulgue o seu blog!