"Vicente Moura não tem gostado de algumas situações: "Uma das coisas que ninguém contava era as pessoas darem desculpas que... não são as correctas". "Não é só com os participantes nacionais. Há a tentação de, imediatamente a seguir à prova, atribuir a causas externas o seu eventual menos bom desempenho", lamentou. "Exijo apenas profissionalismo e brio para prestigiar Portugal." O dirigente não especificou a quem se referia em concreto, mas o que é certo é que ao fim de 10 dias de Jogos, há declarações de diversos atletas portugueses que terão causado forte impacto, e até espanto, em Portugal.
Marco Fortes (lançamento do peso) disse, após a eliminação, que não se adaptou ao horário matinal da sua prova. "De manhã só é bom é na caminha, pelo menos comigo", disse o lançador do Sporting, de 25 anos, eliminado no passado dia 15, com dois lançamentos nulos e um lançamento a 18,05m, bem longe do seu melhor (20,13m). No mesmo dia, também Jéssica Augusto, após a eliminação na prova dos 3.000 obstáculos, anunciou que iria de férias, justificando o abandono da corrida dos 5.000 metros dizendo que não participaria porque "não vale a pena", dada a forte concorrência africana.
Hoje mesmo, Arnaldo Abrantes, eliminado nos 200m com um dos piores tempos, e Vânia Silva, eliminada na prova do lançamento do martelo, também fizeram declarações que estão a suscitar reacções diversas. Abrantes justificou a sua fraca prestação com o facto de ter "bloqueado" quando viu o estádio olímpico cheio, enquanto Vânia Silva admitiu que "não é muito dada a este tipo de competições" [os Jogos Olímpicos] (mais aqui)".
Há anos que o país se habituou a esperar resultados de apenas alguns atletas. Neste caso seria
Naide Gomes, Francis Obikwelu,
Vanessa Fernandes e pouco mais. A comunicação social é que cria as expectativas…
2 Comments:
"A COMUNICAÇÃO SOCIAL É QUE CRIA..."
Um abraço
Na verdade, e sem querer desculpar algumas declarações infelizes, o facto é que pouco ou nenhum apoio existe para a maior parte das modalidades olímpicas. Tudo é dirigido para o futebol, e apesar dos resultados medíocres deste, ninguém o critica tanto como a estes altletas, alguns deles amadores, com empregos normais e atletas nos tempos livres. Portugal deveria envergonhar-se ao esquecer por completo todas as modalidades diferentes do futebol e depois exigir resultados.
Enviar um comentário
<< Home