domingo, novembro 30, 2008

O 'ZÉ' E O SEU BLOCO

"1 . O protagonismo de José Sá Fernandes na política, sobretudo na lisboeta, está tristemente associado ao boicote à construção do Túnel do Marquês de Pombal, que ele atrasou em dois anos de forma incompreensível e pouco menos que irresponsável.

Essa acção resultou num prejuízo para as finanças da cidade (milhões de euros que deveriam ter sido contabilizados e não o foram), além de transtornos pessoais constantes, imensos, para milhares de pessoas.

Sá Fernandes merecia ter saído deste processo desgastado publicamente. O túnel, por fim construído, é hoje, manifestamente, uma obra importante para Lisboa (mérito de Santana Lopes) e não conheço um único cidadão que diga o contrário. Haverá, mas não conheço.

Este processo, ao contrário, rendeu a Sá Fernandes o interesse e apoio do Bloco de Esquerda, que precisava de recrutar um agitador com notoriedade. Assim se ganharam votos e se fez a carreira do vereador à sombra do acordo pós-eleitoral entre PS e Bloco de que António Costa precisava.

2 . Os acontecimentos recentes comprovam a tese de que será sempre complicada a relação do Bloco com o exercício do poder. É muito mais fácil criticar e dizer o que está mal - o difícil, na câmara como na vida, é ter ideias, convicções e dar a cara pela resolução dos problemas.

Repare-se no caso de Sá Fernandes.

Ele pensa que António Costa está a ser um bom presidente da Câmara de Lisboa. Já o disse, e tem agido em conformidade, com lealdade e respeito pelo acordo estabelecido. Quero acreditar que não o faça - embora essa seja uma das acusações em cima da mesa - por simples cálculo político e carreirismo, apesar de ser medianamente claro que ele irá dar a cara pela recandidatura de António Costa nas eleições do final de 2009.

3 . O ponto é que José Sá Fernandes fez, espero que pelas boas razões, algo pouco habitual em Portugal: não disse desta vez o fácil, de encontro aos aplausos das caixas de ressonância mediáticas que sempre traduzem crítica por coragem, e escolheu precisamente dizer aquilo que não é popular: que António Costa está a fazer um trabalho sério em Lisboa e ele é solidário com esse esforço de recuperar a cidade e as suas finanças.

O vereador passará, a partir deste momento, na boca da maledicência que se publica tanto em papel como na Internet, a ser mais um "vendido". Infelizmente, em Portugal, sério é criticar sempre, de forma sistemática, tudo e todos; e venal é exercer o poder e dizer "não".

Eu não esqueço o passado, mas dou os parabéns ao cidadão e vereador José Sá Fernandes pela coragem de assumir aquilo em que acredita.

A Casa Pia foi do PS, o BPN é do PSD. Não tenho nada contra isso, mas é pouco saudável para o regime que nem o Presidente da República, Cavaco Silva, escape à intriga e esteja a ser visado por campanhas sujas. Já Jorge Sampaio teve o mesmo a propósito do escândalo de pedofilia. Num país pequeno vale sempre tudo, até não haver princípios
."

João Marcelino

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

hao-de me dizer em termos de perigo qual a diferença entre o tunel do marques e o projeto de alcantara? sera que se ele nao fosse sequer vereador mas sim cidadao como era isto ia em frente ou era embargado por qualqwuer tribunal?
olhe ja agora ja ouvi uns zunzus em que iam retomar o prtejeto do elevador para o castelo do tempo de joaosoares em que ele foi contra se for verdade esperto pela possiçao dele

um abraço ser contra nao e sre inimigo de nimguem

domingo, novembro 30, 2008  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!