quarta-feira, dezembro 24, 2008

SER OU ESTAR PROFESSOR

"Primeiro as más notícias. Segundo um estudo da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação, 75 % dos professores mudavam de profissão "se tivessem alternativa". E agora, uma óptima notícia: salvo, eventualmente, para os mais idosos, a alternativa existe. Um emprego não é nem deve ser uma condenação vitalícia, pelo que nada impede os professores de abandonar um ofício e abraçar outro. Com jeito, dedicação e alguma sorte, os docentes são livres de se converter em taxistas, bancários, vendedores, empresários, escriturários, operários, lojistas, telefonistas, cozinheiros, desportistas, cantores, camionistas, empregados do sector hoteleiro e, acreditem, colunistas na imprensa. Como se vê, há um mundo de profissões dignas antes de se descer, em desespero de causa, à decoração de interiores ou ao sindicalismo.

Não falo de cor. Em tempos, eu próprio experimentei uma vasta gama de trabalhos, às vezes nos dois sentidos, e rejeitei à primeira oportunidade os que não me agradavam. Por acaso, ou não, os que abandonei com maior empenho e rapidez eram os "seguros" e estatais, um na Universidade do Porto (de que fugi ao fim de um ano) e um no ministério da Saúde (seis meses). E não, não os troquei por cargos na administração do BPN mas, para usar um termo caro à "luta", pela imediata precariedade, a qual, apesar dos reveses, é preferível ao tormento de se fazer o que se odeia.

O problema é que muitos professores discordam, e preferem o salário, a estabilidade e as "regalias" da profissão que detestam à genérica incerteza das demais. Tirando a aposentação, que 81% dos inquiridos na referida sondagem pediriam hoje se pudessem, esses particulares professores não querem alternativas ao ensino: querem deixar de ensinar, tarefa que, aliás, dificilmente se executa contrariado. E, antes que me atafulhem a caixa de e-mail com protestos, noto que não me passa pela cabeça defender as políticas do ministério e a famosa avaliação. O tal estudo é avaliação suficiente
."

Alberto Gonçalves

Divulgue o seu blog!