Gloster Meteor
O Gloster Meteor foi o primeiro avião de caça a jacto britânico e o único dos Aliados a entrar em acção antes do fim da II Guerra Mundial. Projectado por W. George Carter, da Gloster Aircraft Company, começou a ser desenvolvido em Novembro de 1940 e realizou seu primeiro voo em 5 de Março de 1943. No início, o avião foi baptizado de Thunderbolt, mas para evitar confusão com o caça a hélice norte-americano Republic P-47, seu nome foi mudado para Meteor.
Os primeiros 7 dos 20 Gloster Meteor F 1 encomendados pela RAF foram entregues nos primeiros dias de Julho de 1944. No dia 27 do mesmo mês, foram testados na caça às bombas voadoras alemãs V-1, sobre o Canal da Mancha, com relativo êxito.
Os Gloster Meteor F 3, mais aperfeiçoados, foram entregues à RAF em Janeiro de 1945. Desolaram pela primeira vez para uma acção de combate, do aeroporto de Bruxelas, em 16 de Abril de 1945, com a incumbência de interceptar os caças a jacto alemães Messerschmitt Me 262. Entretanto, esse histórico encontro nos céus nunca aconteceu. Com a chegada da paz tirou aos Gloster Meteor a possibilidade de serem postos em prova, ainda na II Guerra Mundial.
Foram fabricados 3.900 Gloster Meteor que permaneceram em produção até 1954. Foi o primeiro jacto de combate de diversas forças aéreas do mundo. Operou também nas forças aéreas da Argentina, Bélgica, França, Egito, Israel, Síria e Suécia. Foi o primeiro avião britânico equipado com assento ejetável (desde a versão F.8 de 1948).
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